A entrega do Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão a Manuel Frias Martins teve lugar terça-feira, dia 03 de dezembro, no Teatro Garcia de Resende em Évora. A distinção foi atribuída pela publicação do ensaio ‘Democracia Espiritual e José Saramago. Acrescenta-se Jesus, Whitman e Tolstoi’. Para além do galardoado, a cerimónia contou com as presenças do presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, de José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores, de Isabel Cristina Rodrigues, porta-voz do júri, e a presença especial de Pilar del Rio, pela Fundação José Saramago.
O galardão, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), Câmara Municipal de Évora e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), foi entregue por se reconhecer, nesta obra, “um sereno e poderoso exercício reflexivo sobre o conceito de democracia espiritual aplicado à obra de Saramago, mobilizando ainda os nomes de Jesus, Whitman e Tolstoi como traços de uma linhagem que encontra no autor de Memorial do Convento o espaço seguro da sua materialização percetiva.”
Para o júri, o ensaio de Manuel Frias Martins é “um texto intelectualmente desafiador e profundamente claro no juízo ensaístico que empreende, aspeto este ao qual não é certamente alheio o rigor de linguagem apenso a esse mesmo juízo”, pode ler-se na ata de justificação do prémio, cujo vencedor considerou ser “uma honra e um privilégio.” O ensaísta relevou também a coragem da autarquia pela criação desta distinção dedicado ao ensaio.
O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, relacionou o conceito de espiritualidade com o Vagar que constitui a génese da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura.
O Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão é já considerado uma das distinções mais prestigiadas no panorama literário português. Instituído em 2023 pela Associação Portuguesa de Escritores, é patrocinado pela Câmara Municipal de Évora e pela CIMAC, e destina-se a galardoar, anualmente, uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro. Procura, também, reconhecer e valorizar o ensaio enquanto género literário que promove a reflexão crítica e teórica sobre a literatura, a cultura e a sociedade. Nesta segunda edição concorreram obras editadas no ano 2023.