Delegação de vinte artistas representa Portugal na Tanzmesse, em Düsseldorf

DGARTES, Teatro Municipal do Porto e O Espaço do Tempo unem-se na primeira participação portuguesa na principal bienal de dança contemporânea A primeira participação portuguesa na edição deste ano da Internationale Tanzmesse nrw, o maior evento dedicado à dança contemporânea, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, de 28 a 31 de agosto, é assegurada pela DGARTES, com o Teatro Municipal do Porto e O Espaço do Tempo. A delegação portuguesa conta com 20 artistas que trabalham a partir de Portugal.

Ana Isabel Castro, Bartosz Ostrowski, Bernardo Chatillon, Bibi Dória, BRABA platform / Ary Zara & Gaya de Medeiros, Bruno Brandolino, Catarina Miranda, Daniel Matos, Diana Niepce, Gio Lourenço, Gonçalo Alegria, João dos Santos Martins, Joãozinho da Costa, Jonas & Lander, Luísa Saraiva, Natacha Campos, Odete, Tita Maravilha, Vânia Doutel Vaz e Wura Moraes compõem a participação portuguesa na edição deste ano da Internationale Tanzmesse nrw, que se divide em espaços expositivos, apresentações de espetáculos, conversas, debates e oficinas.

A Tanzmesse visa promover a cooperação internacional e o  contacto entre artistas e profissionais do setor, envolvendo mais de 50 países, num total de 1500 expositores e visitantes.

O espaço de exposição, Agora, é o ponto central da iniciativa, onde companhias, artistas, instituições e organizações se apresentam por meio de expositores e stands, para promoverem os seus trabalhos e aumentarem a sua rede de contactos, como será o caso da Representação de Portugal, que conta com um stand próprio.

Anda, Diana, de Diana Niepce e La Burla, de Bruno Brandolino & Bibi Dória integram o programa de espetáculos. Ambas as apresentações acontecem no dia 30 de agosto, na tanzhaus nrw e na Fabrik Heeder, respetivamente. Este programa é constituído por 19 peças, selecionadas pelo comité curatorial da Tanzmesse, por meio de open call, e que são apresentados em palco, ao ar livre ou online.

Ainda no programa de espetáculos, existem Open Studios, onde artistas apresentam um excerto de um trabalho — ainda em construção ou já em circulação — com espaço para perguntas por parte do público. No dia 31 de agosto, será Vânia Doutel Vaz a participar com o projeto O Elefante no meio da sala., também selecionado pelo comité curatorial do evento.

Resultante de um acordo de cooperação internacional entre a DGARTES e a Internationale Tanzmesse nrw, esta primeira presença portuguesa no evento, pelo seu reconhecimento, dimensão e diversidade, constitui uma oportunidade única para a divulgação de produções nacionais e circulação de artistas e obras portuguesas no domínio da dança, potenciando, ainda, o desenvolvimento de parcerias e dinâmicas de colaboração entre as diversas delegações e artistas participantes.