Visita “O Castelo antes de ser Castelo” promove observação de migmatitos

A visita “O Castelo antes de ser Castelo Visita ao Património Geológico do Castelo de Montemor-o-Novo” decorreu no passado dia 8 de outubro, no âmbito do Dia Mundial dos Castelos.

Os participantes da iniciativa puderam conhecer a forma como se formou a colina do castelo e que tipo de rochas a compõem. Nas pedras das muralhas foi possível observar vestígios dos afamados migmatitos de Montemor (rochas metamórficas que afloram à superfície) que se podem observar facilmente no leito do Rio Almansor, fazendo de Montemor um local privilegiado para a observação destes fenómenos geológicos.

A visita foi orientada pelos professores Ícaro Silva, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e por Francisco Pereira e Cristina Gama, da Universidade de Évora. Estes investigadores, e as instituições de que fazem parte, são parceiros do Município de Montemor-o-Novo no estudo, inventariação, promoção e divulgação dos Património Geológico do Concelho de Montemor-o-Novo, nomeadamente dos seus migmatitos.