Elvas recebe, entre os dias 1 e 3 de novembro, o ALerTejo, o seu primeiro encontro literário.
De toda a programação, que inclui, entre muitas outras atividades, tertúlias, sprints de leitura e serões de poesia, o maior destaque vai para uma conversa com o escritor João Tordo, a 2 de novembro (sábado), dois dias antes do lançamento da sua mais recente obra, “Os Dias Contados”.
No decorrer do evento, o público será também convidado a participar na Rota Literária “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, onde poderá percorrer a vida do poeta cuja obra de maior vulto é o poema “O Hissope”, uma sátira social que tem como ponto de partida uma quezília entre o bispo de Elvas, D. Lourenço de Lencastre e o Deão da Sé de Elvas.
Segundo explica um dos responsáveis pela organização do evento, o escritor elvense Nuno Franco Pires, os principais objetivos do ALerTejo passam por contribuir para a descentralização deste tipo de iniciativas e para a promoção da literatura, com atividades para todas as idades. “Vamos ter três tertúlias diferentes, que vão levar vários agentes desta área a refletir e a dar os seus contributos”, adianta. Por outro lado, procura-se também “dar voz a novos autores”, bem como estreitar laços com os “vizinhos e irmãos espanhóis”, para que se continuem a promover eventos em torno da literatura entre os dois lados da raia.
Ouvir e aprender com autores mais experientes e refletir sobre a importância das redes sociais na promoção da literatura são outras das finalidades do ALerTejo.
João Tordo, que já foi distinguido com o Prémio Saramago, acaba por apadrinhar esta primeira edição do encontro literário de Elvas. “É um dos maiores nomes da contemporaneidade da literatura portuguesa, tem uma obra vastíssima e tem em pré-venda o seu próximo livro, ‘Os Dias Contados’, que vai ser apresentado dois dias depois da sua vinda a Elvas, o que quer dizer que vamos ter ainda a acrescer interesse ao evento um pré-lançamento do próximo livro do João Tordo”, adianta Nuno Franco Pires.
Na organização do evento, a Nuno Franco Pires juntam-se Maria João Covas, Andreia Valente, Rosária Casquinha da Silva, Lúcia Fonseca e Elizabete Agostinho. Trata-se de um grupo de amigos, autores, leitores e críticos, unidos pelo amor à literatura e pela vontade de fazer chegar essa paixão a mais pessoas.
A grande maioria das atividades desta primeira edição do ALerTejo terá lugar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, sendo que o evento terá também atividades a decorrer na Sala dos Espelhos de “O Elvas” e no Stand’Arte.