GUS ganha ao Lusitano “B” e Escouralense carimba apuramento para 2.ª fase

Este domingo, 24 de março, com os jogos a serem disputados a partir das 16h00, jogou-se a 17ª jornada da Liga Elite e a 16ª jornada da Liga AFE.
Na Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se a Évora, onde na Academia Lusitano Ginásio Clube bateu por 2-3 o Lusitano de Évora B, com o golo que significou 3 pontos a surgir já em tempo de descontos.
No Grupo B da Liga AFE, na 16ª jornada, destaque para o Escouralense que, ao ganhar por 5-2 ao Santana do Campo, garantiu o apuramento para a 2.ª fase do campeonato. De resto, houve 2 derbys do concelho de Montemor, com Valenças a perder em casa com o Foros de Vale de Figueira por 0-4 e o Fazendas do Cortiço a ser derrotado em Cabrela por 5-3. Já o Cortiçadas de Lavre deslocou-se ao terreno do S. Pedrense onde perdeu por 2-1.
Na partida que a RNA acompanhou com relato, o União apresentou-se esta semana diante do Lusitano “B”, com um plantel com mais soluções e alguns regressos à convocatória, destacando-se Gonçalo Catalão, que voltou de lesão diretamente para o 11 inicial. O GUS entrou a todo o vapor e, no espaço de 2 minutos, desperdiçou duas grandes oportunidades na cara do golo, mas Bruno Machado não conseguiu ser feliz. À 3.ª foi de vez, com Odilon Jr, aos 5 minutos, a cabecear para o fundo da baliza do Lusitano, colorindo o marcador. O jogo estava vivo e o Lusitano respondeu de imediato, com Simão a cruzar largo para Safara bater forte para a igualdade, aos 8 minutos. O Lusitano seria obrigado a efetuar uma 1.ª substituição, com Safara a sair lesionado, aos 20 minutos, sendo rendido por Gonçalo Oliveira. Na sua 1.ª oportunidade para marcar, aos 20 minutos, Gonçalo Catalão (vindo de lesão) regressou aos golos, colocando o União a ganhar por 1-2. O União dominava, mas o Lusitano apesar de ter menos ocasiões, sempre que ia junto da baliza de Nuno Brás, criava perigo. Ao intervalo, o União vencia com justiça, mas revelava-se perdulário, sobretudo por Bruno Machado, pois o resultado poderia ser mais amplo.
No reatar do encontro não houve alterações em ambas as equipas. O União voltou a entrar bem no jogo, com Bruno Machado a continuar em tarde não. Aos 55 minutos, no União, Wesley saiu lesionado, entrando para o seu lugar Guilherme Francisco. Apesar do jogo estar mais confuso, as oportunidades para os alvinegros acumulavam-se, mas o resultado não sofria alterações. Como quem não marca, arrisca-se a sofrer, o Lusitano empata, aos 65 minutos, através de Mochila. Pouco depois a formação eborense esteve perto da cambalhota no marcador. Fábio Neves não esperou mais e mexeu na equipa, aos 72 minutos, com Rúben Varela e Bruno Machado a darem o seu lugar a João Bugio e Fábio Capela. À entrada dos últimos 15 minutos da partida, o jogo estava dividido. João Guerra também voltou a mexer na formação verde e branca, com João Matos a substituir José Lavado. O União fez ainda entrar Sálio Ai Ai para a frente de ataque, substituindo Ulisses. Ao cair do pano, o União alcançou o golo da vitória, diga-se bem merecida, com Catalão a bisar na partida, em jogada de contra ataque, com o avançado a fuzilar o guardião do Lusitano.
O União podia ter alcançado uma vitória bem mais tranquila, mas o desperdício ditou sofrimento extra, num desafio em que Gonçalo Catalão foi considerado o melhor em campo, bisando no encontro.

Resultados:
Liga ELITE 17ª jornada > 24 março > 16h00
Lusitano de Évora “B 2-3 Grupo União Sport
Monte Trigo 0-2 Estrela Fc
Portel 8-0 Lusitano Arraiolense
Atlético Sc 1-1 Redondense
Sp. Viana Alentejo 2-0 Canaviais
Arcoense 6-0 Alcaçovense

Liga AFE 16ª jornada > 24 março > 16h00
GRUPO A
Aguiar 1-1 S. Manços
Calipolense 4-2 Borbense
Bencatelense 2-1 Corval
S. Bartolomeu do Outeiro 0-2 Estremoz
Vera Cruz 1-2 Oriolenses

GRUPO B
Cabrela 5-3 Fazendas do Cortiço
Estrela Escouralense 5-2 Santana do Campo
Valenças 0-4 Foros de Vale de Figueira
S. Pedrense 2-1 Cortiçadas de Lavre

Análise da obra “Anatomia dos Mártires” ma Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal

Na próxima quinta-feira, pelas 18.00 horas, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal tem mais uma sessão. Desta vez, a obra em análise é “Anatomia dos Mártires”, um livro de João Tordo.

Sinopse:

No epicentro da crise financeira em Portugal, um jornalista demasiado ambicioso decide provar ao seu editor – Raul Cinzas, o inveterado comunista que os leitores de Tordo conhecerão de Biografia Involuntária dos Amantes – que é capaz de muito mais do que ser um mero repórter.

Aproveitando a entrevista a um biógrafo de um mártir religioso, o jornalista faz uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa assassinada, em 1954, por um tenente da GNR a mando da PIDE.

Ícone da Esquerda revolucionária, Catarina Eufémia é uma figura envolta em mistério, tanto quanto a exaltação que a sua figura suscita, mais de cinquenta anos após a sua morte.

Caso pretenda acesso à obra em análise, contacte a Biblioteca Municipal: 266 898 105 | biblioteca@cm-montemornovo.pt

Eduard Prades é o vencedor da 41ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

Eduard Prates

Eduard Prades, da Caja Rural Seguros RGA é o vencedor da 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta que terminou este domingo, 24 de março, na Praça do Giraldo em Évora.

Na classificação geral por equipas venceu a Efapel.

Iuri Leitão

 

Já o vencedor desta quinta e última etapa que ligou Nisa a Évora foi Iuri Leitão, da Caja Rural Seguros RGA, em segundo lugar ficou Scott McGill e em terceiro Luís Mendonça, da Sabgal/Anicolor.

A 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta que terminou esta tarde, depois de cinco etapas, em que os ciclistas percorreram um total de 853 quilómetros, passando por 32 municípios da região.

O Festival Imaterial regressa a Évora para a sua 4a edição

De 17 a 25 de maio, a cidade de Évora transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações Mísia (Portugal), emmy Curl (Portugal), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Cocanha (Occitania) e Emel (Tunísia), uma das vozes mais importantes da Primavera Árabe, são os primeiros artistas a integrar o cartaz deste evento que acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade) nos Iberian Festivals Awards.

A nova edição do Festival Imaterial é anunciada num contexto especial uma vez que o evento acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade), na mais recente edição dos Iberian Festivals Awards.

O esforço que os organizadores do Festival Imaterial e toda a equipa têm realizado no sentido de criar e honrar essa igualdade, prolonga-se por mais um ano, sendo hoje anunciada a sua 4a edição que se concretiza de 17 a 25 de maio, em Évora.

Esta edição pretende ter como foco as novas gerações, privilegiando, precisamente, a criatividade dos mais novos e o diálogo com clássicos, dentro dos seus variados estilos. Assim, pretendemos fazer jus ao prémio, que reflete o plano de igualdade que o programa do Imaterial tenta promover ao nível das diferentes geografias, dos estilos musicais, das idades, dos géneros.

O festival é um espaço de liberdade, de criação de oportunidades, de defesa da livre circulação artística, presta tributo a músicos imigrantes, à experiência de viver longe de onde estão as suas raízes, à música que nasce destes artistas e que emerge nas suas comunidades. A programação deste ano sai em reforço destes princípios, mais que nunca, procurando ser uma base de referência para que possamos mobilizar todas as pessoas neste modelo de igualdade e princípios humanistas – Carlos Seixas, Diretor Artístico Festival Imaterial.

Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, partindo das mesmas referências associadas à Liberdade, Igualdade e princípios humanistas, resume a programação do evento planeada para este ano da seguinte forma: “Imaterial, cumprindo Abril, promove a inclusão e a paz e transforma pela Cultura!”

A programação desta edição volta a realizar-se dentro e fora das muralhas da cidade e inclui propostas de áreas culturais diversificadas como música, cinema, conversas, conferências, visitas a lugares de memória e património e atividades dirigidas a crianças e famílias. Em 2024, o Festival Imaterial reforça, também, a parceria com a IN2PAST que, nesta edição, vai coincidir com a primeira Escola Doutoral / Boot Camp In2Future de 18 a 24 de maio.

As primeiras confirmações desta edição estão associadas à programação musical do evento e incluem artistas nacionais e internacionais que, de alguma forma, se relacionam com o tema da Liberdade e o interpretam nas suas obras.

Dois derbys do concelho de Montemor este domingo

Este domingo, 24 de março, com os jogos a serem disputados a partir das 16h00, joga-se a 16ª jornada da Liga AFE.

Relativamente ao Grupo B da Liga AFE, onde na 16ª jornada, temos 2 derbys do concelho de Montemor, com Valenças a receber o Foros de Vale de Figueira e o Fazendas do Cortiço a viajar até Cabrela. Para além destas partidas, o Cortiçadas de Lavre desloca-se ao S. Pedrense e o Escouralense joga em casa com Santana do Campo.

O Cabrela, depois de golear o Santana do Campo por 0-5, nesta jornada recebe o Fazendas do Cortiço. Para Nuno Oliveira, treinador do Cabrela, “o Cortiço não tem a pressão do resultado, está descontraído, pois não tem os mesmos objetivos do Cabrela”. O Cabrela, diz Nuno Oliveira, “vai tentar entrar forte”.

Já o Fazendas do Cortiço, que na jornada do passado domingo, ganhou ao Valenças por 3-1, vai então até Cabrela, um terreno tradicionalmente difícil, diz Fábio Regouga, treinador do Cortiço, acrescentando que “o Cabrela está a fazer um excelente campeonato”.

O Valenças perdeu então por 3-1 em Fazendas do Cortiço na passada jornada. Este domingo, o Valenças recebe o Foros de Vale de Figueira, para mais um derby montemorense. Para Rui Pinto, treinador do Valenças, “o Foros é uma equipa que está em muito boa forma, mas Valenças vai tentar beneficiar do fator casa”.

Já os Foros de Vale de Figueira, no passado fim-de-semana, ganhou em casa por 2-0 ao S. Pedrense. Neste domingo o Foros visita o Valenças, com Gonçalo Teixeira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, a antever um jogo complicado, em mais um derby onde vão com o objetivo de vencer.

Quanto ao Cortiçadas de Lavre que goleou o Tourega por 6-2 na passada jornada. Na presente jornada, o Cortiçadas de Lavre desloca-se a São Pedro da Gafanhoeira para defrontar o São Pedrense. Carlos Constantino, treinador do Cortiçadense, diz que “vão para ganhar o jogo, mas tem a noção que vai ser muito difícil, pois é uma partida contra a equipa sensação do Grupo B da Liga AFE”.

Terminamos com o líder Escouralense que, após descansar na jornada passada, recebe o Santana do Campo. Caso o Escouralense alcance a vitória garante o apuramento para a próxima fase. João Rolo, treinador do Escouralense, acredita que o Santana vai levantar dificuldades mas o Escoural joga em casa e sabe o que tem de fazer para continuar a somar vitórias.

Liga AFE 16ª jornada > 24 março > 16h00

GRUPO A

Aguiar – S. Manços

Calipolense – Borbense

Bencatelense – Corval

  1. Bartolomeu do Outeiro – Estremoz

Vera Cruz – Oriolenses

GRUPO B

Cabrela – Fazendas do Cortiço

Estrela Escouralense – Santana do Campo

Valenças – Foros de Vale de Figueira

Pedrense – Cortiçadas de Lavre

Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo conta a história deste monumento de uma forma visual

Instalado na antiga igreja de Santiago, o Centro Interpretativo do Castelo de Montemor-o-Novo conta a história deste monumento de uma forma visual, apelativa e multimédia.

Atravesse séculos de história e descubra a vida que povoava o recinto dentro de muralhas.

Para além da exposição permanente, este núcleo museológico conta habitualmente com exposições temporárias.

Pode visitar este espaço museológico de terça-feira a domingo:

Verão – abril a setembro: 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h30

Inverno – outubro a março: 9h00 – 13h00 | 14h00 – 17h00

Férias da Páscoa com atividades no concelho de Viana do Alentejo

Nas férias da Páscoa a Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai proporcionar várias atividades ás crianças das três freguesias do concelho.

“Entre os dias 25 de março a 5 de abril, haverá “Oficina Aberta” destinada a jovens entre os 6 e os 13 anos, pretende proporcionar o entretenimento dos mais novos com experiências que abarcam atividades lúdico-desportivas e culturais”, conforme refere Paula Neves, vice-presidente da autarquia de Viana.

O programa de tempos livres é da responsabilidade do Município de Viana do Alentejo e conta com a parceria da Associação Terra Mãe, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo e Guarda Nacional Republicana.

Assinatura de protocolos com juntas de freguesia do concelho de Montemor

Foram assinados diversos protocolos entre o município de Montemor-o-Novo e as Juntas de Freguesia do concelho.

“Estes acordos incluem contratos administrativos e adendas a contratos administrativos, referentes ao ano 2024, com as Juntas de Freguesia de Cabrela, Foros de Vale de Figueira, Santiago do Escoural e São Cristóvão, que visam apoiar, entre outros, Refeições Escolares, Lanches Escolares e Transportes Escolares”, conforme refere Sílvia Santos, vereadora da autarquia montemorense.

“Este trabalho é de extrema importância e tem de ser feito a este nível de grande proximidade, porque são os autarcas das freguesias que conseguem identificar as maiores necessidades, aquilo que todos os dias os seus fregueses lhes solicitam”, acrescentou a vereadora.

Foram igualmente assinados protocolos com a Freguesia de Cabrela, para Melhoramentos do Edifício do Jardim de Infância de Cabrela; com a Freguesia de São Cristóvão, para Obras de Requalificação da Unidade de Saúde de São Cristóvão; com a Freguesia de Foros de Vale de Figueira, para Construção de Caleira da Rua Humberto Delgado; e com a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, para Aquisição de Equipamento de Ar Condicionado para a EB nº 2 Conde Ferreira (Montemor-o-Novo).

Nesta reunião foram ainda analisados e debatidos os seguintes temas: abertura de novo procedimento para repavimentação de ruas nas freguesias; realização de Protocolos de Colaboração para aquisição de carrinhas de transportes escolares e dinamização do Espaço Freguesias na Feira da Luz 2024.

Volta ao Alentejo termina este domingo em Évora

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola termina este domingo, 24 de março, na Praça do Giraldo, em Évora.

Para esta derradeira etapa da “Alentejana”, os ciclistas partem de Nisa, pelas 11 horas, para um percurso de 188 quilómetros. A chega à meta do pelotão está prevista para as 15h43.

Esta última etapa inclui três metas volantes, em Avis, Mora e Arraiolos, e prémio de montanha em Alter do Chão.

Acompanhe os últimos momentos da “Alentejana” na RNA.