Grupo União Sport está nas meias-finais da Taça “Dinis Vital”

Este domingo, 14 de abril, realizaram-se os Quartos de Final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, com o Grupo União Sport (GUS) a bater o Arcoense por 3-0, realizando um jogo efetuou um jogo competente. Nos outros 3 jogos, o Portel perdeu com o Sporting de Viana por 0-1, o Redondense ganhou por 2-0 em casa com o Lusitano de Évora “B”, e o Estrela de Vendas Novas perdeu por 3-0, em Évora, diante dos Canaviais. Deste modo, nas meias-finais, que têm lugar a 25 de abril, o Sporting de Viana Alentejo recebe o Canaviais e o Grupo União Sport desloca-se ao terreno do Redondense.

No que diz respeito à partida que a RNA acompanhou com relato e que colocou frente a frente o União e o Arcoense, por parte da formação treinada por Fábio Neves, em relação ao 11 titular utilizado na jornada passada, houve 5 alterações, com Willian Paes lesionado, ele que era o guarda-redes utilizado na Taça, a ser substituído por Nuno Brás. Saudou-se também o regresso de Miguel Mangerico, que saltou diretamente para o jogo, somando os primeiros minutos da época. Entrando também para o 11 inicial Ulisses, Ruben Varela e Gonçalo Catalão. O Arcoense entrou melhor no desafio e teve a primeira grande oportunidade do jogo, aos 5 minutos, com Pardana a rematar ao poste. O Arcoense continuava a sair muito bem nas jogadas de ataque e colocava em sentido a equipa da casa, enquanto que o União teve dupla contrariedade, aos 18 minutos, sendo forçado a duas alterações, com Wesley e Guilherme Francisco, a renderem os lesionados Rúben Varela e Ulissses Santos. O jogo estava dividido, quando o União teve boa chance de inaugurar o marcador, com Catalão a tentar um pontapé de bicicleta, quando podia ter simplificado a jogada. O nulo mantinha-se no marcador, mas não era por falta de oportunidades. Aos 30 minutos, após excelente cruzamento largo de Odilon Jr, Marco Oliveira rematou de primeira para o 1-0. Pouco depois, Gonçalo Catalão atira um autêntico míssil, mas o guardião dos Arcos, Filipe Garcia, teve uma bela intervenção. A partir daí o União assentou e controlou mais o seu jogo. Ainda antes do final da 1ª parte, o União esteve perto de ampliar a vantagem, mas o intervalo chegou com o União a vencer por 1-0, depois de uma boa 1ª parte, num jogo de parada e resposta, com boa réplica do Arcoense.
A 2ª parte iniciou sem alterações em ambos os conjuntos. O União chegaria ao 2-0, aos 57 minutos, com Roberto Carlos a cruzar para Bruno Machado faturar. Um minuto depois, concretizou-se a primeira substituição no Arcoense, que já estava preparada ainda antes do segundo golo do União, com o guineense Seco Sila a entrar para o lugar de João Boto. O Arcos esteve então perto de reduzir, com duas boas oportunidades. Aos 65 minutos, no União, Miguel Mangerico, após a primeira aparição a titular, e depois de muitos meses de ausência por recuperação, seria substituído por Pedro Reis. A perder por 2-0, a equipa do Arcos fez nova alteração, com Eduardo Sadio a entrar para o lugar Rodrigues. O União estava mais perto do 3-0, do que o Arcoense de reduzir, e por isso foi com naturalidade que o União chegou ao 3º golo, com Capela a marcar, após jogada de Pedro Reis e um primeiro remate de Catalão. Aos 92 minutos, o União jogava a seu belo prazer, quando Fábio Neves efetua tripla alteração com Gil Tomás, Tomás Silva e Preciado a renderem Roberto Carlos, Capela e Machado. Simultaneamente, no Arcoense, houve 4 substituições, com Mileu, Pucarinhas, Ferrão e Ferreira a entraram para as saídas de Margalho, Pernas, Araújo e Rafael Batista. O Arcoense esteve outra vez perto de marcar, através de um grande pontapé à trave unionista, mas o resultado já não teria alterações.
O desafio terminaria com a vitória do GUS que, apesar das inúmeras lesões, venceu de forma justa, carimbando a passagem para as meias-finais da Taça, onde vai jogar com Redondense.

Quartos Final Taça Distrito de Évora > 14 de abril> 16h00
Portel 0-1 Sc Viana Alentejo
Gdr Canaviais 3-0 Estrela Fc (18h)
Redondense Fc 2-0 Lusitano Évora Clube “B”
Grupo União Sport 3-0 Sc Arcoense

Meias Finais – 25 abril
Redondense Fc – Gr. União Sport
Sc Viana Alentejo x Gdr Canaviais ou Estrela Fc

«Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube» campanha do IPDJ

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou em outubro de 2023, a campanha «Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube», tendo em vista a promoção e incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto, tornando o meio mais equitativo em termos de género.

Esta campanha foi concebida para ser direcionada às alunas do ensino secundário, valorizando a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo».

Desta forma, o IPDJ pretende demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível, bem como contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matéria de liderança no desporto.

Esta iniciativa está de acordo com as recomendações do Grupo de Trabalho Para a Igualdade de Género no Desporto, que no seu relatório final referiu esta como uma das áreas prioritárias de intervenção, apontando para a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva.

A campanha foi produzida em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores, a Direção Regional de Educação e Administração Educativa dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira.

Assim, a próxima sessão desta iniciativa irá decorrer no próximo dia 15 de abril às 10.30 horas, na Escola Secundária Diogo de Gouveia em Beja.

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Mora

No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução do Cravos, o 25 de abril de 1974, o Município de Mora preparou um programa cultural e desportivo que, acima de tudo, pretende envolver a população de todas as freguesias do Concelho.

Estafeta da Liberdade, Exposições, Passeio de Cicloturismo, Caminhadas, Hastear de Bandeiras, Lançamento de Livro, Concerto “Zeca Sempre”, entre outras iniciativas.

Aquisição de carrinha Apoio ao Centro Paroquial de Arraiolos

O Município de Arraiolos, considerando a importância de melhorar a qualidade da prestação dos serviços, na valência do transporte dos utentes do Centro de Dia, estabeleceu um protocolo com o Centro Social e Paroquial de Arraiolos, atribuindo um subsidio no valor de 33 925,90 €, para aquisição de uma viatura destinada a essa atividade.

O ato de entrega da viatura e a assinatura final do referido protocolo pela Sra. Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos e pela Sra. Secretária da Direção do Centro Social e Paroquial de Arraiolos teve lugar no passado dia 5 de Abril de 2024.

Esta ação insere-se na política de apoio social da Câmara Municipal de Arraiolos às associações do concelho.

Teatro às Três Pancadas em abril no Teatro Garcia de Resende em Évora

Em abril estão confirmadas seis apresentações de Teatro às Três Pancadas, após a estreia e muitas sessões esgotadas no mês passado na Sala Principal do Teatro Garcia de Resende.

Inserido na programação da Feira do Livro de Évora 2024, o espetáculo será apresentado em algumas das freguesias rurais do concelho e no próprio espaço da Feira do Livro. Assim, no dia 16 terá lugar na Azaruja, no dia 17 em S. Manços, um dia depois é a vez de Nossa Senhora de Machede e no dia 19 em S. Sebastião da Giesteira, sempre às 15h00 (exceção feita no dia 18, que será uma hora mais cedo).

A última apresentação terá lugar no dia 21, às 18h30 nas Casas Pintadas da Fundação Eugénio de Almeida.

“Teatro às Três Pancadas” é um original de António Torrado, com encenação de Jorge Baião e interpretação de Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa. Deste livro, incluído no Plano Nacional de Leitura, são apresentadas três peças: “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono”. Segundo António Torrado, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais.

Em “Teatro às Três Pancadas” uma trupe de saltimbancos caminha de terra em terra para apresentar o seu espetáculo, onde a música transforma o caminho em festa. Na carroça que puxam, transportam um mundo imaginário, onde não faltam reis, piratas, ilhas, guardas, palácios, magos, cortesãos, mendigos, camponeses… e “o prazer irresistível de inventar o Teatro”.

Entramos assim no mundo da imaginação como se entra num sonho que nos leva a um universo transformador e que nos permite ser o que quisermos. É nesse universo de transformação que vivem as personagens destas histórias, cujas aventuras pretendem cativar tanto crianças e jovens como os adultos.

Feira de Inspiração Renascentista terá “maior edição de sempre” 

Já encerraram as inscrições para a III Feira de Inspiração Renascentista, que promete animar a zona do Castelo de Vila Viçosa, entre 31 de maio e 2 de junho, ainda que, inicialmente, o prazo só terminasse no final deste mês de abril.

Com a certeza que esta será “a maior edição” de sempre do evento, com mais de 40 participantes, em termos de stands e tasquinhas, garante o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, esta feira “marca já o calendário” de eventos da região.

“Temos um número muito elevado de inscrições e tivemos de avançar com o encerramento das inscrições, previsto para mais tarde. Tivemos que proceder a esta alteração, que já foi aprovada em reunião de Câmara”, explica Tiago Salgueiro.

Com uma “afluência muito significativa”, não só de participantes locais, mas a nível nacional e até internacional, o vice-presidente não tem dúvidas de que o evento tem tido uma “grande projeção”.

“O Castelo de Vila Viçosa também é um espaço muito interessante para este tipo de iniciativas e nós queremos valorizar o nosso património edificado, sempre em parceria com a Fundação da Casa de Bragança”, remata Tiago Salgueiro.

Fazendo Vila Viçosa regressar à época do Renascimento, o evento promete atrair, uma vez mais, muitos visitantes até ao castelo e ao concelho, de 31 de maio a 2 de junho.

Município investe 300 mil euros para melhorar a Zona Industrial da Adua

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

CPCJ de Mora foi inaugurada esta quarta-feira (c/fotos)

CPCJ de Mora foi inaugurada esta quarta-feira

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Últimas Notícias

Leia mais artigos

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Diversos

Leia mais artigos

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

CPCJ de Mora foi inaugurada esta quarta-feira (c/fotos)

CPCJ de Mora foi inaugurada esta quarta-feira

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

ULS do Alentejo Central promove as I Jornadas Internacionais de Enfermagem

ULS do Alentejo Central promove as I Jornadas Internacionais de Enfermagem

Desporto

Leia mais artigos

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Foto Reportagem

Leia mais artigos

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Podcast e Programas

Mais Vídeos

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Agenda

Leia mais artigos

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

Consulta adolescente todas as sextas-feiras no centro juvenil de Montemor

CPCJ de Mora foi inaugurada esta quarta-feira (c/fotos)

CPCJ de Mora foi inaugurada esta quarta-feira

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

Sessões de cinema com o filme “Desculpa” nas escolas de Coruche

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

A Companhia Clara Andermatt apresenta “Muda” no Cineteatro Curvo Semedo

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

Na rúbrica “À conversa com o comércio local”, hoje em destaque temos a loja “Vice-versa”

ULS do Alentejo Central promove as I Jornadas Internacionais de Enfermagem

ULS do Alentejo Central promove as I Jornadas Internacionais de Enfermagem