FACECO: XIII Concurso Regional de Mel (c/fotos e som)

O XIII Concurso Regional de Mel teve lugar esta manhã no pavilhão 4 da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.

Fernando Duarte, presidente da Associação de Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em declarações à RNA, falou da atual situação do setor.

“Depois de vários anos de crise em relação à floração que foram anos péssimos, foram quatro anos seguidos de produções muito abaixo da média, este ano foi para recuperar efetivos, pois tinham morrido muitas colmeias nos anos anteriores, por outro lado, também fruto das nossas reivindicações vamos ter pela primeira vez um apoio do estado, estávamos fora de qualquer apoio, tivemos já um pequeno apoio contra a seca e vamos ter mais um apoio no âmbito das medidas agroambientais”, referiu.

A apicultura “é uma atividade que sofre muito com o clima, que tem estado instável nos últimos anos, em condições normais seria uma atividade com futuro e indispensável tanto para o meio ambiente como para a agricultura, como para toda a economia, no entanto, cada vezes está a ser mais difícil manter efetivos e rentabilizar uma exploração apícula”, acrescentou.

“O Concurso de Mel tem servido de forma pedagógica para que o júri ache defeitos em alguns tipos de mel para que de forma pedagógica aconselharmos os nossos apicultores a terem melhores condições e a corrigirem os erros”, rematou.

Paulo Candeias de “O Mel do Monte” é um dos apicultores presentes na FACECO, contou à nossa reportagem a história do seu negócio.

“Desde muito cedo comecei a trabalhar com abelhas, desde os meus 14 anos, comecei a trabalhar com um senhor que tinha uma empresa de apicultura, mais tarde senti que era capaz de enfrentar isto sozinho e hoje aqui estamos, e já lá vão 20 anos”, referiu.

“Os produtos que temos para comercialização na feira são o mel de rosmaninho, multifloral, rebuçados, creme para as mãos à base de mel, creme para mãos e rosto, batons, temos uma vasta gama de produtos à base do mel”, acrescentou Paulo Candeias.

Depois do concurso de mel ter terminado Marta Rebelo, técnica da Associação de  Apicultores do Sudoeste Alentejo Alentejano e Costa Vicentina adiantou que “este concurso de mel foi um concurso bastante concorrido, tivemos 22 amostras de mel a concurso. O primeiro lugar foi para Fernando Guerreiro da Boa Vista dos Pinheiros, o segundo lugar para Eduardo Júlio Marques e o terceiro lugar foi para Fernando Duarte de Aljezur”.

Oiça aqui a reportagem.