Passeio de cicloturismo assinala 50 anos do 25 de abril

No âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de abril, a Câmara Municipal de Mora, em parceria com o Grupo Pedais do Raia, promove no dia 14 de abril um passeio de cicloturismo.

A iniciativa está aberta a participantes a partir dos 16 anos, mediante inscrição no site da Câmara Municipal de Mora e pretende percorrer as quatro freguesias do concelho em bicicleta, num total de aproximadamente 82 km.

O passeio tem início pelas 10.00 horas, junto ao Agrupamento de Escolas de Mora e termina no mesmo local, conforme mapa do percurso.

O trajeto será acompanhado pela Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Mora.

Os participantes têm de respeitar as regras de trânsito e seguir as indicações das forças de segurança.

No final realiza-se um lanche convívio.

Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor encerra Festa do Teatro 2024

Terminou oficialmente a Festa do Teatro 2024. Entre 2 de março e 6 de abril, cerca de 20 espetáculos entraram em cena em Montemor-o-Novo e nas freguesias do concelho, juntando-se a eles workshops e lançamentos de obras publicadas.

No último dia de Festa do Teatro, foram apresentadas duas peças. Durante a tarde desse sábado, São Cristóvão, no Largo 25 de Abril, acolheu ‘A_Massa’, divertida peça da A Algures. Risos e alegria não faltaram entre o público.

Já no Cineteatro Curvo Semedo, às 21h30, coube ao Grupo de Artes de Palco, da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor, encerrar a edição de 2024 da Festa do Teatro. Em palco: ‘Ninguém Tem Mão Neste Sermão’, peça que parte da obra ‘Sermão de Santo António aos Peixes’, do Padre António Vieira, com um cunho bastante característico do Grupo de Artes montemorense. O Vereador Henrique Lopes marcou presença, em representação do Município de Montemor-o-Novo.

Em suma, a Festa do Teatro 2024, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo em parceria com várias associações culturais e artísticas locais, foi um enorme sucesso. Entre as propostas compostas pelos vários géneros da representação, para público geral, escolar e institucional, não houve em Montemor-o-Novo quem ficasse indiferente a esta Festa.

Equimor realiza VII Raid Internacional na Herdade dos Hospitais

Realizou-se, entre os dias 5 e 7 de abril de 2024, na Herdade dos Hospitais, em Montemor-o-Novo, o VII Raid Internacional da Escola de Equitação Equimor, correspondente à categoria CEI3*.

A prova contou com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras e reuniu mais de 50 participantes de nove nacionalidades em diversas distâncias: 160km (Campeonato Nacional), 140km, 120km, 80km e 40km.

A prova do Campeonato Nacional foi realizada no dia de sábado, culminando na vitória de Rui Lanternas, agora bicampeão nacional, com o cavalo Triden Peu. Por sua vez, o dia de domingo foi encabeçado pela prova da categoria CEI2* 120km.

Na entrega de prémios, para além de representantes da Equimor e dos juízes da prova, participou o Vereador António Pinto Xavier, representando o Município de Montemor-o-Novo.

Projeto “Refeitório Aberto” em Coruche com atualização de preço

O projeto “Refeitório Aberto”, que abre as portas do refeitório a pais e encarregados de educação para que possam almoçar quatro vezes por ano no refeitório escolar, duas vezes por cada semestre letivo, viu atualizado o preço da refeição para 3,25 euros.

As senhas de refeição devem ser compradas previamente no Balcão Único do Município ou na Delegação da Câmara Municipal no Couço.

Promovido pelo Município de Coruche, o projeto incentiva hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e combate a obesidade infantil, incutindo valores e fomentando uma atitude consciente, crítica e responsável face à alimentação e à vida em sociedade.

Aniversário do PCP e 50 anos do 25 de abril de 1974 assinalados domingo em Grândola

Para comemorar aniversário do PCP e os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Direção Regional do Alentejo do PCP organiza no próximo domingo, dia 14 de abril, o “Almoço Alentejo”, nos Pavilhões da Feira, em Grândola, pelas 13 horas.

O “Almoço Alentejo”, como é conhecido, é uma iniciativa anual do PCP, realizada habitualmente por ocasião da passagem do Aniversário do PCP (6 de março), e que reúne sempre várias centenas de militantes e amigos do PCP vindos das quatro Organizações Regionais do Partido no Alentejo (Beja, Évora, Litoral Alentejano e Portalegre).

No ano em que se assinalam o 50º Aniversário da Revolução do 25 de Abril, o Almoço Alentejo deste ano assumirá os contornos de uma grande e simbólica comemoração da Revolução portuguesa, aberta à participação de todos os democratas que a ela se quiserem associar, sendo essa a razão da sua realização em Grândola, localidade plena de ligação ao 25 de Abril.

O Almoço Alentejo contará com a participação e intervenção do Secretário-Geral do PCP, Paulo Raimundo, bem como de João Oliveira, 1º Candidato da CDU ao Parlamento Europeu.

Todos aqueles que desejarem participar podem realizar a sua inscrição pelo email: regiao.alentejo@pcp.pt ou pelos telefones: 966180636 (Distrito de Portalegre); 915596870 (Litoral Alentejano); 917143837 (Distrito de Beja); 963449135 (Distrito de Évora).

Espectativas das funções do novo Ministro da agricultura no “Espaço APORMOR”

No “Espaço APORMOR” de hoje fala-se sobre espectativas das funções do novo Ministro da agricultura.

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR (Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo), tem mostrado ao longo dos últimos meses a sua preocupação em relação á agricultura.

Esta semana questionado pela RNA, sobre o que espera das funções de José Manuel Fernandes, novo Ministro da Agricultura e Pesca, respondeu que: “Para mim e para quase toda a gente foi um surpresa, é uma pessoa que está desde 2009 em Bruxelas, tem tido uma atividade muito intensa, até se diz que é o quarto Euro Deputado com mais trabalho no parlamento Europeu” […] “não é agricultor mas é uma pessoa muito conhecedora e portanto acho uma surpresa muito agradável”

“Grande parte dos destinos e dos desafios que se põem à agricultura vão ser agora traçados em Bruxelas, em Portugal viemos de um período em que a agricultura de maneira nenhuma foi algo de muito estratégico para o anterior governo, e agora pensamos que a agricultura voltou a estar na ordem do dia”, acrescentou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

III Simpósio Fluviário de Mora e entrega do prémio Fluviário 2023 Jovem Cientista do Ano

Decorreu, dia 6 de abril, o III Simpósio Fluviário de Mora no qual foi dado destaque às “Alterações climáticas, Escassez Hídrica, e os seus impactos nos ecossistemas aquáticos”.

A abertura ficou a cargo do Vereador António Ferreira, da Câmara Municipal de Mora, Prof. Doutor Pedro R. Almeida, da Universidade de Évora /MARE e da Dra. Luísa Sousa, do Fluviário de Mora.

Integrado neste III Simpósio decorreu, também, a entrega do “Prémio Fluviário 2023 – Jovem Cientista do Ano” a  Isabel Silva, investigadora do MicroResist Lab do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet, com o artigo “Microplastics accumulate priority antibiotic-resistant pathogens: Evidence from the riverine plastisphere“, em que sugere que os microplásticos acumulam mais bactérias resistentes a antibióticos do que substratos naturais, como a areia, em sistemas aquáticos (rios).

O prémio foi entregue por Hugo Carreiras, Vice-Presidente, da Câmara Municipal de Mora, Jorge Branco, da Caixa de Crédito Agrícola e o Prof. Doutor Pedro R. Almeida, da Universidade de Évora /MARE.

Esta foi a décima quarta edição deste prémio, que pretende distinguir um aluno (PhD, MSc, Lic.) que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo (revista SCI), no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios).

A organização do III Simpósio Fluviário de Mora ficou a cargo do Fluviário de Mora, Município de Mora, MARE-UÉvora e ARNET.

Abertura de discussão pública – proposta da Estratégia Municipal Ambiental de Montemor-o-Novo

A proposta da Estratégia Municipal Ambiental (EA) de Montemor-o-Novo, bem como a abertura de discussão pública que se realiza pelo prazo de 30 dias úteis, a contar após a apresentação pública da Estratégia Ambiental, foi aprovada na Reunião de Câmara de 3 de abril de 2024.

Após esta primeira etapa, o Município convida toda a população a assistir à apresentação pública da proposta de Estratégia Municipal Ambiental de Montemor-o-Novo, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, na próxima quinta-feira, dia 11 de abril, pelas 21.00 horas.

Pretende-se que a Estratégia Municipal Ambiental (EA) venha a ter um papel de relevo, muito para além da esfera de atuação dos órgãos autárquicos.

Vila Viçosa celebra Dia Mundial da Saúde com atividade intergeracional

O Município de Vila Viçosa promove esta quarta-feira, 10 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado no passado domingo, dia 7, uma atividade intergeracional, no Campo de Jogos João Figueiredo.

A iniciativa, que inclui várias atividades e com a qual se pretende promover a atividade física, é, segundo explica a vereadora Mónica Lobo, desenvolvida em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade. “Vamos ter várias atividades, entre as 10 e as 12 horas, como atividades físicas, através de jogos e dinâmicas, e algumas atividades intergeracionais”, começa por explicar.

Para esta iniciativa, a autarquia convidou “as escolas, as IPSS locais, como a UNITATE, a Universidade Sénior, e toda a comunidade”, para que se possa, por um lado, comemorar o dia e, ao mesmo tempo, “falar-se um pouco sobre a importância da saúde e de se prevenir alguns comportamentos de risco”.

Lembrando a importância de se promover os jogos tradicionais, hoje em dia mais esquecidos, e a necessidade de afastar os mais novos dos ecrãs e das redes sociais, a vereadora explica ainda que parte das atividades programadas é destinada a crianças desde a creche ao primeiro ciclo.

“Vamos Falar de Turismo… Cultural” amanhã em Montemor-o-Novo

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Município de Viana entrega prémios de mérito

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo realiza dia 25 de outubro, no Cineteatro Vianense, a cerimónia

Últimas Notícias

Leia mais artigos

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Diversos

Leia mais artigos

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Município de Viana entrega prémios de mérito

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo realiza dia 25 de outubro, no Cineteatro Vianense, a cerimónia

ERT apresenta iniciativas de Cante Alentejano na Casa do Alentejo

No dia 27 de novembro de 2014, o Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação,

Desporto

Leia mais artigos

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Município de Viana entrega prémios de mérito

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo realiza dia 25 de outubro, no Cineteatro Vianense, a cerimónia

Foto Reportagem

Leia mais artigos

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Município de Viana entrega prémios de mérito

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo realiza dia 25 de outubro, no Cineteatro Vianense, a cerimónia

Podcast e Programas

Mais Vídeos

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Agenda

Leia mais artigos

Séniores de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e o Fluviário

No dia 17 de outubro, séniores do Município de Santiago do Cacém visitaram o Museu do Megalitismo e

SMEA inaugurou exposição “Dia do Agricultor” no Mercado Municipal de Montemor

O Mês da Alimentação, promovido pela SMEA – Estratégia Alimentar no âmbito do programa “Ao Sabor das Estações

Oficina de Marionetas de Esponja a decorrer na Oficina da Criança de Montemor

Até ao dia 28 de novembro, tem lugar na Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, entre as 14.00 horas

Município de Viana entrega prémios de mérito

O Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo realiza dia 25 de outubro, no Cineteatro Vianense, a cerimónia

ERT apresenta iniciativas de Cante Alentejano na Casa do Alentejo

No dia 27 de novembro de 2014, o Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação,

Estafeta da Liberdade deu o mote às comemorações dos 50 anos do 25 de abril em Mora

A Estafeta da Liberdade deu o mote no sábado às comemorações dos 50 anos do 25 de abril no Concelho de Mora. A prova, que contou com a participação de dezenas de atletas, partiu da freguesia de Pavia e percorreu algumas das ruas das quatro freguesias e da localidade de Malarranha, finalizando na freguesia de Brotas, a estafeta decorreu num ambiente de festa e confraternização.

Com a organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Mora, este evento teve como objetivo reativar uma das atividades desportivas com grande impacto no Concelho nas comemorações do 25 de Abril, bem como relembrar a importância da Revolução dos Cravos, celebrando a liberdade e a democracia.

Outras iniciativas estão programadas para os próximos dias, no âmbito das comemorações do meio século do 25 de Abril no Concelho de Mora. Destaque para esta semana: Dia 12, sexta-feira, pelas 21h a inauguração da exposição “Pintar Abril”, na sala de atividades do Museu Interativo do Megalitismo de Mora, resultado dos trabalhos feitos pelas mãos de alguns alunos alunos do Agrupamento de Escolas de Mora e Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Mora, seguindo-se no mesmo espaço, a Tertúlia “Conhecer e Refletir Sobre o Passado Para Construir o Futuro”. Dia 14, domingo, decorre no Concelho o Passeio de Cicloturismo, que à imagem da Estafeta da Liberdade, irá percorrer algumas das ruas das quatro freguesias e a localidade de Malarranha.

A entrada em todas as iniciativas é gratuita. A Câmara Municipal de Mora convida toda a população a participar nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Município de Montemor-o-Novo e o ACM Atlético Clube assinaram contrato programa

A 4 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, foi assinado contrato programa para a época 2023/2024, entre o Município de Montemor-o-Novo e o ACM Atlético Clube de Montemor-o-Novo no valor de 30 mil euros.

O Município considera que o acesso e a prática desportiva é um direito fundamental de todos os cidadãos, tal como reconhece que a atividade desportiva desenvolvida pelo ACM se configura como um importante contributo para dinâmica desportiva do concelho de Montemor-o-Novo, contributo esse considerado essencial para um saudável desenvolvimento da comunidade montemorense e, em particular, das camadas jovens.

O executivo municipal, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, assinou o Contrato Programa para a época 2023/2024, com o ACM, onde se sistematiza os apoios num documento único, definindo-se os direitos e obrigações das partes outorgantes.

Comunidade de Leitores com a obra “Anatomia dos Mártires”

No dia 4 de abril decorreu mais uma sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

A sessão abriu o Ciclo Leituras de Abril com a obra “Anatomia dos Mártires”, de João Tordo. O autor cruza a história com a ficção num romance em torno de um jovem jornalista que redige um artigo onde aborda a vida e a morte de Catarina Eufémia, uma trabalhadora agrícola de Baleizão assassinada pelo tenente Carrajola com três tiros nas costas, durante uma greve de trabalhadoras assalariadas, em 1954.

Não perca a próxima sessão no dia 2 de maio, com comentários à obra “Amália – Ditadura e Revolução”, de Miguel Carvalho.

Montemor-o-Novo tem um novo roteiro pelo coração da cidade

Montemor-o-Novo tem um novo roteiro pelo coração da cidade, o Centro Histórico. Como forma de comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos (28 de março), foi inaugurado na manhã de sábado, dia 6 de abril, o Roteiro ‘Selfiespot’.

Neste roteiro, os participantes são convidados a explorar o Centro Histórico montemorense e a conhecer o seu património histórico, bem como as potencialidades turísticas da cidade. No roteiro, este cruzamento é feito com o recurso às ‘selfies’, que dão certezas de que Montemor-o-Novo é um local bem “instagramável”.

A inauguração do Roteiro ‘Selfiespot’ contou com a presença de técnicos do serviço de Turismo do Município de Montemor-o-Novo e com o enquadramento da historiadora Filomena Caetano. O executivo do Município fez-se representar pelo Vereador com o pelouro do Turismo, António Pinto Xavier.

Há que referir ainda que, a partir de agora, poderá fazer o Roteiro ‘Selfiespot’ de forma livre, após recolher o mapa do roteiro no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo. Depois, pode fazer o percurso, tirar as suas próprias ‘selfies’ pelo Centro Histórico e identificar o Município de Montemor-o-Novo nos seus posts.

Cineclube apresenta “Primeira Obra” um filme de Rio Simões

O Cineclube apresenta “Primeira Obra” um filme de Rio Simões. Será  na próxima quinta-feira, dia 11 de Abril, pelas 21.30 horas no Cine-Teatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo.

A sessão contará com a presença do realizador.

Apresentado pela primeira vez no Festival IndieLisboa 2023, “Primeira Obra” é uma ficção semi-autobiográfica escrita por Sabrina D. Marques, a partir de uma ideia de Rui Simões, onde a realidade e a ficção se cruzam.

Produzido pela Real Ficção, o filme segue a história de Michel, um jovem estudante luso-descendente que investiga o cinema português da Revolução que ficou por cumprir, partindo do documentário “Bom Povo Português”, um dos primeiros filmes de Rui Simões, para traçar paralelismos com a contemporaneidade.

Rui Simões é uma referência no documentário português, conhecido pelas obras políticas e sociais como “Deus, Pátria, Autoridade” (1975), “Bom povo português” (1980), “Ilha da Cova da Moura” (2010), “Guerra ou Paz” (2014) ou “Alto Bairro” (2014).

“Bom Povo Português”, que ilustra a situação social e política de Portugal durante o PREC, é provavelmente o seu filme mais conhecido e estudado. Através de imagens de arquivo e num registo poético somos guiados por uma voz, a de José Mário Branco, que nos narra em off um texto de Teresa Sá.

“O filme mexe com toda a gente, é muito crítico em relação à história do 25 de Abril [de 1974], a todos os partidos políticos e forças policiais. Embora seja o retrato da revolução e hoje considerado o grande filme da revolução, na altura foi muito mal interpretado pelos senhores do poder, fossem eles de esquerda ou de direita. Acabo por ser penalizado e durante aqueles 20 anos acabei por não conseguir apoio nenhum para nenhum tipo de filme, nem documentário nem ficção. Foi um castigo violento, muito forte”, lembra o realizador.

Serviço Municipal da Proteção Civil de Montemor-o-Novo Participou em exercício de preparação e dinamização de Necrotério Provisório

O Serviço Municipal da Proteção Civil de Montemor-o-Novo Participou no passado dia 22 de março no exercício de preparação e dinamização de Necrotério Provisório (NecPro), para testar a capacidade de resposta perante a ocorrência de uma catástrofe de onde possam resultar várias vítimas mortais.

Os NecPro são locais, de preferência edificados, onde irão decorrer as tarefas de autópsias propriamente ditas, tarefas estas que incluem não só o exame médico-legal das vítimas, mas também a investigação criminal subsequente. Toda a logística de montagem do espaço cabe aos Serviços Municipais de Proteção Civil.

1º Encontro Regional do Alentejo dos Serviços Municipais de Proteção Civil em Évora

No próximo dia 11 de abril realiza-se o 1º Encontro Regional do Alentejo dos Serviços Municipais de Proteção Civil, na Universidade de Évora, numa organização do Comando Regional do Alentejo da  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Nos termos da Lei, os municípios são dotados de um Serviço  Municipal de Proteção Civil (SMPC) responsável pela prossecução das atividades de proteção civil no âmbito municipal.

Os Serviços Municipais de Proteção Civil constituem-se assim como a base do Sistema de Proteção Civil, com um vasto conjunto de competências atribuídas e inúmeras intervenções nas operações de proteção e socorro, em benefício dos cidadãos, do património e do ambiente.

Este Encontro tem como principal objetivo conhecer publicamente as boas práticas promovidas por estes Serviços, em particular na região do Alentejo, para desta forma partilhar e disseminar conhecimentos, competências e experiências.

Neste 1º Encontro serão debatidos dois temas essenciais na atividade dos Serviços Municipais de Proteção Civil e no contexto da proteção civil, como são a sustentação logística das operações e o planeamento e apoio às operações.

Este evento conta com o apoio da CCDR Alentejo e das Comunidades Intermunicipais do Alentejo (CIM Alentejo Central, CIM Alentejo Litoral, CIM Alto Alentejo e CIM Baixo Alentejo), para além das instituições de ensino superior, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre e Instituto Politécnico de Beja.