Central de Valorização Orgânica recebe biorresíduos recolhidos nos Municípios do Alentejo Central

Foi inaugurada a Central de Valorização Orgânica, no Aterro Intermunicipal de Vila Ruiva/Cuba, da responsabilidade da Associação de Municípios do Alentejo Central.

Este novo equipamento vai receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos cinco municípios associados – Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira-, implementando uma solução de tratamento de proximidade adaptada ao setor.

Luis Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, adiantou à RNA “que a recolha é uma forma ordenada e que os resíduos sejam reaproveitados e deixe de haver “monos” por todo o lado, “monos” verdes, ramas de árvores espalhados por uma imensidão de lugares. Ao serem recolhidos e serem tratados nesta central, o seguimento depois de passarem pela central e serem transformados em serradura serão aproveitados como fertilizantes na agricultura”.

“Os proprietários de terrenos que tenham monos verdes para ser recolhidos, terão de solicitar a sua recolha junta da autarquia”, acrescentou o autarca de Viana do Alentejo.

Destinada ao tratamento de biorresíduos recolhidos seletivamente através do sistema de recolha porta-a-porta, a construção da central ascende a um investimento total de 9 milhões de euros.

Equipamento estruturante para o prosseguimento da estratégia municipal de desenvolvimento de soluções ambientalmente e financeiramente mais sustentáveis, o tratamento dos biorresíduos visa a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro.