É já amanhã, dia 6 de dezembro, que começa, em Alcáçovas, mais uma edição da Mostra de Doçaria, com a participação de doceiras e doceiros de vários pontos do país, uma iniciativa organizada pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola e da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.
Num fim de semana recheado de várias iguarias, o Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana são as estrelas de um certame que já se afirmou como um dos eventos de inverno da região e que atrai, a cada edição, mais visitantes.
A Mostra de Doçaria apresenta, dia 6 de dezembro, o XI Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, respeitando a genuinidade de cada doce apresentado, com a atribuição de prémios aos melhores doces a concurso. Esta 23ª edição do certame que se prolonga até dia 8 de dezembro, vai contar também com uma sessão de showcooking da responsabilidade do Município com a Casa Maria Vitória. As doceiras mais antigas do concelho também não foram esquecidas e vão ser homenageadas pela Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.
Mas, o certame não se faz apenas de doces e abarca um programa cultural que inclui dança com o Grupo de Ballet da ACRA, cante alentejano com a presença do Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas e Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, espetáculos com Brasa Doirada, Trio Alvoroço, Bandidos do Cante e Coro de Santo Amaro de Oeiras. Destaque ainda para o programa Altas Horas, promovido pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, no Pavilhão da Gamita, com Ricardo Glória, Dj Mira, Sin Rumbo e Dj Miguel Morais.
Os mais novos também dispõem de um espaço onde podem dar azo à sua criatividade e participar em diversas atividades, nomeadamente no atelier de culinária “As Bolinhas de Perlimpimpim – Decoração de Brigadeiros e no atelier de expressão plástica “Uma doçura de conto” – Conto de uma história.
Em termos desportivos de realçar as atividades promovidas por associações locais como o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria e a “Doce Caminhada”.
O certame que decorre no Largo da Gamita, em Alcáçovas, com entrada livre, pode ser visitado dia 6, a partir das 19.00 horas e até às 23.30 horas. No sábado, dia 7, o certame abre às 14.00 horas e encerra às 23.30 horas. Dia 8, último dia da Mostra de Doçaria, as portas abrem ao público às 10.00 horas e encerram às 20.00 horas.