No próximo sábado, dia 30 de novembro, pelas 18.00 horas Montemor-o-Novo entra oficialmente na época natalícia com uma Parada de Natal e a inauguração das iluminações de Natal.
O Mor Natal 2024 é dinamizado pelo Município de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia do Concelho e Associação Comercial do Distrito de Évora – Comércio, Turismo e Serviços, no âmbito do Protocolo Local 2024.
Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA que “o Mor Natal tem como principal objetivo a promoção do comércio local. Que as pessoas saiam de casa e que se sintam bem em andar pelas ruas de Montemor-o-Novo, andar a ver as lojas e que comprem em Montemor. O objetivo é essencialmente este, não é apenas decorar as ruas apenas por decorar. É alegrar as pessoas e que elas, com essa alegria, entrem nas lojas e comprem em Montemor-o-Novo, ajudarem a economia local e ajudarem outros montemorenses que são empresários do comércio e que precisam também de uma grande ajuda de todos nós. Por isso, temos aqui um conjunto grande de atividades ao longo do mês de Dezembro”.
O Mor Natal vai começar ainda em novembro. “A primeira iniciativa terá lugar no dia 30 de novembro pelas 18.00 horas, vamos acender as luzes de Natal todas ao mesmo tempo e depois vamos fazer uma parada de Natal. Esta parada de Natal vai ter várias figuras alusivas às festividades, vai desfilar pelas principais artérias da cidade, e convidamos as associações e a população em geral a juntar-se a nós e desfilar. Depois, no dia 14 de dezembro, vamos ter atividades entre a Rua de Avis e o Mercado. Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, nestes três dias, vamos ter a Rua de Avis encerrada ao trânsito, entre as 17h e as 19h, fazemos aqui mais uma experiência, são apenas duas horas, e acreditamos que vai ter muito sucesso. Vamos ter muitas atividades, vamos ter jogos tradicionais e uma colaboração de vários artistas”, acrescentou.
“No dia 21 de dezembro, será a última das várias atividades de Natal que temos, com mais uma parada de Natal durante a manhã, com uma associação cultural que se chama Indecisas Produções e que trabalha com as diversas áreas artísticas, como a música, as artes performativas, as artes plásticas, multimédia. Acredito que vai ser do agrado de todos e vai ser uma coisa bem diferente. Em Montemor-o-Novo nós gostamos de surpreender e trazer coisas que causem um excelente impacto para as pessoas. E acreditamos que esta parada vai ser excelente”, sublinha o autarca.
“Temos como é normal, nesta altura, o catálogo Mor Natal, onde promovemos os produtos dos nossos comerciantes, com um investimento da Câmara Municipal e mostramos as lojas que estão neste momento no mercado de todo o concelho de Montemor-o-Novo. Essas iniciativas todas têm um investimento de cerca de 63.000€ por parte do município montemorense e de 5000€ da União de Freguesias da Vila, Bispo e Silveiras que paga o sorteio de Natal”, rematou.