Skip to content

Vitória histórica na Baja Portalegre 500

Fez-se história na Baja Portalegre 500 e, mais uma vez, perante muitos milhares de espetadores! Um “aranhiço” venceu, pela primeira vez, a clássica das clássicas do todo-o-terreno, através da dupla Miguel Barbosa/Paulo Fiúza (Taurus). Foi, também, a estreia em triunfos deste tipo de veículo numa prova da Taça do Mundo FIA de Bajas. Depois de dois dias de intensa competição, nas pistas de terra do Alto Alentejo e Ribatejo, igualmente destaque para os sucessos de Hélder Rodrigues (SSV), Martim Ventura (Motos), Luís Fernandes (Quads), Ricardo Silva (Promoção & Hobby) e Bernardo Caiado (Mini Baja), nas respetivas categorias. Quase 400 equipas participaram na prova organizada pelo Automóvel Club Portugal.


Nasceram como veículos de lazer, mas, em 2008, fizeram os primeiros quilómetros em competição, precisamente na Baja Portalegre 500. Desde então que os SSV, vulgarmente conhecidos por “aranhiços”, ganharam popularidade. O segredo do sucesso? A simplicidade e robustez da mecânica, a crescente competitividade e o reduzido custo de aquisição, comparativamente a um tradicional carro ou protótipo desenvolvido para o todo-o-terreno de competição.

E dezasseis anos depois da estreia, um “aranhiço” estreou-se a vencer na Baja Portalegre 500, depois de já em, em 2023, ter cometido a proeza de terminar no derradeiro lugar do pódio.

Compartilhe este artigo: