Programa de Voluntariado Jovem Agroflorestal da Estratégia Alimentar SMEA

No âmbito do programa do Programa de Voluntariado Jovem Agroflorestal da Estratégia Alimentar SMEA decorre, até ao final de novembro, uma iniciativa-piloto, dedicada à apanha da azeitona e de combate ao desperdício alimentar, nos casais da ADUA. Durante a tarde de 27 de outubro, no terreno do Casal 28, realizou-se uma sessão de apanha de azeitona dinamizada pelo Centro Juvenil e Grupo de trabalho SMEA, em colaboração com os cinco jovens inscritos.

Tratou-se de uma tarde junto da natureza, em comum com as oliveiras, extraindo delas o seu mais precioso bem – as azeitonas. Foram colhidos 41 quilos neste primeiro dia de apanha, sendo que se perspectiva a colheita de muitos mais. As azeitonas irão ser transformadas na Caminhos do Futuro-Coop. C.T.P.A.P. Montemor-o-Novo, CRL, parceira da Estratégia SMEA, e o azeite irá ser entregue à cantina escolar da Escola EB 2,3 São João de Deus.

Foi, sem dúvida, uma tarde de trabalho prazeroso, sem recurso às novas tecnologias, que trouxe imenso conhecimento e dinâmica aos nossos jovens.

Três dias de boa gastronomia na 20.ª edição do Festival de Sopas de Montemor

Realizou-se, entre os dias 1 e 3 de novembro, a 20.ª edição do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, que teve lugar no Pavilhão de Exposições Municipal e se afigurou como uma montra para a boa gastronomia alentejana e como um motivo para um grande número de visitantes praticar o turismo gastronómico.

As sopas foram o destaque principal, tendo sido servidas por restaurantes (e associações) locais e regionais. Mas, durante três dias, houve muito mais a destacar: os petiscos e doçarias, os vinhos de Montemor-o-Novo, os licores e, claro, muita animação. Esta foi proporcionada pelas atuações musicais, com o Cante Alentejano a ocupar o “lugar central à mesa”, por apresentações de dança e folclore, pelo teatro de improviso e pela oficina de arte em cortiça.

Ao longo desta 20.ª edição do Festival de Sopas, muitos foram os apetites satisfeitos e os momentos de convívio, em família ou entre amigos, proporcionados pelo evento, que puderam comprovar que Montemor-o-Novo sabe muito bem.​

Proteção Civil alerta população para agravamento do estado do tempo

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é expectável a partir do final desta tarde (4 de novembro), uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, na generalidade do território.

Os episódios de precipitação intensa estão normalmente associados:

– À ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais;

por obstrução dos sistemas de escoamento;

– A ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras;

– A originar instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo;

– À contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;

– Ao arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública:

– A piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:

– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;

– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

– Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Festa Mundial da Animação no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo

Em 2024, o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo associa-se, uma vez mais, à Festa Mundial da Animação, promovida pela Casa da Animação, acolhendo uma extensão do evento destinada, sobretudo, ao público escolar.

Desde o dia 28 de outubro, diversas turmas das escolas do concelho de Montemor-o-Novo têm vivido a 23.ª edição do evento no Centro Juvenil, assistindo a sessões de cinema que incluem os filmes que estiveram a concurso ao Prémio Nacional de Animação 2024.

As sessões para o público escolar irão continuar a realizar-se até ao dia 14 de novembro.

AI poderá vir a ser ferramenta importante para combater perda de insetos

Um estudo publicado na revista “Insect Conservation and Diversity” explora como aumentar a descoberta de novas espécies e o conhecimento do grupo de insetos, analisando mais de dez mil besouros da casca de floresta tropical de oito estudos ecológicos diferentes, realizados entre 2000 e 2018, nos trópicos húmidos da Austrália.

Das 107 espécies de insetos identificadas, 58 são ainda não descritas, representando um aumento de 37% nas 156 espécies conhecidas da Austrália.

A verdade é que os insetos são fundamentais nos ecossistemas, como o caso dos insetos polinizadores que têm um papel fundamental na polinização das plantas, da qual depende grande parte da alimentação do ser humano.

Para aumentar as taxas de descrição de espécies e evitar que a maioria se extinga, antes de serem nomeadas, os taxonomistas estão a ser incentivados a usar novos sistemas de caracteres fornecidos por métodos de ADN e avanços no campo em rápido desenvolvimento da inteligência artificial (AI). Este é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Muro da Travessoa da Palmeira em Évora está a ser demolido

Devido ao facto de apresentar risco de derrocada, o muro que separa a Travessa da Palmeira do relvado do Hotel Mar D’Ar, em Évora está a ser demolido. Em ação concertada com a Câmara Municipal de Évora, os proprietários do hotel aceitaram proceder à demolição, de modo a ficar com uma altura de 1,5 metros, devidamente estabilizado.

Os serviços municipais procederam ao corte de trânsito no local enquanto decorrerem os trabalhos, a fim de garantir a segurança da circulação na Travessa da Palmeira.

Crianças de Mora cumprem tradição do “Pão por Deus”

Os alunos do 1º e 4º ano do 1ºCEB, Jardim de Infância de Mora e Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Mora, passaram pela Câmara Municipal e por outros locais da vila, cumprindo a tradição do “Pão por Deus”.

As crianças e respetivas professoras, educadoras e auxiliares, fizeram o tradicional peditório que simbolicamente se encontra associado ao Dia de Todos os Santos, em que as crianças saem à rua e, de porta em porta, recebem diversas oferendas.

Na Câmara Municipal de Mora foram recebidos pelo Vice-Presidente António Ferreira, que lhes entregou também o “Pão por Deus”. Esta é uma forma da autarquia incentivar a comunidade a preservar as tradições, para que também os mais novos possam crescer com conhecimento da cultura local.

Alentejo 2030 lança Financiamento de Infraestruturas e Equipamentos Hospitalares

O Programa Regional Alentejo 2030 anuncia a abertura do Aviso “Infraestruturas e Equipamentos Hospitalares”, que visa o financiamento de projetos que promovam a modernização e o reforço das infraestruturas e equipamentos hospitalares na região do Alentejo.

Este apoio está orientado para melhorar a capacidade de resposta dos serviços hospitalares face às novas exigências epidemiológicas e ao envelhecimento da população, contribuindo para uma prestação de cuidados de saúde de maior qualidade e acessibilidade.

O presente aviso tem como objetivo o aprimoramento das condições hospitalares, dotando as unidades de saúde de tecnologia de ponta e infraestrutura adequada.

Pretende-se aumentar a eficácia no diagnóstico e tratamento, modernizar os equipamentos e adaptar os serviços aos crescentes desafios de saúde pública. Este apoio contribui também para a capacidade de resposta aos desafios demográficos, garantindo uma melhor adequação dos serviços de saúde aos novos contextos regionais.

As ações apoiadas no âmbito deste Aviso incluem:

• Aquisição de equipamentos de tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento especializado, acompanhada de eventuais adaptações necessárias à sua instalação, promovendo a modernização tecnológica das unidades de saúde.

• Reforço das infraestruturas de saúde para assegurar uma prestação de serviços de saúde de qualidade nos centros hospitalares, incluindo aquisição e instalação de novos equipamentos.

• Aumento da capacidade de resposta da rede hospitalar para enfrentar os desafios epidemiológicos e as mudanças demográficas, alinhando os serviços às necessidades atuais da população.

Podem candidatar-se as entidades públicas de prestação de serviços de saúde, conforme descrito no Regulamento Específico de Valorização do Território e Infraestruturas Sociais

(RE VTIS), incluindo:

• Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E.

• Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E.

• Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E.P.E.

• Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E.

• Hospital Distrital de Santarém, E.P.E.

As candidaturas iniciam-se no dia útil seguinte à data de publicação do presente aviso e estarão abertas até 14 de fevereiro de 2025. A dotação disponível é de 10.600.000,00 €, com uma taxa máxima de cofinanciamento FEDER de 85%.

Com este apoio, pretende-se robustecer a rede hospitalar regional, promovendo um sistema de saúde moderno e preparado para responder às necessidades da população alentejana. Este investimento contribui para o desenvolvimento da capacidade técnica e infraestrutura hospitalar, garantindo um atendimento mais eficiente e acessível.

Para mais informações consulte o site oficial do Programa Regional Alentejo 2030 (https://alentejo.portugal2030.pt/)

Mais de seis mil kits de higiene para idosos carenciados recolhidos em campan

A 11ª edição da campanha “É tempo de ajudar”, uma iniciativa da Associação de Solidariedade Social Coração Delta, que decorreu entre 26 e 27 de Outubro, angariou mais de 6000 kits de higiene que serão entregues a idosos carenciados.

A campanha solidária decorreu em 70 lojas Intermarché, nos distritos de Portalegre, Évora, Beja, Setúbal, Faro e Castelo Branco e contou com a participação de 55 municípios e mais de dois mil voluntários.

Com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida à população sénior em situação de vulnerabilidade económica, a edição de 2024 superou as expectativas. No total foram recolhidos 6282 kits com produtos de higiene pessoal fundamentais para a saúde e bem-estar que serão entregues aos idosos destes distritos.

Ao longo das suas 11 edições a campanha solidária da Associação Coração Delta, em parceria com o Intermarché e com o Corpo Nacional de Escutas, já impactou mais de 18000 idosos, sendo que no futuro o propósito é abranger a totalidade do território nacional, apoiando cada vez mais a população sénior carenciada nesta etapa da sua vida.

“É inspirador ver como, com o apoio de voluntários e parceiros, podemos transformar a vida de quem mais precisa. A cada edição, reafirmamos o nosso compromisso com a população sénior carenciada do nosso país, que frequentemente enfrenta desafios no acesso a bens essenciais de higiene. No futuro, queremos continuar a fazer a diferença e a apoiar cada vez mais idosos em situação de vulnerabilidade económica”, sublinha Rita Nabeiro, Presidente da Associação Coração Delta.

11ª edição decorreu em 6 distritos, em 70 lojas Intermarché e contou com a participação de 55 municípios e mais de dois mil voluntários.

Biblioteca Municipal abriu portas aos mais novos em noite de Halloween

Na passada quinta-feira, 31 de outubro, a Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo, voltou a convidar as crianças para mais uma Noite de Halloween entre livros e sustos. Para esta noite, os mais novos mascararam-se a rigor, bem como a equipa da Biblioteca.

A diversão não faltou, uma vez que o grupo realizou vários jogos temáticos e participou numa sessão de histórias de monstros e bruxas. Para além disso, a tradição de Halloween favorita das crianças cumpriu-se, uma vez que estes andaram pelas ruas do Centro Histórico, batendo porta a porta com a questão: “Doçura ou travessura?”, o que lhes rendeu belos encontros e algumas guloseimas.

Montemor-o-Novo visitado no âmbito do projeto “Stronger Peripheries”

Na tarde da última terça-feira, dia 29 de outubro, Montemor-o-Novo foi visitado por cerca de 35 representantes dos diferentes parceiros do projeto ‘Stronger Peripheries’. No circuito da visita foram incluídas passagens pela Oficinas do Convento, Oficina da Criança e Alma d’Arame, antes da assistência ao espetáculo ‘Dans(e) House’, de Hamdi Dridi e Ewa Bielakque, na BlackBox d’O Espaço do Tempo.

O projeto ‘Stronger Peripheries’ envolve mais de uma dúzia de parceiros de dez países europeus: Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia, Croác​ia, Hungria, Sérvia, Roménia e Grécia. Este projeto, do qual Montemor-o-Novo faz parte, tem como principais objetivos a participação dos seus parceiros em diversas áreas de capacitação, projetos de reflexão e desenvolvimento de ferramentas de apoio a projetos culturais, bem como a seleção de projetos de criação de âmbito internacional e coproduções entre múltiplas estruturas.

Borba volta a celebrar a vinha e o vinho de 6 a 11 de novembro  

A tradicional Festa da Vinha e do Vinho está de regresso ao Pavilhão de Eventos de Borba de 6 a 11 de novembro.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, volta a contar com as mais diversas iniciativas, desde provas de vinhos, a um circuito das tascas, um arraial de São Martinho, um cortejo alegórico e visita às adegas, a que se associam a gastronomia, o artesanato e os produtos regionais.

Este ano, o certame será espaço de promoção da “Cidade do Vinho 2025”, revela a vereadora Sofia Dias, que lembra que a Festa da Vinha e do Vinho é o “maior evento” da autarquia, no que diz respeito à “divulgação e promoção do concelho” de Borba.

A decorrer nos mesmos moldes de anos anteriores, o número de expositores, à exceção da área do vinho, vai manter-se. “A organização visual e logística da festa mantém-se, vamos manter na mesma o artesanato, os nossos vinhos, os produtos gastronómicos, tudo dentro do pavilhão de eventos, com aquelas zonas mais abertas e amplas e depois os espetáculos serão na tenda de espetáculos”, revela Sofia Dias.

“Esperamos, este ano, poder contar com mais expositores de vinho, pela questão da ‘Cidade do Vinho’, e pelo envolvimento que temos tido junto dos produtores, quer do concelho, quer dos cinco concelhos que estão connosco em parceria, mas de resto, a nível de artesanato e de produtos gastronómicos, mantém-se o mesmo número”, adianta a vereadora.

Tranquiliza, Ricardo Ribeiro, Capitão Fausto, João Pedro Pais e Micaela e Zé Pedro são os cabeça de cartaz do certame, numa festa que também dá oportunidades aos artistas da terra de subirem a palco. “Quisemos trazer à nossa festa todos os nossos artistas, os nossos grupos musicais. Vamos ter folclore, os nossos fadistas, a nossa banda filarmónica, a associação de rock e também o Cante Alentejano, com os nossos dois grupos, que temos agora um grupo muito recente de cante no feminino”, explica ainda Sofia Dias.

De recordar que a Festa da Vinha e do Vinho, que já este ano venceu o prémio 5 Estrelas Regiões, é candidata a outros dos galardões: Mais Alentejo, na categoria “Mais Prazeres & Sensações”;  e AURUM, na categoria “Festa que mantenha as tradições Vínicas e Gastronómica”.

GNR de Évora registou 20 acidentes de viação neste fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre os dias 01 e 03 de novembro, 20 acidentes de viação, sendo 10 colisões, nove despistes e um atropelamento dos quais resultaram sete feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: dois crimes contra as pessoas, três crimes contra o património, sete crimes contra a vida em sociedade e dois crimes previstos em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 138 infrações relativas à legislação rodoviária, 11 relativas à legislação policial e oito relativas à legislação ambiental.

Ação de sensibilização “A Terra Treme” amanhã em Mora

Amanhã, 5 de novembro pelas 11.05 horas, tem lugar em Mora uma ação de sensibilização denominada “A Terra Treme”.

“A Terra Treme” é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas.

“A Terra Treme” é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.”

Reunião na área da Educação realizou-se na autarquia de Montemor

No dia 28 de outubro foi realizada a 5.ª reunião da Comissão de Acompanhamento e Monitorização da Transferência de Competências na área da Educação com o objetivo de monitorizar o processo de transferência de competências nesta área.

Estiveram presentes o Vereador com o pelouro da Educação, Henrique Lopes, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a representante da DGEstE – Direção de Serviços da Região do Alentejo, bem como técnicos do Município, um elemento da direção do Agrupamento e uma técnica dos serviços de administração escolar.

Foram analisados diversos aspetos da transferência de competências, bem como os processos e as dinâmicas de trabalho em parceria estabelecidos entre o Município e o Agrupamento, no sentido de melhorar a operacionalização do serviço público prestado, e efetuar um balanço provisório da transferência de competências.

Basquetebol: AC Montemor vence Reguengos pela 1ª vez em Sub18 Masculinos

Realizou-se este sábado, 2 de novembro, a última jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol, em Sub18 Masculinos.
O Atlético Clube de Montemor (ACM) conseguiu pela primeira vez vencer a equipa do ASC/BVRM (Reguengos de Monsaraz) por 70-50, conseguindo assim ficar em 2° lugar no Torneio de Abertura.
Na próxima semana arranca o Campeonato Regional, com o ACM a jogar em Montemor-o-Novo, precisamente frente ao mesmo adversário, no sábado, dia 9 Novembro, às 17h00.
Da nota que, ainda na manhã de sábado, 2 de novembro, o ACM realizou um torneio de minibasket e jogos em Sub14, frente às equipas de AJES Estremoz, Associação Jovens da Landeira e Associação Solidariedade das Silveiras. Houve muita diversão e cerca de 80 jogadores e jogadoras a jogar basquetebol em Montemor-o-Novo,

Resultados 1ª jornada do Inatel Évora 2024/2025

Realizou-se este fim-de-semana de 2 e 3 de novembro, a 1ª jornada da Fase de Apuramento da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel de Évora. Divulgamos os resultados:
Série A
Montoito SC 1-2 SU Perolivense (Edgar Rocha; Isaac e Michel)
Torre de Coelheiros 0-1 GDR Afeiteira (Antony Cabrita)
UD Machedense 1-4 CCRD Foros da Fonte Seca (Luís Rodrigues; Ricardo Salvador, Luís Catita, Diogo Sarnadinha e Luís Rosado)
Isento GDCR Graça do Divor

Série B
SC Brotense2-1 Terrugem (Nuno e House; Pedro Cancheirinha)
Barbus 0-2 ACD Cano
GDCR Rio de Moinhos 2-1 ADC S. Domingos (Luís Carapinha, Benny Fortes)
AJ Orada 0-2 UFC Bardeiras e Vimieiro (Jorge e Marcelo)

Lavre entra a ganhar no Inatel de Santarém 2024/2025

Mantendo a mesma equipa técnica da época transata, constituída por Filipe Ferreira, Rui Dias e Jorge Vale, o Grupo Desportivo de Lavre, jogou este sábado, 2 de novembro, a 1ª jornada da 1ª fase do Campeonato Distrital do Inatel de Santarém. No Campo da Amoreira, o Lavrense recebeu o Sporting Clube Santanense, iniciando o campeonato com uma vitória por 2-1. O Santana do Mato é um velho conhecido do Lavre e, com o qual, tem tido bons resultados. Para esta partida esperavam-se, no entanto, grandes dificuldades, pois o Santana está mais forte esta época. No jogo jogado as dificuldades esperadas confirmaram-se e o Lavre teve um jogo muito difícil.

O Lavre entrou bem e, aos 10 minutos, João Godinho, após 11 meses de ausência por lesão, cabeceou para o golo inaugural, num belo regresso do capitão do Lavrense. A partir daí o Santana cresceu e viria a empatar o jogo na transformação de uma grande penalidade. Já perto do final da 1.ª parte há uma grande penalidade que fica por assinalar contra o Lavre. Ao intervalo o marcador assinalava 1-1, um resultado que refletia aquilo que se tinha passado nos primeiros 45 minutos.
Ao intervalo o treinador Filipe Correia falou duro com os seus jogadores, que entraram com mais nervo na 2ª parte, nuns segundos 45 minutos em que ocorreram muitas vicissitudes, onde se inclui a expulsão de um jogador do Santanense e uma expulsão perdoada a um atleta do Lavre. O Lavre, através de André Júlio, iria conseguir chegar ao 2-1, numa arbitragem que protegeu mais a equipa da casa, segundo as palavras sinceras de João Godinho, capitão do Lavrense, que considera também a derrota injusta para o Santana.

Grupo União Sport vence 6-3 ao Atlético SC de Reguengos

Neste domingo, 3 de novembro, a Liga Elite regressou com a sua 4ª jornada, após paragem de campeonato, com o Grupo União Sport (GUS) a obter uma vitória gorda e sem espinhas por 6-3 diante do Atlético Sport Clube.
Já no grupo B da Liga AFE, com o Valenças a descansar na presente jornada, ontem o Escouralense foi vencer ao Estrela de Vendas Novas B, por 0-3. Já neste domingo, Cortiçadas de Lavre foi a Santana Campo perder por 4-3, o Cabrela goleou fora de portas por 0-5 o São Pedrense, o Fazendas do Cortiço deslocou-se à Tourega batendo a formação da casa por 1-2 e o Foros de Vale Figueira perdeu no seu reduto com o Alcaçovense por 0-3.
Em relação ao desafio que a RNA acompanhou com relato, e onde o União bateu o Atlético SC por 6-3 , a formação montemorense apresentou-se com três alterações, com João Diogo, Pedro Seabra e Luís Madeira a saírem do 11 inicial. O Atlético também não estava a 100%, apresentando-se em Montemor apenas com 16 jogadores.
O jogo praticamente iniciou com um golo madrugador por parte do GUS, logo no primeiro minuto da partida, com Fábio Capela a aproveitar um erro de Catronga, a proporcionar o golo inaugural. A defesa do Atlético tremia por todo o lado e, dessa forma, aos 11 minutos, Gonçalo Catalão remata para o 2-0, num grande golo do avançado do GUS. Aos 15 minutos, de grande penalidade, Fábio Capela bisou na partida, marcando exemplarmente o castigo máximo. Entretanto, o União é forçado a substituição, com Wesley a sair lesionado, entrando para o seu lugar Pedro Seabra. A defensiva do Atlético continuava a meter água, quando Capela, aos 21 minutos, fez hat trick na partida, após brinde de Alex. João Rolo não esperou mais e fez dupla alteração com Pipo e Tomás Santos a renderam Vogado e Alex. O Atlético não conseguia suster os ataques do União, parecendo quase um Natal antecipado, com cada ataque do União a dar origem a jogadas de perigo. Rodrigo Vicente esteve perto do 5º da tarde, mas o guardião Rosa impediu o golo alvinegro. O Atlético iria conseguir reduzir de bola parada, aos 36 minutos, após pontapé de canto, com Marvin a marcar à ponta de lança. Após o golo, o Atlético cresceu no jogo, mas o resultado iria manter-se. Ao intervalo o União vencia por 4-1.
No reatar da partida, o União fez uma alteração com Tomás Silva a entrar para o lugar de Guilherme Francisco. O União chegaria à mão cheia de golos, aos 55 minutos, com o central António Santos a marcar na sua estreia, após canto. O União chegou ao 6-1, aos 59 minutos, com Tomás Silva a não se fazer rogado e a corresponder bem a uma boa arrancada e cruzamento de Rodrigo Vicente. O Atlético esteve perto de marcar e reduzir, com a bola a ir inclusivamente ao poste da baliza à guarda de Nuno Brás. Aos 60 minutos, no GUS, Tiago Leal e João Diogo renderam Fábio Capela e Roberto Carlos. Pouco depois, parece ficar por assinalar uma grande penalidade favorável à formação forasteira. Aos 68 minutos, o Atlético efetua dupla substituição, com Diogo Santos e Edgar a renderam Fernandes e Bruno Machado. Também o União mexeu novamente, aos 73 minutos, com Diogo Cardinhos e Luís Madeira a entrarem para os lugares de Luís Debi e Gonçalo Catalão. Aos 80 minutos, o Atlético reduziu para 6-2, com Pipo a ter magia nos pés e a marcar e, aos 90 minutos, seria Marvin a fazer o 6-3, com a defesa alvinegra também a dar borlas. O desafio iria chegar fim, numa partida com 9 golos mas, o que é certo, é que União averbou a segunda vitória consecutiva para a Elite, após duas derrotas consecutivas no arranque do campeonato.

LIGA ELITE 4ª jornada – 3/11
Lusitano de Évora Clube “B”4-2 Lusitano Cd Arraiolense (27/10)
Sc Viana Alentejo 0-1 Gd Portel
Gr. União Sport 6-3 Atlético Sc
Gd Monte Trigo 0-3 Juventude Sc
Redondense Fc 1-1 Sc Arcoense

LIGA AFE Grupo A 5ª jornada – 3/11
Gcd S. Bartolomeu Outeiro 2-2 Sc Borbense
Sc Bencatelense 1-4 Gd S. Manços
Ad Vera Cruz 2-5 Cf Estremoz
Calipolense Cd Vila Viçosa 1-1 Gdc Oriolenses
Gcd Aguiar 1-4 Gdr Canaviais

LIGA AFE Grupo B 5ª jornada – 3/11
Estrela Fc “B” 0-3 Gr. Estrela Escouralense(2/11)
Fc Santana Campo 4-3 Ccrd Cortiçadas de Lavre
Gd S. Pedrense 0-5 Casa Povo Cabrela
Foros Vale Figueira Fc 0-3 Sc Alcaçovense
Gdc Tourega 1-2 Gcd Fazendas Cortiço

Autarquia de Arraiolos investe 50 mil euros em apoios aos estudantes universi

Está a decorrer até dia 22 de novembro, o período de candidaturas para apoios económicos a estudantes do ensino superior público para o ano letivo de 2024/2025, no concelho de Arraiolos.

Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, referiu à RNA, que “Lançámos este apoio a alguns anos que tem vindo a ser reforçado nos orçamentos subsequentes, consideramos que é um investimento nos nossos jovens, este ano com uma previsão orçamental de 50 mil euros, e tendo em conta toda a nossa ação desde o apoio que damos desde a infância considerámos que deveríamos dar esse apoio até à possibilidade do ensino superior. Nesse sentido temos apoiado bastantes jovens ao longo destes anos e consideramos sem dúvida que é um bom investimento para o futuro do nosso concelho”.

Existem uma série de requisitos para os alunos poderem candidatar-se aos apoios, nomeadamente terem aproveitamento escolar.

Borba já conta com Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CRO) de Borba já foi inaugurado. Trata-se de um equipamento que pode abrigar até 30 animais, entre cães, gatos e animais de grande porte. As instalações contam também com gabinetes veterinários, onde os animais podem ser tratados.

António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba, refere a obra resulta de “um investimento total de 350 mil euros”, contando com um apoio financeiro de 60 mil. “A obra está feita e, neste momento, temos as mesmas condições que todos os municípios vizinhos, pois todos têm um CRO e nós não tínhamos. Trata-se de uma mais-valia para o concelho”, assegura.

“Temos todas as condições para os animais poderem ser tratados como deve ser, gabinetes de veterinários, celas para os animais, tanto cães, gatos ou animais de grande porte, animais perigosos, nomeadamente se estiverem raivosos. Temos todas as condições para os tratar”, garante o autarca, reconhecendo que o facto do terreno onde o CRO foi construído pertencer à Câmara Municipal foi uma vantagem para a realização da obra.

O abrigo “tem dez celas para cães, duas celas para gatos, duas para animais de grande porte, tem uma cela para animais raivosos. Se cada cela levar três ou quatro animais, podem ser cerca de 30 animais aqui”, adinta o autarca.

António Anselmo relembra ainda que, na altura da pandemia, os animais eram “muito úteis”, pois “só se saia (de casa) se se tivesse um animal de companhia”. “As pessoas arranjaram um animal de companhia, acabou o Covid e o animal de companhia deixou de ser importante”, acrescenta.

Esta, à semelhança de outras obras realizadas, como “a OASE e centro de bicicletas”, é mais uma que a autarquia realizou com vista a “servir a população”. 

Cantares de Arraiolos no última dia do Festival de Sopas de Montemor

O 20º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo termina este domingo, 3 de novembro, no Pavilhão de Exposições Municipal, onde vem a decorrer desde o feriado da passada sexta-feira.

Neste último dia, para além das muitas sopas disponíveis, haverá também muita animação, logo a partir das 12h30, com uma atuação do Grupo de Cantares Alentejanos da Casa das Artes de Arraiolos.

Às 13 horas, a CortiçArte promove uma oficina de trabalhos manuais com cortiça. Segue-se, uma hora mais tarde, a animação da Theatron, com personagens de improviso itinerantes.

O encerramento do evento está marcado para as 17 horas.

Ativar Montemor CLDS-5G intervém junto de públicos vulneráveis

CLDS-5G é um projeto que é co-financiado pela União Europeia nesta edição através do Portugal 2030, nomeadamente do Pessoas 2030, é um programa que já tem várias edições e nesta última edição houve um alargamento de espetro tanto em termos temporais, como em termos de eixos.

Isabel Soares, coordenadora do projeto, referiu à RNA que “o principal objetivo deste programa é o combate essencialmente à pobreza e à exclusão social através de várias iniciativas. Montemor-o-Novo à semelhança do 4G, também foi contemplado com CLDS-5G e desta vez manteve-se o “Sobreiro”, a Associação de Proteção Social à População de Cortiçadas de Lavre como entidade coordenadora do projeto, e decidimos abrir este projeto para termos também outras entidades executoras para que houvesse mais envolvimento de todo o concelho, pelos eixos de intervenção que temos e pela própria necessidade que existe cada vez maior de humanização e de se perceber que só em rede é que se consegue trabalhar.

“Este é um projeto que à semelhança do 4G irá a todo o concelho, às várias freguesias, montes isolados que fará um trabalho tanto de envelhecimento como de comunidade e que trabalhará também com pulsões de risco como populações migrantes, famílias monoparentais, famílias numerosas, sem abrigo, uma série de públicos que são considerados desfavorecidos”, sublinhou.

“Quando surgiu o convite da Câmara para manifestação de interesses em termos de entidades coordenadoras e executoras houve várias entidades do concelho que manifestaram esse interesse, após o “Sobreiro” ter sido escolhido pelas entidades presentes para ser o coordenador, decidiu unir-se com todas as outras entidades que tinham manifestado interesse no projeto e perceber qual era a ideia deles, no fim destas reuniões a opção por estas duas entidades, foi pelo seguinte, com a Porta Mágica é por trabalharem com públicos vulneráveis, por ter uma casa de acolhimento especializada e que se pode facilmente alargar a outros públicos vulneráveis e pelas próprias competências dos técnicos que lá têm, o Hospital de São João de Deus, foi pelo interesse deles nomeadamente na área do envelhecimento e porque decidimos também que a área da saúde era muito importante, a saúde mental, a saúde física, a saúde integral e sentimos que desta forma com este tipo de parceiros conseguiríamos ter uma abordagem mais integrada de todo o projeto”, acrescentou.

“Nós conseguimos uma rede de parcerias com várias instituições, IPSS’S, Juntas de Freguesia, Associações Locais, a Câmara Municipal, a GNR que nos permitiu chegar até essas pessoas vulneráveis”, rematou.

Trail da Empada no último dia da Mostra Gastronómica de Arraiolos

Corre-se este domingo, 3 de novembro, em Arraiolos, o III Trail da Empada, que decorre no âmbito da 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, o 15º Festival da Empada de Arraiolos e a Feira do Tapete de Arraiolos. O início da prova está marcado para as 8 horas.

O recinto do Arraiolos Multiusos, onde os certames decorrem desde a passada quarta-feira, neste último dia, abre portas ao meio-dia, sendo que, para as 14 horas, está prevista animação musical pelo Grupo Coral de Vozes de Almodôvar.

Às 15 horas tem lugar uma demonstração da confeção da Empada de Arraiolos. Pelas 16h30, haverá showcooking com Célia Freixa, e às 18 horas, Bru Junça apresenta o conto “Vinho e Nós”.

O encerramento do evento está agendado para as 22 horas.

“A COR DA LIBERDADE” em Évora dia 8 de Novembro

Integrado na programação das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Évora vai exibir a 8 de novembro, pelas 21.00 horas, no Auditório do Salão Central Eborense o filme documental (49 minutos) “A Cor da Liberdade”, realizado por Júlio Pereira e produzido pela Mercearia das Artes.

A Cor da Liberdade parte da história de José Pedro Soares, ex-preso político que foi detido e torturado pela PIDE entre 1971 e 1974, e contextualiza Portugal e a sua realidade social à época, através de memórias de ex-presos políticos, historiadores, jornalistas e artistas.

Uma mensagem de luta e diferentes formas de resistência que é urgente conhecer e preservar. Após a exibição, decorre uma conversa com José Pedro Soares.

Recebidas 16 propostas de concessão para obra de escolas de Vendas Novas

Terminou dia 14 de outubro, o prazo para a apresentação de trabalhos no âmbito do concurso de conceção para a elaboração do projeto de requalificação da Escola Básica nº 1 e Escola Secundária de Vendas Novas, promovido pelo Município local e com a assessoria técnica da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos.

Valentino Salgado Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, referiu à RNA, que “o objetivo é termos concorrentes a explicarem e a demonstrarem aquilo que é a sua visão para a requalificação destas escolas em vez de estarmos a assinar um cheque em branco como na maioria dos concursos públicos”.

“Temos 16 propostas, o júri que foi nomeado para o efeito vai reunir, vai ordená-las também de um ponte de vista arquitetónico mas também do funcionalismo que se pretende retirar desta intervenção nas escolas”, acrescentou.

Relembre-se que a obra de requalificação da Escola Básica n.º 1 e Escola Secundária de Vendas Novas tem um investimento estimado em 17 milhões de euros e pretende, para além das melhorias do edificado, ampliar o espaço útil tendo em conta ao aumento do número de turmas nos últimos anos. A estimativa do custo de obra obedece aos custos-padrão máximos de referência para operações de investimento em infraestruturas e equipamentos escolares determinados pelo Governo e o financiamento está enquadrado no Programa Escolas, que até 2033 vai garantir a construção, recuperação e reabilitação de estabelecimentos escolares em todo o país, num investimento global de 1.730 milhões de euros.

Alentejo 2030 apoia o Empreendedorismo Qualificado

No âmbito do Programa Regional Alentejo 2030 foram abertos dois novos avisos de concurso, destinados a apoiar o  Empreendedorismo Qualificado para Ações Coletivas e Criação de Novos Negócios, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e o fortalecimento do ecossistema de inovação no Alentejo. Estes Avisos visam potenciar a criação de empresas inovadoras e a oferta de soluções tecnológicas e criativas, estimulando uma economia mais qualificada e competitiva.

“Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento – Ações Coletivas” Este aviso foca-se em projetos coletivos ou individuais em copromoção, com o objetivo de dinamizar o empreendedorismo qualificado e criativo, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios na região. As ações elegíveis incluem:

• Fomento de parcerias e redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, com iniciativas que incentivem o surgimento de novas empresas e o desenvolvimento de ideias inovadoras;

• Suporte a projetos estruturantes para o empreendedorismo, como infraestruturas de aceleração e incubação. Podem candidatar-se associações empresariais, instituições de ensino superior e entidades públicas de promoção do empreendedorismo qualificado.

• Período de Candidaturas: até 16 de dezembro de 2024

• Dotação Disponível: 1.000.000 €, cofinanciado pelo FEDER com uma taxa máxima de 85%.

“Empreendedorismo Qualificado e Associado ao Conhecimento – Criação de Novas Empresas e Novos Negócios”

Este Aviso destina-se a micro e pequenas empresas em fase de arranque (até três anos de atividade), com projetos orientados para a criação de novas empresas ou negócios que valorizem o conhecimento científico e tecnológico, visando a valorização económica de resultados de I&D e o aumento da capacidade de inovação regional.

• Período de Candidaturas: duas fases, até 15 de janeiro de 2025 e até 31 de março de 2025;

• Dotação Disponível: 2.000.000 €, cofinanciado pelo FEDER com uma taxa máxima de 75%.

Estes Avisos estão alinhados com o Objetivo Específico 1.1 do Programa Regional do Alentejo 2021-2027, que pretende desenvolver a capacidade de inovação na região, apoiando a adoção de novas tecnologias e a criação de um ecossistema empresarial baseado no conhecimento. Os projetos beneficiários deverão evidenciar impacto coletivo e contribuir para a competitividade regional, através da criação de bens públicos de valor partilhado e a promoção da cooperação entre empresas e instituições de conhecimento.

Banda Xapa sobe ao palco da Mostra Gastronómica de Arraiolos este sábado

A decorrer desde a passada quarta-feira, a 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos o 15º Festival da Empada de Arraiolos e a Feira do Tapete de Arraiolos voltam a contar, este sábado, 2 de novembro, com muitos motivos de interesse, como um concerto da Banda Xapa.

Pelas 14 horas, após a abertura de portas ao meio-dia, haverá animação musical com o Grupo de Cantares Alentejanos da Casa das Artes (Arraiolos). Segue-se uma nova demonstração da confeção da Empada de Arraiolos, às 15 horas, e um showcooking com André Cotovio e Sofia Ramalho.

Ao fim da tarde, pelas 18h30, a Confraria Gastronómica do Alentejo promove uma sessão dedicada ao tema “Azeite à nossa mesa”. O espetáculo da Banda Xapa está previsto para as 22h30, prosseguindo a animação musical pela noite dentro ao som do DJ Toy.

Faleceu o Padre Moisés Janela Antunes

O Padre Moisés Janela Antunes não resistiu ao agravamento da sua situação clínica tendo falecido.

Segundo a Rádio ELVAS apurou, fonte familiar confirmou a notícia da morte do pároco que tinha sido helitransportado do Hospital do Espírito Santo, em Évora, para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, no passado dia 18 de outubro.

Era Pároco no concelho de Montemor-o-Novo, em S. Cristóvão, Santiago do Escoural, Santa Susana; e Santiago e Santa Maria (Alcácer do Sal), Palma, Vale de Guizo e Santa Catarina de Sítimos e exerceu no concelho de Elvas, encontrava-se internado devido a um problema de saúde grave.

À família enlutada enviamos as nossas mais sentidas condolências.

Entretanto, a Arquidiocese de Évora emitiu um comunicado sobre o falecimento do Padre Moisés:

Na madrugada deste dia 2 de novembro, dia de Todos os Fiéis Defuntos, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, partiu para a Casa do Pai o Padre Moisés Janela Antunes, de 63 anos de idade.

O Arcebispo de Évora, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresenta sentidas condolências à extremosa família do Rev.º Padre Moisés, nomeadamente à mãe D. Matilde, e aos irmãos Mário, Amândio e António.

Por decisão da sua família, as Exéquias irão decorrer na sua terra natal, em Rapoula do Côa, concelho do Sabugal, na Diocese da Guarda. Logo que nos seja possível daremos mais pormenores.

Recorde-se que o sacerdote diocesano, na tarde de 18 de outubro, tinha sido helitransportado do Hospital do Espírito Santo em Évora para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de uma primeira intervenção de urgência na noite de 10 de outubro, o seu estado de saúde agravara-se no dia 12 de outubro, tendo sido na altura internado nos cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo de Évora.

O Padre Moisés Janela Antunes nasceu a 9 de fevereiro de 1961, em Rapoula do Côa, concelho do Sabugal, na Diocese da Guarda.

No ano de 1981 chegou ao Seminário de Évora, onde estudou teologia. Seis anos depois, no dia 13 de Dezembro, em 1987, foi ordenado presbítero no Santuário da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.

No primeiro ano enquanto padre fez parte da equipa de formadores do seminário de Vila Viçosa. Nos dois anos que se seguiram trabalhou no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Em 1990 foi nomeado Pároco de Santa Eulália e São Vicente, ainda professor de Religião e Moral nas escolas de Campo Maior.

Mais tarde foi nomeado também pároco de Barbacena e de Vila Fernando, no concelho de Elvas.

Em 2012, quando fez 25 anos de sacerdotes (ver entrevista abaixo), era Barbacena, Vila Fernando e Terrugem, acompanhando o caminho Neocatecumenal em Elvas.

Após o grave acidente e depois de mais de um ano de hospitalização e recuperação foi vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Évora. Depois foi vigário paroquial de Montemor-o-Novo e capelão da Santa Casa da Misericórdia local.

Em 26 de 2019, o Padre Moisés Janela Antunes, tendo sido desvinculado da paroquialidade in solidum de Nossa
Senhora do Bispo (Montemor-o-Novo), Nossa Senhora da Vila (Montemor-o-Novo), Ciborro, São Geraldo, São Mateus e Silveiras, foi nomeado Pároco de São Cristóvão (Montemor-o-Novo) e Santa Susana (Alcácer do Sal) e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo.

Em 11 de julho de 2020 foi também nomeado Pároco de Santiago do Escoural (incluindo os centros de culto de São Brissos e Casa Branca).

A 11 de julho de 2023mantendo as Paróquias, foi nomeado Pároco da Paróquia de Santa Susana e, sendo dispensado da Capelania da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, foi nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal.

A 24 de julho de 2024, o Rev. Padre Moisés Janela Antunes, mantendo as atuais funções, foi nomeado Pároco das Paróquias de Santiago e S. Maria em Alcácer do Sal, Palma e Vale de Guizo e Santa Catarina de Sítimos, tendo o senhor Arcebispo lhe concedido dois vigários paroquiais, o P. Júlio Alberto Carlos,  como Vigário Paroquial das Paróquias de Santiago do Escoural, S. Cristóvão, Santa Susana e Santa Catarina de Sítimos. E o Padre Leonardo Hilunanye,  como Vigário Paroquial das Paróquias de Santiago e Santa Maria de Alcácer do Sal, Palma e Vale de Guizo.

Entrevista ao P. Moisés por ocasião das Bodas de Prata Sacerdotais

A 16 de dezembro de 2012, a Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Barbacena, no concelho de Elvas, comemorou as bodas de prata sacerdotais do seu Pároco na altura, o Pe. Moisés Janela Antunes. A igreja Matriz foi pequena para acolher as cerca de três centenas de pessoas que marcaram presença, entre familiares, paroquianos e amigos. A concelebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, e contou com a presença de D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, sete sacerdotes e dois diáconos.

Por ocasião da celebração das Bodas de Prata Sacerdotais, o jornal “a defesa” fez uma entrevista ao P. Moisés Janela Antunes, que agora reproduzidos na íntegra:

“a defesa” – Pode contar-nos, de forma breve, a sua história vocacional?

Padre Moisés Antunes (MA) – Nasci a nove de Fevereiro de 1961, em Rapoula do Côa, conselho do Sabugal, na Diocese da Guarda. Sou o mais velho de uma família de quatro irmãos. O ambiente familiar era saudável. Era costume rezarmos todos os dias antes das refeições bendizendo a Deus pelos alimentos.

Ao domingo o pai não dizia “Ide à missa”, mas “Vamos à missa”. Neste dia o trabalho era  dispensado, e o tempo disponível era utilizado para estar com a família ou jogar à bola. À noite era habitual rezar-se o terço em família.

Aos dez anos fui para o seminário do Fundão como algo natural. Nas férias, era costume fazermos corridas até à igreja, sendo o vencedor o acólito dessa missa.

No ano de 1981 vim para o seminário de Évora, onde estudei teologia. Seis anos depois, no dia 13 de Dezembro, em 1987, fui ordenado no santuário da Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.

“a defesa” – Relate-nos, de forma breve, as principais actividades (pastorais, profissionais…) que desenvolveu ao longo destes 25 anos?

MA – No meu primeiro ano enquanto padre fiz parte da equipa de formadores do seminário de Vila Viçosa. Nos dois anos que se seguiram trabalhei com dois colegas no concelho de Reguengos de Monsaraz. Os meus colegas eram o padre Perdigão e Eduardo Manso, sábios e zelosos pelas coisas de Deus, e com os quais aprendi.

Em 1990 vim paroquiar para Santa Eulália e São Vicente, ainda professor de Religião e Moral nas escolas de Campo Maior.

Mais tarde fui nomeado também pároco de Barbacena e Vila Fernando.

Actualmente possuo três paróquias: Barbacena, Vila Fernando e Terrugem. Também  acompanho o caminho Neocatecumenal em Elvas, onde caminho na comunidade mais antiga.

“a defesa” – Ao cumprir 25 anos de ordenação, que balanço faz?

MA – Após 25 anos de ordenação, o balanço que faço é positivo. Sinto que Deus me ama e me aceita como eu sou. Estou agradecido e contente.

“a defesa” – Que votos faz para o futuro?

MA – O Senhor providenciará. Estou confiante, Deus é o Senhor da História e continua  a intervir.

Confio o meu destino às mãos do Senhor, ele saberá o que é melhor para mim e para  a sua Igreja.

Tocadores do Comércio atuam este sábado no Festival de Sopas de Montemor

O 20º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo, que teve início ontem, no Pavilhão de Exposições Municipal, conta este sábado, 2 de novembro, com muita animação, a par das iguarias gastronómicas que estão disponíveis para o público, a partir do meio-dia.

O primeiro momento de animação está previsto para as 12h30, com uma atuação do grupo de Cante Alentejano Jorge São Pedro e Amigos.

Às 13 horas, a CortiçArte realiza uma oficina de trabalhos manuais com cortiça, seguindo-se, uma hora depois, a atuação do grupo de dança D’Temple Dance Studios.

Os bailarinos da D’Temple Dance Studios “dançam o Cante”, pelas 19 horas, havendo ainda espaço para uma atuação do grupo “Tocadores do Comércio” (na imagem), às 21 horas.

Grupo União Sport recebe o Atlético de Reguengos

Neste domingo, 3 de novembro, regressa a Liga Elite com a sua 4ª jornada, após paragem de campeonato, com a Liga AFE a ter a sua 5ª jornada. 

Na Elite o Grupo União Sport (GUS) recebe nesta jornada no Estádio 1º de Maio, o Atlético Sport Clube, para um interessante derby distrital.

No grupo B da Liga AFE a curiosidade é não haver um único derby do concelho de Montemor.

O Valenças irá descansar na presente jornada. O Escouralense viaja sábado até ao campo do Estrela de Vendas Novas B, em jogo antecipado. No domingo, o Cortiçadas de Lavre desloca-se a Santana Campo; o Cabrela vai até São Pedro da Gafanhoeira; o Fazendas do Cortiço joga fora com Tourega; e, o único que joga em casa é o Foros de Vale Figueira que recebe o Alcaçovense.

Começamos a ronda de antevisões pela Liga Elite.

O Grupo União Sport tem receção em Montemor ao Atlético de Reguengos. O Atlético é 4º classificado, com 2 vitórias e 1 derrota. O União é 6º com 1 vitória e 2 derrotas. Os alvinegros vêm da sua primeira vitória do campeonato a que se seguiu uma vitória na Taça. Já a formação de Reguengos de Monsaraz vem de uma inesperada derrota caseira na Taça diante do Cabrela.

Gonçalo Carapinha, treinador do GUS, espera um jogo equilibrado e difícil, numa partida que pode ser importante para o União alavancar.

Relativamente à Liga AFE, este sábado, há jogo antecipado, com o Grupo Estrela Escouralense, que alcançou  na última jornada uma vitória por 1-0 diante do Santana Campo, a deslocar-se a Vendas Novas para jogar com o Estrela de Vendas Novas “B”, equipa que já defrontou na Taça, num jogo em que venceu por 1-2. Pedro Pasadas Nunes, treinador do Escouralense, espera um adversário complicado como se viu na Taça.

Na jornada passada o Cabrela cumpriu e bateu por 4-1 o Estrela Fc “B”, mantendo-se assim isolado na 1ª posição, só com vitórias após 4 jornadas. Este domingo, na 5ª jornada da Liga AFE, o Cabrela desloca-se ao campo do São Pedrense que, no ano passado, foi de má memória para o Cabrela, recorda Nuno Oliveira, treinador do Cabrela. Neste momento o São Pedrense não está a viver um bom momento, contudo, têm de estar atentos para não haver nenhum percalço no caminho, considera Nuno Oliveira. O treinador do Cabrela explica que o objetivo é obter uma vitória antes de descansarem na próxima jornada.

Na passada jornada, no derby que teve lugar no Campo da Ajuda, em Cortiçadas de Lavre, o Cortiçadense perdeu por 0-1 com os Foros de Vale de Figueira. Na presente jornada, o Foros de Vale de Figueira joga em casa e tem receção ao Alcaçovense. Para Gonçalo Teixeira, treinador dos Forosuma equipa que vai lutar pelos lugares cimeiros, que ainda não perdeu, tanto no campeonato como na Taça, por isso não vai ser um jogo nada fácil.

Também na 4ª jornada da Liga AFE, que teve lugar no domingo passado, no Campo 25 de Abril, o Fazendas do Cortiço perdeu com o Valenças por 2-3, numa partida em que a equipa da casa esteve a vencer por 2-0.

Este domingo, no 5ª jornada da Liga AFE, o Fazendas do Cortiço desloca-se à Tourega. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, espera mais um jogo complicado onde vão ter de dar 200% para reagir e vencer.

Terminamos com o Cortiçadas de Lavre que, na jornada do passado domingo, perdeu por 0-1 com os Foros de Vale de Figueira. Este domingo o Cortiçadense tem deslocação a Santana do Campo. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, considera que este é um campo onde normalmente é bastante difícil pontuar, porém, vão com o intuito de alcançar os 3 primeiros pontos do campeonato.

LIGA ELITE 4ª jornada – 3/11

Lusitano De Évora Clube “B” 4-2 Lusitano Cd Arraiolense (27/10)

Sc Viana Alentejo – Gd Portel

Gr. União Sport – Atlético Sc

Gd Monte Trigo – Juventude Sc

Redondense Fc – Sc Arcoense

LIGA AFE Grupo A 5ª jornada – 3/11

Gcd S. Bartolomeu Outeiro – Sc Borbense

Sc Bencatelense – Gd S. Manços

Ad Vera Cruz – Cf Estremoz

Calipolense Cd Vila Viçosa – Gdc Oriolenses

Gcd Aguiar – Gdr Canaviais

LIGA AFE Grupo B 5ª jornada – 3/11

Estrela Fc “B” – Gr. Estrela Escouralense 2/11)

Fc Santana Campo – Ccrd Cortiçadas De Lavre

Gd S. Pedrense – Casa Povo Cabrela

Foros Vale Figueira Fc – Sc Alcaçovense

Gdc Tourega – Gcd Fazendas Cortiço

Mafalda Teixeira e Kapinha levam “Despedida de Casados” a Elvas 

Mafalda Teixeira e Kapinha, os reis do TikTok, são Leila e Kiko na comédia “Despedida de Casados”, que é apresentada, em Elvas, na noite do próximo sábado, 2 de novembro.

Escrito por Luís Filipe Borges e com encenação de Ricardo Castro, o espetáculo, segundo explica Mafalda Teixeira, tem na sua base a história de um “casamento de 20 anos”, que se encontra em fase de rotura. “Há uma grande tentativa de recuperar a paixão e tudo aquilo que se vai perdendo, no dia-a-dia, numa relação. Com todas as rotinas, o stress do trabalho e toda a gestão da vida doméstica, o romantismo fica um bocadinho esquecido e vamos trazer à tona muitos destes temas”, adianta.

Enquanto casal, Kiko e Leila prometem um serão “muito divertido, com muitas gargalhadas, quase do início ao fim”. Assegurando que este é um espetáculo em que os casais se vão rever, Mafalda Teixeira revela ainda que, trabalhar ao lado do seu companheiro, tem sido muito bom, até porque, segundo diz, trabalham “muito bem” juntos. “É um prazer podermos partilhar, não só a vida em comum, mas também o palco. Representar é uma coisa que gostamos muito de fazer juntos, principalmente em comédia, em fazer rir, que é isso que toda a gente precisa”, diz ainda.

Já Kapinha, que se revela “super motivado” para apresentar este espetáculo em Elvas, começa por dizer que esta é uma comédia “hilariante” e “incrível”. “Queremos muito que as gentes de Elvas nos venham ver e que se venham rir connosco”, garante, adiantando que considera o texto escrito por Luís Filipe Borges “extraordinário”. Não tendo dúvidas que o público vai sair “muito satisfeito” deste espetáculo, Kapinha garante que esta é, acima de tudo, uma peça para que as “pessoas se riam, se divirtam, para trazer os amigos e a família”.

Apesar de muitos jovens seguirem Kapinha e Mafalda Teixeira nas redes sociais, onde, em conjunto têm mais de dois milhões e meio de seguidores, este é um espetáculo apenas para maiores de 16 anos. Os bilhetes para o espetáculo, com início às 21h30, têm um custo de 16 euros e podem ser adquiridos na Ticketline ou uma hora antes do início da sessão, no cineteatro de Elvas.

“Despedida de Casados”, que estreou no passado fim de semana em Faro, é o primeiro de seis espetáculos a subir ao palco do cineteatro, naquele que é, em Elvas, o Mês do Teatro. Seguem-se “La Lengua de Salomé”, no dia 9; “Ruy – A História Devida”, no dia 17; “Agora Damos a Segunda”, no dia 19; “Querida, Conta-me o Teu Segredo”, no dia 24; e, por fim, “Pénis – Uma Espécie de Musical”, no dia 30. Apenas o espetáculo de dia 24 conta com entrada gratuita.

Tradicional Feira dos Santos de regresso a Borba

A Feira dos Santos está de regresso, hoje e amanhã, dias 1 e 2 de novembro, a Borba. Com as suas origens na tradição católica, uma vez que é realizada em Dia de Todos os Santos e de Fiéis Defuntos, esta feira, com séculos de história, tem também profundas ligações à cultura e à economia da região.

Lembrando a tradição em torno desta feira, enquanto “uma das mais importantes do Alentejo”, o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, recorda que o certame, antigamente, se estendia ao longo de três dias. “A Feira dos Santos é das coisas mais tradicionais que existe, em que, antigamente, as pessoas do campo vinham à vila comprar as coisas que precisavam, como as roupas de inverno. Era um ponto de encontro”, recorda o autarca.

Para além das roupas e da alimentação, com destaque para os frutos secos, no passado, esta feira contemplava também uma componente pecuária. Por outro lado, António Anselmo explica que o impacto desta feira hoje é outro, até porque agora “há muita superfície comercial onde as pessoas compram tudo”. Ainda assim, e “se o tempo estiver bom”, o autarca acredita que serão muitas as pessoas a quererem visitar a feira. O importante, diz ainda, é que se continue a manter a tradição.

Fruta, hortaliça, queijos, enchidos, calçado, roupa, utensílios e acessórios diversos são alguns dos produtos comercializados na Feira dos Santos.

Festival de Sopas em Montemor-o-Novo até domingo (c/foto)

Até domingo, dia 3 de novembro, tem lugar o 20.º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo. O Pavilhão de Exposições é palco deste evento, cada vez mais enraizado no campo do turismo gastronómico alentejano, onde as sopas, são o principal destaque.

Na altura da inauguração, Henrique Lopes, vice presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu que “esta é a 20ª edição deste icónico festival, que é um dos festivais mais importantes que se realiza no concelho, é extremamente importante na socialização, mas também do ponto de vista da gastronomia em torno daquilo que são as sopas”.

“Temos aqui cerca de onze restaurantes e depois temos também toda uma dinâmica ligada a estruturas locais, uma exposição de vinhos de Montemor-o-Novo, temos momentos ligados à animação com grupos de dança, Ranchos folclóricos, também grupos mais contemporâneos e o Cante Alentejano”, acrescentou.

“É um momento que reforça a nossa identidade, a importância deste evento num contexto global daquilo que é a imagem de Montemor, quer junto dos próprios munícipes quer também junto daquilo que são as estruturas concelhias envolventes de Montemor para o distrito de Évora e para o país”, rematou.

António Pinto Xavier, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, referiu à RNA que “esta é uma altura do ano em que começamos a entrar no inverno e já pede sopas, pede este aconchego gastronómico e humano que nós conseguimos dar ao longo do festival.

“Para além disso quisemos fazer uma simbólica homenagem ao Cante Alentejano, desta forma todos os dias ao almoço vamos ter atuações, portanto quem nos visitar, vai provar e sentir o Alentejo, é isso que nós temos para dar, acrescentou.

“Nós e o Alentejo como um todo temos esta singularidade de sermos únicos, a forma de acolher é única, a forma como recebemos as pessoas é especial e isso tudo podem encontrar nesses três dias aqui no Festival da Sopas em Montemor, rematou.

Veja as fotos:

DECO: Benefícios e riscos dos investimentos através de plataformas

O mercado de investimentos atual tem várias opções de fácil acesso, rapidez nas transações e custos reduzidos. Estas preferências são benefícios para quem quer investir, no entanto, os desafios, e, sobretudo os riscos, acompanham essas vantagens. 

É fundamental que os pequenos investidores, nomeadamente os que ponderam investir pela primeira vez, estejam bem informados dos seus direitos e munidos de conhecimentos que lhes permitam tomar decisões financeiras esclarecidas, conscientes e adequadas aos seus interesses. Esta consciência é importante para o seu bem-estar, para a sua confiança no mercado, assim como, para o desenvolvimento deste mercado e para a atividade económica. 

Não existe um valor mínimo para se investir, devendo cada consumidor escolher as aplicações financeiras adequadas aos objetivos que definiu, não correndo riscos indesejados e encontrando a rentabilidade ajustada às suas expectativas. 

Através de uma plataforma de investimento qualquer cidadão pode aceder ao mercado de capitais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Carolina de Deus na Mostra Gastronómica de Arraiolos esta sexta-feira à noite

Um concerto de Carolina de Deus é o maior destaque da programação desta sexta-feira, 1 de novembro, da 23ª Mostra Gastronómica de Arraiolos, do 15º Festival da Empada de Arraiolos e da Feira do Tapete de Arraiolos, que decorrem até domingo no Multiusos da vila.

Este terceiro dia do cerame arranca às 14 horas, com um espetáculo musical do grupo de cante de Arraiolos “Chegam às Tantas”. Pelas 15 horas, realiza-se mais uma demonstração da confeção da Empada de Arraiolos.

Pelas 16h30, José Franco realizará um showcooking, seguindo-se, às 18 horas, a apresentação do livro “Alentejo de Honra: uma história do vinho do Alentejo (sécs. XII-XX)”, de José Calado.

Carolina de Deus sobe ao palco pelas 22h30, seguindo-se a atuação do Deejay Boss Dici.

Kalimotxo Orkestar no primeiro dia do Festival de Sopas de Montemor-o-Novo

O 20º Festival de Sopas de Montemor-o-Novo inicia-se esta sexta-feira, 1 de novembro, no Pavilhão de Exposições Municipal, ao meio-dia.

O Grupo Coral Fora d’Oras vai atuar às 12h30, seguindo-se uma apresentação da Theatron, com personagens de improviso itinerantes, a partir das 14 horas.

Ao final da tarde, pelas 19 horas, haverá animação com o Rancho Folclórico de Cortiçadas de Lavre.

Às 21 horas, o grupo Kalimotxo Orkestar irá apresentar-se ao público em concerto.