Skip to content

“Espaço APORMOR”, esta semana sobre a Política Agrícola Comum

No “Espaço APORMOR”, esta semana fala-se sobre a Política Agrícola Comum.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, referiu á RNA, que “para alguns setores os agricultores não precisam de mais rendimentos além da sua atividade normal, a produção de alimentos, porque já têm os subsídios que a Europa paga, mas é preciso perceber porque é que nasceu a Política Agrícola Comum (PAC). Nasceu no pós-guerra da 2ª guerra mundial onde havia fome, porque havia muitas zonas de cultura que estavam destruídas, muitos solos destruídos, e havia fome na Europa”.

“Houve então um grupo de países na primeira génese da União Europeia que a Comunidade Económica Europeia (CEE), em que traçou uma PAC, que era para estimular os agricultores a produzirem alimentos que teriam de ser baratos e seguros, porque a maior parte das pessoas não tinha dinheiro, então a EU predispôs-se a pagar porque era fundamental alimentar as pessoas senão as pessoas ficavam desesperadas e todo o setor agrícola tinha que ser recuperado, foi aí que nasceu a PAC”, sublinhou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Compartilhe este artigo: