Espaço APORMOR: um terço das pastagens do mundo estão a degradar-se diz ONU

Hoje em destaque na rubrica semanal “Espaço APORMOR”, destacamos o resultado de um relatório da ONU, que diz que um terço das pastagens do mundo estão a degradar-se.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, referiu alguns pontos e preocupações relativas a esta temática.

O documento em questão destaca o valor das pastagens para a produção de alimentos, a preservação da biodiversidade e a provisão de serviços ecossistémicos essenciais.

Portugal foi um dos países analisados no relatório, e o projeto da raça bovina Maronesa foi destacado como um exemplo positivo de gestão sustentável de pastagens. O projeto tem contribuído para a preservação da raça, a valorização dos produtos locais e a promoção da agricultura familiar.

O relatório da ONU apela a uma ação urgente para reverter a degradação das pastagens, através da implementação de políticas públicas adequadas, da adoção de práticas agrícolas sustentáveis e da promoção da educação e da sensibilização para a importância das pastagens.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: