Teatro às Três Pancadas em abril no Teatro Garcia de Resende em Évora

Em abril estão confirmadas seis apresentações de Teatro às Três Pancadas, após a estreia e muitas sessões esgotadas no mês passado na Sala Principal do Teatro Garcia de Resende.

Inserido na programação da Feira do Livro de Évora 2024, o espetáculo será apresentado em algumas das freguesias rurais do concelho e no próprio espaço da Feira do Livro. Assim, no dia 16 terá lugar na Azaruja, no dia 17 em S. Manços, um dia depois é a vez de Nossa Senhora de Machede e no dia 19 em S. Sebastião da Giesteira, sempre às 15h00 (exceção feita no dia 18, que será uma hora mais cedo).

A última apresentação terá lugar no dia 21, às 18h30 nas Casas Pintadas da Fundação Eugénio de Almeida.

“Teatro às Três Pancadas” é um original de António Torrado, com encenação de Jorge Baião e interpretação de Beatriz Sousa, Fabrisio Canifa, Ivo Luz, Luís Bonito e Maria Marrafa. Deste livro, incluído no Plano Nacional de Leitura, são apresentadas três peças: “Serafim e Malacueco na Corte do Rei Escama”, “As Três Abóboras” e “Os Quatro Pés do Trono”. Segundo António Torrado, estas peças foram inspiradas em histórias tradicionais e contos que, adaptados pelo próprio, desencadearam a sua transformação em obras teatrais.

Em “Teatro às Três Pancadas” uma trupe de saltimbancos caminha de terra em terra para apresentar o seu espetáculo, onde a música transforma o caminho em festa. Na carroça que puxam, transportam um mundo imaginário, onde não faltam reis, piratas, ilhas, guardas, palácios, magos, cortesãos, mendigos, camponeses… e “o prazer irresistível de inventar o Teatro”.

Entramos assim no mundo da imaginação como se entra num sonho que nos leva a um universo transformador e que nos permite ser o que quisermos. É nesse universo de transformação que vivem as personagens destas histórias, cujas aventuras pretendem cativar tanto crianças e jovens como os adultos.