Segunda etapa da Volta ao Alentejo une Vidigueira a Grândola

A segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola une esta quinta-feira, 21 de março, a Vidigueira a Grândola, numa distância de 180,9 quilómetros.

Esta etapa inclui três metas volantes – em Viana do Alentejo, Torrão e Melides, e um prémio de montanha, a ser disputado na Serra de Grândola. Com partida marcada para as 11h30, a chegada do pelotão está prevista para as 15h46.

De recordar que a primeira etapa da prova foi vencida, esta quarta-feira, por Thomas Silva, da Caja Rural – Seguros RGA.

13º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja recebe amostras até final do mês

O 13º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja está a receber amostras de azeite dos quatro cantos do mundo. Os interessados em concorrer ainda o podem fazer até ao final do mês de março.

O Concurso Ovibeja distingue-se pelos elevados parâmetros de qualidade, sendo esta uma das suas características mais distintivas, destacando-se ainda o facto de ser o único português com matriz internacional. Podem participar neste concurso produtores individuais, associações de produtores, cooperativas, empresas embaladoras devidamente registadas nacionais e internacionais.

Cada concorrente poderá apresentar um azeite virgem extra por cada uma das categorias a concurso: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Maduro e azeites do Hemisfério Sul. Os azeites terão obrigatoriamente de ser da campanha de 2023/2024, exceto os provenientes do Hemisfério Sul, que devem ser da campanha de 2022/2023. As amostras deverão ser apresentadas em recipiente de vidro escuro e com sistema de abertura inviolável, acompanhadas de uma etiqueta com código de identificação do concorrente.

O Júri do concurso, presidido por José Gouveia, professor jubilado especialista em azeites, é constituído por um painel de provadores de mais de uma dezena de países. Este ano a divulgação dos resultados vai ocorrer durante a 40ª Ovibeja, numa cerimónia realizada para o efeito, agendada para o dia 4 de maio, sábado.

Criado em 2011, o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja tem estado há vários anos no 1º grupo do ranking World’s Best Olive Oils, com a pontuação máxima.

O regulamento do concurso, com todas as informações necessárias e respetiva ficha de participação, redigido em quatro línguas, pode ser consultado no site do concurso em: https://www.azeite-ovibeja.pt/

Fluviário de Mora: Visitante 1 milhão previsto para a tarde de sexta-feira

O Fluviário de Mora está em festa. Aproxima-se a receção do visitante 1 milhão, um marco histórico e de grande importância para este equipamento cultural e educativo.

Desde a sua abertura em março de 2007, o Fluviário de Mora tem-se afirmado como um projeto que distingue pela diferença. Começou por ser o único equipamento deste género na Europa e o terceiro em todo o mundo. À data da sua construção era também o maior projeto municipal construído no Alentejo.

Um investimento expressivo que valeu ao Concelho de Mora um impulso importante para o seu desenvolvimento socioeconómico, tornando-se num verdadeiro ex-libris.

Esta atração tem como principal objetivo a preservação da biodiversidade dos ecossistemas de água doce, sensibilizando o público para a importância da sua proteção. Ao longo dos anos tem recebido visitantes de todo o país e do mundo, proporcionando-lhes experiências únicas de aprendizagem e contacto com a natureza.

Na sua história o Fluviário de Mora tem arrecadado diversas distinções meritórias de destaque: em 2007, prémio de Melhor Museu Nacional; em 2017, Distinção Iniciativa atribuída pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo; quatro Certificados de Excelência Tripadvisor em diversos anos e dois prémios 5 estrelas, na categoria Zoos e Aquários.

A receção do visitante 1 milhão será um momento de celebração para o Fluviário de Mora, mas também para toda a comunidade. Este marco demonstra o sucesso do projeto e a sua relevância para a região do Alentejo e para Portugal.

Thomas Silva vence primeira etapa da Volta ao Alentejo

O uruguaio Thomas Silva, da Caja Rural – Seguros RGA, é o vencedor da primeira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que terminou, na tarde desta quarta-feira, 20 de março, em Beja.

Percorrendo o trajeto entre Castro Verde e Beja com um tempo de 3:56:27, Thomas Silva, é o primeiro camisola amarela desta edição da “Alentejana”.

Em segundo lugar ficou Iuri Leitão, também da Caja Rural – Seguros RGA e em terceiro  Rafael Reis da Sabgal/Anicolor.

Exposição “Peixes” inaugurada amanhã no Fluviário de Mora

Por ocasião do 17º Aniversário do Fluviário de Mora, será inaugurada a Exposição “Peixes” de Mariana Espadaneira, amanhã dia 21 de março, às 15.00 horas, no Fluviário.

Na exposição são apresentadas espécies representadas à sua escala real com recurso à cerâmica e ao desenho.

A autora teve como premissa as espécies presentes no Fluviário, e o trabalho e testemunho dos biólogos quanto à sua preservação e condição.

A exposição estará patente de 21 de março a 19 de abril, no Fluviário de Mora.

Montado do Freixo do Meio inaugura linha industrial de trabalho de bolota

Está a decorrer em Montemor-o-Novo a VIII Semana da Bolota, uma organização do município em colaboração com algumas entidades uma delas o Montado do Freixo do Meio, produtor de um sem número de produtos à base de bolota.

Alfredo Sendim do Montado do Freixo do Meio, adiantou à RNA que “esta semana para além de algumas iniciativas alusivas ao tema, é inaugurada uma linha industrial de trabalho de bolota, a única do país”.

No Montado do Freixo do Meio pode encontrar por exemplo “infusão de bolota, farinha de bolota, paté e pão de bolota e hambúrguer de bolota”.

Qualquer pessoa pode comprar estes produtos deste produtor do concelho de Montemor-o-Novo.

Questionado sobre a aceitação de todo este leque de produtos à base deste produto endógeno, Alfredo Sendim referiu que “tem sido muito boa”.

No âmbito da VIII Semana da Bolota amanhã, pelas 10.00 horas haverá  uma Visita à Área Protegida do Montado – Especial Bolota.

Ourivesaria Ramos na rubrica “À conversa com o comércio local”

Esta semana na rubrica “À conversa com o comércio local”, temos em destaque a ourivesaria Ramos, situada na Rua de Avis em Montemor-o-Novo.

Este estabelecimento já existe na cidade há 30 anos, Arsénio Domingues, o empresário adiantou à RNA que antes de chegar a Montemor “já trabalhava neste ramo na zona de Cantanhede e depois queria mais, queria realizar” o seu sonho “que era ter uma ourivesaria”, entretanto veio para Montemor e realizou o sonho, que se mantém até aos dias de hoje.

Atualmente o ouro e a prata já não são tão procurados, “principalmente o ouro porque neste momento está muito caro, a prata vende-se algumas coisas e o ouro também mas tudo peças leves”, referiu Arsénio Domingues.

Para além do ouro e da prata, na ourivesaria Ramos também pode encontrar “ várias marcas de relógios e peças em aço”.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com Arsénio Domingues, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Já está na estrada a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola arrancou, na manhã desta quarta-feira, 20 de março, de Castro Verde, numa primeira etapa de 168 quilómetros, que só termina em Beja.

Para o diretor da prova, Joaquim Gomes, este é sempre um dia de “grande satisfação”, até porque, quando a competição se inicia, a responsabilidade pelo sucesso da “Alentejana” deixa de estar nas suas mãos, passando para “os ombros dos ciclistas e dos seus diretores desportivos”. “A minha principal intenção é que todas as premissas que fizeram da Volta ao Alentejo o evento com a popularidade e notoriedade que tem hoje, se mantenham perfeitamente intactas”, garante.

Desde Castro Verde e até à Praça do Giraldo, em Évora, onde termina a prova, os grandes protagonistas da prova, garante o responsável, são os “ciclistas e as opções táticas dos seus diretores desportivos”.

Destacando as últimas etapas da prova, no fim de semana, que diz que irão, certamente, “marcar a classificação final” da “Alentejana”, Joaquim Gomes realça a paisagem “impressionante” desta que, nas suas palavras, é “uma região fantástica”.

De recordar que até domingo, 24 de março, serão percorridos 852,7 quilómetros, sendo que a prova passará por um total de 32 municípios.

Tudo o que acontece na Volta para acompanhar, até domingo, na Rádio Nova Antena.

Cabrela recebe caminhada no âmbito do Caminhar Pelas Freguesias

A primeira iniciativa do ciclo de caminhadas ‘Caminhar Pelas Freguesias’, no ano 2024, teve lugar na freguesia de Cabrela. Foi no sábado, dia 16 de março que, a partir da Junta de Freguesia de Cabrela, com o tempo favorável, cerca de duas dezenas de participantes, nas quais se incluíam a Vereadora Sílvia Santos e a Presidente da Junta de Freguesia anfitriã, Paula Martins, percorreram 11km pelos trilhos da vila e das suas redondezas, abraçando a natureza e privilegiando o exercício físico.​ A iniciativa terminou no Largo Dr. Pascoal Coelho com sorrisos e satisfação.

A próxima caminhada, no âmbito do ‘Caminhar Pelas Freguesias’, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo em colaboração com as Juntas de Freguesia do Concelho, será anunciada em breve.

11ª  edição da Festa do Arroz este sábado em Ponte de Sor

No próximo sábado, dia 23 de março o Centro de Artes e Cultura  de Ponte de Sor volta a receber um tributo a um dos produtos que mais tradição teve no concelho, o arroz.

Trata-se da 11ª  edição da Festa do Arroz, que segundo Sérgia Betencourt, vereadora da Câmara Municipal de Ponte de Sor o objetivo “é realçar um produto que foi muito importante na economia local daquele concelho”.

“O Centro de Artes e Cultura funciona numa fábrica de moagem de cereais e descasque do arroz que ali funcionou durante 50 anos. A ideia de criar a festa do arroz surgiu de toda a equipa que trabalha no CAC”, por forma a “cativar a população do concelho, para atraí-los para o espaço e que sentissem que era um espaço de todos, porque foi uma fábrica onde trabalhou muita gente, por onde muitas pessoas passaram”, referiu a vereadora.

“Este evento conta um concurso de arroz doce em duas vertentes, o tradicional e o inovador, o município fornece o arroz e os restantes ingredientes e depois os concorrentes fazem o arroz doce na quantidade que nós pedimos as portas são abertas à população e toda a gente come arroz doce à descrição”, acrescentou.

A 11ª  edição da Festa do Arroz de Ponte de Sor, no próximo sábado pelas 15.00 horas, conta com cozinha ao vivo com a chefe italiana Maria Menegato, um  concurso de arroz doce tradicional e inovador e um espetáculo com os cantadores do Alentejo.

GNR de Évora registou sete acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, dia 24 de setembro, sete acidentes de viação, sendo cinco colisões, um despiste e um atropelamento tendo resultado um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 12 ocorrências: quatro crimes contra as pessoas, seis crimes contra o património, um contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional registaram-se 65 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação ambiental.

Pavimentações em ruas das freguesias do concelho de Montemor-o-Novo já se iniciaram (c/fotos)

Já se iniciou a empreitada de recarga de pavimentos betuminosos em ruas das freguesias do concelho de Montemor-o-Novo. Segundo Sílvia Santos, vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “trata-se de um investimento de aproximadamente 237.000 euros, a cargo das Construções Pragosa SA. O objetivo é reforçar a qualidade de vida dos munícipes e melhorar as condições de segurança e de circulação nas vias intervencionadas”.

“Esta intervenção iniciou-se na Rua da Primavera, em Foros de Vale de Figueira, estando agora a decorrer na Rua Joaquim Pedro de Matos, em Cabrela, e na Rua dos Lavadouros, em Lavre”, acrescentou.

Nesta empreitada, estão ainda contempladas intervenções nos seguintes arruamentos e vias: Rua do Correio (Ciborro), Rua Fundador de Portugal (Ciborro), Rua Direita (Ciborro), Rua Padre José Flausino (Lavre), Rua Salvador Joaquim do Pomar (Santiago do Escoural), EM 535 (São Cristóvão) e Rua de São Domingos (Montemor-o-Novo).

Ponte de Sor recebeu pela segunda vez um encontro de clássicos

Foto: Municipio de Ponte de Sor

No domingo, Ponte de Sor recebeu, pela segunda vez, um encontro de clássicos, para uma prova de resistência de todo o terreno, organizada pelo Team Xanfre, em colaboração com o Grupo Cultural Recreativo Desportivo do Domingão e apoio do Município Ponte de Sor.

A paixão dos pontessorenses pela modalidade ficou mais uma vez demonstrada com a larga participação de concorrentes, trinta e sete, dos quarenta inscritos, e a grande afluência de público.

O topo norte da zona industrial de Ponte de Sor voltou a ser o palco por onde desfilaram máquinas icónicas, muitas delas sem circularem há largo tempo, e em que o convívio, a boa disposição e claro a competição voltaram a estar presentes.

Rádio Nova Antena acompanha 41ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

A 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta arranca esta quarta-feira, 20 de março, e decorre até domingo, dia 24.

A Rádio Nova Antena vai acompanhar, diariamente, as etapas desta edição da “Alentejana”.

Hoje, arranca a primeira etapa, pelas 11.15 horas, em que os ciclistas partem de Castro Verde, rumo a Beja, num total de 168 quilómetros. As metas Volantes têm lugar em Almodôvar, Mértola e Serpa.

Acompanhe toda a informação da Volta ao Alentejo em Bicicleta, aqui na Rádio Nova Antena.

Terceiro prémio do Euromilhões sai em Portugal

Um terceiro prémio do sorteio de ontem, 19 de março, do Euromilhões, no valor de 18.285,43 euros, saiu em Portugal, sendo que outros cinco apostadores venceram o mesmo prémio no estrangeiro.

O primeiro prémio não foi atribuído, pelo que,  na próxima sexta-feira, dia 22, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões.

O segundo prémio, de 156.244,27 euros, saiu a três jogadores no estrangeiro. Um total de 23 jogadores, três com aposta registada em território nacional, amealharam os 1.483,57 euros do quarto prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 7, 16, 18, 20 e 32 e as estrelas 1 e 3.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Alcáçovas acolhe sessão evocativa do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues

Amanhã, dia 21 de março, pelas 18.00 horas, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, o município de Viana do Alentejo irá promover uma sessão evocativa do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues.

Urbano Tavares Rodrigues foi um notável jornalista, escritor e académico. Grande figura, cuja vasta obra literária abrange a literatura de viagens, o romance, a poesia, o ensaio, a crónica, o conto e o teatro, norteados pela liberdade, justiça social, paz, solidariedade e fraternidade. Foi professor catedrático na Faculdade de Letras de Lisboa, onde terminou a carreira académica em 1993.

Nascido a 6 de dezembro de 1923, em Lisboa, passou a infância e a adolescência no Alentejo. E é neste âmbito que surge o livro A Luz da Cal, publicado pela primeira vez, em 1966, em parceria com António Homem Cardoso, fotógrafo renomado, que experimentou, no campo da fotografia, tudo o que há para explorar desde reportagens, obras temáticas, passando pela publicidade e pelos retratos, tendo publicado ainda mais de cem livros de fotografia.

Nesta sessão evocativa, será ainda apresentada a referida publicação, reeditada em novembro de 2023 com fotografias do concelho de Viana do Alentejo, onde Urbano Tavares Rodrigues poetiza as lembranças e emoções do Alentejo.

Recorde-se que Urbano Tavares Rodrigues faleceu a 9 de agosto de 2013, em Lisboa.