1º Encontro Regional do Alentejo dos Serviços Municipais de Proteção Civil em Évora

No próximo dia 11 de abril realiza-se o 1º Encontro Regional do Alentejo dos Serviços Municipais de Proteção Civil, na Universidade de Évora, numa organização do Comando Regional do Alentejo da  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Nos termos da Lei, os municípios são dotados de um Serviço  Municipal de Proteção Civil (SMPC) responsável pela prossecução das atividades de proteção civil no âmbito municipal.

Os Serviços Municipais de Proteção Civil constituem-se assim como a base do Sistema de Proteção Civil, com um vasto conjunto de competências atribuídas e inúmeras intervenções nas operações de proteção e socorro, em benefício dos cidadãos, do património e do ambiente.

Este Encontro tem como principal objetivo conhecer publicamente as boas práticas promovidas por estes Serviços, em particular na região do Alentejo, para desta forma partilhar e disseminar conhecimentos, competências e experiências.

Neste 1º Encontro serão debatidos dois temas essenciais na atividade dos Serviços Municipais de Proteção Civil e no contexto da proteção civil, como são a sustentação logística das operações e o planeamento e apoio às operações.

Este evento conta com o apoio da CCDR Alentejo e das Comunidades Intermunicipais do Alentejo (CIM Alentejo Central, CIM Alentejo Litoral, CIM Alto Alentejo e CIM Baixo Alentejo), para além das instituições de ensino superior, Universidade de Évora, Instituto Politécnico de Portalegre e Instituto Politécnico de Beja.