A Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pela Dgartes, realiza nos meses de inverno o Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, dedicado a compositores contemporâneos portugueses dos séculos XX e XXI.
No dia 8 de dezembro, Diana Botelho Vieira apresenta, pelas 18h00, no Convento dos Remédios, o seu recital “Cantares e Dançares”.
Kabalevski, o grande compositor e pedagogo soviético fundou toda a sua teoria educativa no pressuposto das “Três Baleias”: à imagem de uma mitologia imaginária da Terra, supostamente alicerçada sobre o dorso de três enormes baleias, também a Música estará apoiada em três Baleias: Marcha, Canção e Dança. A música do povo, a origem de toda a que virá depois, excetuando a Marcha, apanágio dos exércitos, baseia-se inteiramente no canto e na dança.
O povo canta para adormecer as suas crianças, para cativar os seus amores, para louvar a Deus e aguentar a labuta, e dança nos dias de festa, nas bodas, nos santos alegres e nos despiques ébrios. De Chopin a Lopes-Graça, escutaremos cantos e danças inspirados na expressão musical desse criador genial que é o coletivo, anónimo Povo.