Dinastias Moura e Rouxinol na Corrida da Barra de Ouro em Montemor no sábado

Paulo Vacas de Carvalho

É já este sábado, 6 de maio, que tem lugar uma das mais aguardadas corridas do início de época taurina: a corrida da Barra de Ouro, que decorre no âmbito da Feira de Maio, em Montemor-o-Novo.

A partir das 17 horas, a praça de Montemor vai ser palco de um imperdível mano a mano, num duelo inédito entre as dinastias Moura e Rouxinol, numa corrida com os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol, Miguel Moura e Luís Rouxinol Jr.

A Corrida da Barra de Ouro, que está de regresso, vai colocar frente a frente os dois mais antigos grupos de forcados do país, numa corrida de competição: um duelo entre os grupos de Forcados de Santarém, capitaneados por João Grave, e os de Montemor, liderados por António Pena Monteiro. Nesta corrida, vão ser lidados seis toiros da ganadaria Fernandes de Castro.

A promessa de Paulo Vacas de Carvalho, da empresa Montemor é Praça Cheia, responsável pela época tauromáquica da Praça de Touros de Montemor-o-Novo, é de “uma grande tarde de touros”.

A ideia de juntar as famílias Moura e Rouxinol nesta corrida, explica ainda o empresário, tem por base a intenção da criação de espetáculos “interessantes” para o público. “Eu, como empresário e aficionado, tento calçar os sapatos do público. Pôr a família Moura e a família Rouxinol a tourear, em competição, penso que vai ser do agrado do público. Falei com os toureiros, eles aceitaram de imediato e cá estamos no sábado para ver se o espetáculo funciona”, diz ainda.

Esta corrida será abrilhantada pela Banda Carlista. Os bilhetes encontram-se à venda entre as 15 e as 20 horas, na bilheteira da praça (até às 17 horas no dia da corrida).

A entrevista a Paulo Vacas de Carvalho, conduzida por Paulo Canas, para assistir no vídeo abaixo.