A Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pela Dgartes, realizou nos meses de novembro e dezembro, no Convento dos Remédios, o Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, dedicado a compositores contemporâneos portugueses dos séculos XX e XXI, mas que no seu último concerto irá incidir na idade média, com Cantigas de Santa Maria.
O XX Ciclo de Concertos “Música no Inverno” irá, portanto, encerrar dia 19 de dezembro, às 18.00 horas com Cantigas de Santa Maria, pelos Músicos do Tejo.
Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. Festejaram em 2023 os 18 anos de existência num evento filosófico-musical com a presença de Peter Sloterdijk.
O seu trabalho tem sido orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras do património musical português inéditas ou pouco acessíveis, mas também desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, com vista a refletir criativamente sobre a música e o seu papel na sociedade de hoje.