“Património, Identidade e Memória: reafirmar a identidade cultural local” é o tema da primeira sessão online “Jornadas do Património”

“Património, Identidade e Memória: reafirmar a identidade cultural local” é o tema da primeira sessão online “Jornadas do Património”, que se realiza na tarde de amanhã, dia 16 de abril, das 14.30 horas às 17.30 horas, com a presença de Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, enquanto oradora.

“O evento é organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Coruche, Grândola, Madeira, Montijo e São João da Madeira e centra-se na importância da preservação do património, da memória e das identidades locais nas localidades, chamando ao diálogo diferentes atores, como instituições públicas, académicos, agentes e decisores políticos, e membros da comunidade”, refere Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche.

“A sessão visa debater os papéis cruciais do património, da memória e da identidade na construção da compreensão coletiva do passado, na moldagem do presente e na orientação para o futuro, procurando compreender o impacto destes conceitos não apenas à luz das teorias subjacentes, mas também pela forma como são aplicados em instituições museológicas e pelas autoridades locais”, acrescentou.

Na primeira parte, o programa explora a génese dos conceitos proporcionando uma visão aprofundada da sua origem e evolução. Num segundo momento, discutem-se as práticas e os desafios enfrentados pelas instituições museológicas na preservação e na comunicação do património cultural. Analisa-se, também, a influência das autoridades locais na preservação do património, abordando políticas e projetos que impactam diretamente a identidade cultural de uma comunidade.