“Património, Identidade e Memória: reafirmar a identidade cultural local” é o tema da primeira sessão online “Jornadas do Património”

“Património, Identidade e Memória: reafirmar a identidade cultural local” é o tema da primeira sessão online “Jornadas do Património”, que se realiza na tarde de amanhã, dia 16 de abril, das 14.30 horas às 17.30 horas, com a presença de Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, enquanto oradora.

“O evento é organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Coruche, Grândola, Madeira, Montijo e São João da Madeira e centra-se na importância da preservação do património, da memória e das identidades locais nas localidades, chamando ao diálogo diferentes atores, como instituições públicas, académicos, agentes e decisores políticos, e membros da comunidade”, refere Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.

“A sessão visa debater os papéis cruciais do património, da memória e da identidade na construção da compreensão coletiva do passado, na moldagem do presente e na orientação para o futuro, procurando compreender o impacto destes conceitos não apenas à luz das teorias subjacentes, mas também pela forma como são aplicados em instituições museológicas e pelas autoridades locais”, acrescentou.

Na primeira parte, o programa explora a génese dos conceitos proporcionando uma visão aprofundada da sua origem e evolução. Num segundo momento, discutem-se as práticas e os desafios enfrentados pelas instituições museológicas na preservação e na comunicação do património cultural. Analisa-se, também, a influência das autoridades locais na preservação do património, abordando políticas e projetos que impactam diretamente a identidade cultural de uma comunidade.

Oferta de emprego

Pessoas com licenciatura na área do Jornalismo

Residente no concelho de Elvas ou limítrofe

Com disponibilidade imediata.
Gosto pela comunicação e jornalismo.
Pessoas com dinâmica, ideias e iniciativa.
Gosto por trabalho em rádio.
Carta e viatura.
Vencimento de acordo com experiência.

Local: Elvas
Tipo: Full-time;

Enviar CV pelo email: ofertaempregoalentejo@gmail.com

Montemor-o-Novo Comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Hoje, dia 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O Município de Montemor-o-Novo assinala esta data com a realização de um Peddy Paper pela cidade, no sábado seguinte, dia 20 de abril pelas 15.00 horas.

O início será no posto de turismo e o final no        Centro Interpretativo do Castelo.

Não se trata de uma corrida, mas de um passeio para (re)descobrir o património de uma forma divertida e que contará com a entrega de lembranças no final.

Simulacro de formação pelos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo

No âmbito do Programa de Sensibilização e Formação Escolar foi constituída uma parceria entre o Município de Montemor-o-Novo, nomeadamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Divisão de Educação, Saúde e Ação Social e várias entidades: Bombeiros Voluntários, Agrupamento de Escolas, ACES Alentejo Central e Unidade de Cuidados na Comunidade, com o objetivo de criar uma comunidade escolar mais resiliente e mais capaz de responder a uma emergência/catástrofe.

Aproveitando a interrupção letiva da Pascoa foi possível, durante quatro dias formar 110 funcionários em organização de uma mala de primeiros socorros, suporte básico de vida e manuseamento de extintores.

Ilustradoras portuguesas expõem sobre botânica em Madrid

A exposição “Ellas Ilustran Botánica”, patente no Real Jardim Botânico de Madrid, destaca o trabalho de mulheres ilustradoras de botânica ao longo dos séculos. Esta exposição tem como objetivo reconhecer o trabalho das pioneiras nesta área e apresentar o trabalho das ilustradoras contemporâneas.

As ilustradoras portuguesas selecionadas para representar as ilustradoras contemporâneas, nesta exposição, são Carolina Correia, Catarina França e Rita Cortês, esta última que tem duas ilustrações de espécies no Montado Alentejano.

Tudo para saber sobre este tema no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir, na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Voucher de apoio à família em Montemor-o-Novo

O Município de Montemor-o-Novo, as Juntas de Freguesia do Concelho e a Associação Comercial do Distrito de Évora, no âmbito do Protocolo Local 2024, vão dinamizar a iniciativa Voucher de Apoio à Família – junho.

Esta iniciativa tem como objetivo incentivar as compras no comércio tradicional e ao mesmo tempo apoiar as famílias. Será atribuído um voucher no valor de 10€ a todos os alunos matriculados na rede escolar do concelho, IPSS e Rede Pública, desde a creche até ao 12.º ano.

Poderão ainda ser incluídos nesta ação os alunos residentes no concelho que estudem fora do concelho, devendo os interessados requerer o apoio na Junta de Freguesia da sua área de residência até ao dia 30 de abril de 2024, através da apresentação de comprovativo de matrícula ou declaração de compromisso de honra, conforme modelo disponibilizado na página internet do Município.

GNR de Évora regista onze acidentes de viação este fim-de-semana

O Comando Territorial da GNR de Évora registou entre sexta-feira e domingo, de 12 a 14 de abril, 13 acidentes de viação, sendo seis colisões, cinco despistes e dos atropelamentos dos quais resultaram um ferido grave, três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 28 ocorrências: 14 crimes contra o património, oito crimes contra a vida em sociedade e seis crimes contra as pessoas.

Fora ainda efetuadas oito detenções: sete em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito contraordenacional registaram-se 146 infrações relativas à legislação rodoviária, sete relativas à legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

Feira do Livro de Évora até dia 21 de abril

Participam 14 livrarias independentes de Évora  na Feira do Livro e de outros pontos do país, em conjunto com instituições locais, que trazem à cidade a festa do livro e da literatura numa organização da Câmara Municipal. A inauguração aconteceu na tarde do dia 13 de abril, com o bom tempo a convidar a uma visita ao evento.

Para além da visita aos livreiros, as entidades presentes na abertura assistiram ao espetáculo de Rua “Sorriso”, interpretado pelo Teatro SÓ, cuja interação com a audiência cativou o muito público presente. O Presidente do Município, Carlos Pinto de Sá, aproveitou o início do certame para sublinhar o investimento feito na melhoria desta edição da feira, nomeadamente através da aquisição de novos expositores.

Dentro de uma programação intensa e diversificada, com foco na promoção do livro e da leitura, o autarca eborense destacou as homenagens póstumas ao dramaturgo e ensaísta Luiz Francisco Rebello e ao escritor Luís Carmelo, natural de Évora. Também nascido nesta cidade é o professor António Galopim de Carvalho, que, amanhã mesmo, domingo, apresenta o seu novo livro.

Neste primeiro dia de Feira do Livro, referência para a apresentação do livro “A cultura como enigma”, de Guilherme D’Oliveira Martins, que decorreu no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, e para a conversa com o poeta João Luís Barreto Guimarães, a quem foi atribuído o prémio Pessoa em 2022, que teve lugar na Biblioteca Pública de Évora.

A iniciativa está aberta no horário das 11.00 horas às 20.00 horas, nos dias de semana, e das 10.00 horas às 20.00 horas, aos fins-de-semana.

Promovida pela Câmara Municipal de Évora e realizada no Largo do Conde de Vila Flor, nas imediações do Templo Romano, a Feira tem como parceiros a Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida – página oficial e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Regista-se, também, a colaboração ativa com outras instituições, como o Arquivo Distrital de Évora, o Cendrev – Teatro Garcia de Resende, a Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), a SOIR Joaquim António d’Aguiar, a Sociedade Harmonia Eborense e a Escola de Artes da Universidade de Évora.

Assembleia Municipal Jovem de Évora mostrou valor e motivação

Valor e motivação para solucionar questões de significativo interesse para o Concelho foram algumas das qualidades mais evidenciadas na atuação dos jovens estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Évora que participaram na 1ª sessão da Assembleia Municipal Jovem de Évora, que decorreu na tarde de 10 de abril, no Auditório da CCDRA em Évora.

Tratou-se de uma sessão de trabalho que permitiu aos jovens do secundário conhecer o funcionamento da Assembleia Municipal, expressar preocupações sobre temas ligados à Juventude, Segurança Rodoviária e Melhoria da Rede e Horários dos Autocarros Urbanos, mas também formular propostas de resolução e perceber a situação real de cada assunto, assim como proceder à eleição do 1º e 2º Secretários da Mesa da AMJE.

Vivenciar a “regra da tolerância para com opiniões diferentes e de procurar algo que seja aproveitável dentro das opiniões contrárias” foi uma das lições extraídas da intervenção do Presidente da Assembleia Municipal de Évora, Jorge Araújo, uma vez que “a arte de contrapor argumentos é chave essencial para a vida em sociedade”.

“Ao criar a AME Jovem queremos saber o que vocês pensam e querem para o futuro e, juntando a vossa visão à nossa experiência, podemos fazer algo de importante para a nossa cidade e concelho”, considerou ainda o Presidente da Assembleia Municipal.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, manifestou a sua abertura “para receber ideias para o futuro da nossa cidade”. No decurso dos trabalhos, explicou aos jovens o que tem sido feito pela Autarquia nas áreas abordadas e aquilo que é competência da Administração Central, como é o caso da administração de imóveis devolutos do Estado que poderiam ser recuperados para residências estudantis e até habitação para jovens, tendo a Câmara já feito a inventariação de 34 edifícios, dos quais apenas 8 estão já em recuperação, neste caso pelas Infraestruturas de Portugal.

No que concerne aos circuitos de autocarros urbanos, o autarca explicou que devido ao facto de a concessão ser adjudicada a uma empresa, é sempre necessária uma negociação para qualquer alteração e isso implica custos que nem sempre a Câmara está em condições de assegurar, no entanto pediu que os jovens fizessem propostas concretas para serem analisadas a nível municipal.

O Vereador Alexandre Varela, responsável pelo pelouro da Juventude na Câmara Municipal, participou igualmente na sessão, tendo respondido a algumas questões colocadas pelos jovens.

Nesta sessão foi apresentada uma moção, que mereceu aprovação unânime intitulada: “Moção de Saudação ao 25 de Abril no seu 50º Aniversário”, apresentada pela bancada do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira e um “Voto de Congratulação pela nomeação da eborense Cláudia Reis Duarte como Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais do XXIV Governo Constitucional”, igualmente aprovado por unanimidade.

Perante a natureza tão rica e participada dos trabalhos, o Presidente da Assembleia Municipal sugeriu a realização de uma sessão posterior da AME Jovem para que se possam ainda fechar alguns dos assuntos abordados.

Professor Galopim de Carvalho foi o destaque do dia de ontem na Feira do Livro de Évora

Depois do almoço literário no Monte Alentejano, o dia de ontem  continuou na Biblioteca Pública de Évora com o encontro PALAVRAS, MEMÓRIAS E AFETOS, com o protagonista a ser o professor Galopim De Carvalho, que apresentou a sua última obra, “Ao romper da Aurora”.

Tratou-se de uma seleção de textos sobre a sua profissão e as suas vivências, escritos ao nascer do dia, resultantes de um desafio dos seus mais de 33 mil seguidores no Facebook.

Na apresentação da obra, que contou com sala cheia para ouvir as sempre deliciosas estórias deste Geólogo natural de Évora, estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, Francisco Bilou, técnico municipal e amigo de longa data de Galopim de Carvalho, e o historiador Manuel Branco, a quem coube apresentar o livro.

A tarde contou ainda com “Histórias que nos fazem crescer”, dinamizadas pelas mediadoras de leitura da Biblioteca Municipal de Beja, Luzia Do Rosário, Paula Martins e Rita Moriés, que foram contadas no magnífico cenário do Jardim das Casas Pintadas, na Fundação Eugénio de Almeida.

Seguiu-se a apresentação do livro “Enquanto o fim não vem”, pela autora Mafalda Santos, na Biblioteca Pública, e o dia terminou com a atuação de Boina Cantary, um grupo de intervenção e investigação do Cante Tradicional Alentejano.

A iniciativa está aberta no horário das 11.00 horas às 20.00 horas, nos dias de semana, e das 10.00 horas às 20.00 horas, aos fins-de-semana.

O programa completo e atualizado da Feira do Livro pode ser consultado em www.cm-evora.pt.

Aplicação de produto fitofarmacêutico na cidade de Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vai proceder à aplicação de um produto fitofarmacêutico, “Montana Ascenza” para controlo de infestantes na cidade de Montemor-o-Novo.

Esta aplicação está a ser feita entre as 21.00 horas e as 4.00 horas até 24 de abril. Os locais a intervencionados são o Centro histórico e zona do Cineteatro Curvo Semedo, zona do Largo Calouste Gulbenkian e Mercado Municipal, Rua Poço do Paço, Rua de Lavre e Rua Curvo Semedo e Largo Machado dos Santos.

A necessidade de aplicação deste  produto surge em complemento do controlo mecânico já efetuado, por forma a obter uma maior eficácia no controlo de infestantes.

O produto utilizado (Montana) é um herbicida sistémico. É um herbicida, não residual, de baixa perigosidade para as pessoas, animais e ambiente, com classificação Toxicológica, Ecotoxicológica e Ambiental de ISENTO, de acordo com a ficha técnica e certificado de compatibilidade ambiental do produto.

Assim, informa-se a população em geral, bem como os portadores de animais, que ao circularem pelas áreas tratadas o façam com a devida precaução, respeitando o período de reentrada no local tratado após a aplicação do fitofármaco até à secagem do produto.

Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer alterações por motivos imprevistos.

Caminhada pela saúde quinta-feira em Ciborro

Na próxima quinta-feira, dia 18 de abril pelas 9.30 horas, tem lugar na freguesia de Ciborro uma caminhada pela saúde.

O início e o final será junto à junta de freguesia local.

O Município de Montemor-o-Novo e o Centro de Saúde promovem este ano o ciclo Caminhar Pela Saúde, com caminhadas nas freguesias do concelho.

Pela saúde, pelo bem-estar, vamos caminhar!

Apresentação pública da estratégia ambiental do concelho de Montemor

O serão de 11 de abril, foi passado na Biblioteca Municipal Almeida Faria, onde foi apresentada oficialmente a Estratégia Ambiental (EA) do Município de Montemor-o-Novo. Pensada para todo o território, a EA identifica 16 Objetivos Estratégicos, e surge estruturada em 78 Orientações Estratégicas, organizadas em 14 Linhas de Ação.

A abertura desta sessão de apresentação foi realizada pelo presidente da Câmara, Olímpio Galvão, sendo que depois intervieram o Vereador do pelouro, Henrique Lopes e Miguel Carrelo, da Divisão de Planeamento Urbano e Ambiental do Município. Seguiu-se enquadramento pelo Eng.º Ricardo Silva e pela Eng.ª Filipa Pais.

Orientada em 5 áreas temáticas – Clima, Energia, Biodiversidade, Água e Resíduos – a EA prevê ainda a participação de toda a comunidade, seja local ou científica. Para o efeito, iniciou-se, a 12 de abril, o período de discussão pública, que se estende até ao próximo dia 27 de maio. Importa agora ler o documento e contribuir para a sua melhoria.

Para que  possa participar, deverá redigir um requerimento endereçado ao Presidente da Câmara Municipal (disponível abaixo) e entregá-lo no Serviço de Atendimento do Município (nos dias úteis, entre as 9.00 horas e as 13.00 horas e as 14.00 horas e as 16.00 horas) ou enviá-lo através do e-mail: ambiente@cm-montemornovo.pt.

RESULTADOS 4ª JORNADA DA 2ª FASE DA LIGA DE FUTEBOL DA INATEL DE ÉVORA 2023/24

Este fim-de-semana disputou-se a 4ª Jornada da 2ª Fase da Liga de Futebol da Inatel de Évora, com jogos da Liga Apuramento do Campeão e da Liga Reconhecimento.
Divulgamos os resultados:

Apuramento Campeão Inatel Évora > 4ª jornada
Grupo A
Montoito 3-1 Graça do Divor
Afeiteira 1-0 Bardeiras e Vimieiro

Grupo B
Foros da Fonte Seca 1-1 Cano
Orada 2-3 Brotense

Taça Reconhecimento Inatel Évora
Terrugem 5-2 Barbus/Borba Jovem
S. Domingos 1-0 Perolivense
Descansa: Machedense

Lavre carimba passagem aos quartos de final do Inatel de Santarém


O Lavre deslocou-se este domingo, 14 de abril, ao Campo de Jogos Francisco da Costa Marques Parente, em Vale da Pinta, (Cartaxo), para defrontar o U.D.R. Vale da Pinta, em jogo referente à 6ª e última jornada, da 2ª fase do Campeonato Distrital Inatel Santarém.
Tratava-se de um jogo complicado, com o Lavre a apresentar-se com muitas baixas. O Lavre entrou muito bem no jogo, criando logo duas oportunidades. Durante a 1ª parte o Lavrense ainda dispôs de duas/três chances de marcar, entre elas uma grande penalidade não concretizada. O Vale da Pinta apenas incomodou através do jogo direto e em lances de bola parada. Ao intervalo mantinha-se o nulo no marcador, um resultado penalizador para o Lavre, que esteve por cima do jogo.
O Vale da Pinta fez 4 alterações ao intervalo, mas o Lavre voltou a entrar bem no jogo. Apesar disso, e em consequência de lance infeliz de um defesa do Lavre, o Vale da Pinta chega à vantagem. Aí o Lavre tremeu e demorou cerca de 5 minutos para entrar nos eixos, com o Vale da Pinta a jogar mais com o coração do que com a cabeça, pois para passar tinha de ganhar com 2 golos de diferença. Foi de contra-ataque, que o Lavre repôs a igualdade, através de Isaac. A partir daí o Vale da Pinta baixou os braços, com o Lavre a aproveitar para marcar o segundo golo, através Diguinho. Foi uma vitória justa do Lavre, que peca por escassa, com o Vale da Pinta a bater-se bem, mas a ser insuficiente. O Lavre segue agora para os quartos de final, mas a competição só a regressar daqui a 3 semanas.