21 jovens de Montemor-o-Novo na 18.ª edição da Universidade Júnior

Encontra-se em preparação a 18.ª edição da Universidade Júnior, a realizar no Porto entre os dias 8 e 12 de julho de 2024. Nesta edição, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo voltará a ser representado por jovens do 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário.

Nesse sentido, decorreu uma reunião de preparação para a participação destes alunos na Universidade Júnior, com o intuito de informar e esclarecer os próprios alunos e os seus encarregados de educação acerca dos detalhes da iniciativa.

Nesta reunião participaram, para além de técnicos do Município de Montemor-o-Novo, o Vice-Presidente e Vereador com o pelouro da Educação, Henrique Lopes.

A participação de jovens do concelho n​a Universidade Júnior – prática desde o ano letivo 2008/2009 – afigura-se como uma forte aposta do Município, que apoia na totalidade a participação de 21 jovens (inscritos previamente), assumindo os encargos totais de propinas, alojamento e transportes, no que comporta um investimento no valor de 4.515,00€. Para além desse apoio, o Município de Montemor-o-Novo disponibiliza ainda transporte para os alunos que se inscreveram na iniciativa de forma particular, até à capacidade máxima de lotação do autocarro.

A Universidade Júnior, organizada pela Reitoria da Universidade do Porto, tem como principal finalidade a promoção do gosto pelo conhecimento e o despertar de potencialidades e abrange áreas tão diversificadas como as ciências, as tecnologias, as humanidades, as artes e o desporto, tentando apoiar o processo de escolha vocacional que os estudantes terão de fazer ao longo do seu percurso escolar. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer as Faculdades da Universidade do Porto e vários centros de investigação, podendo aí desenvolver e trabalhar em pequenos projetos que os introduzirão ao trabalho académico.

O programa da Universidade Júnior do Porto é, a nível nacional, o maior no que concerne à iniciação de jovens ao ambiente universitário e um exemplo de articulação entre o ensino superior e o ensino básico e secundário.