Estremoz acolhe Raide Internacional “Quinta do Carmo” este fim de semana

A Quinta do Carmo, na Glória, freguesia do concelho de Estremoz, em plena Serra d’Ossa, é palco, este fim de semana, de 15 a 17 de março, de mais um Raide Internacional, no qual participam dezenas dos melhores atletas mundiais e nacionais, assim como os mais afamados cavalos da modalidade.

Organizada pela Associação Hípica de Estremoz, com o apoio da Câmara Municipal e outras entidades, esta prova, explica o presidente da associação, João Rodrigues, exigente para os cavalos, já contou com participantes de toda a parte do mundo, que se têm dedicado, ao longo da vida, aos raides. “Chegámos a ter já pessoal do Equador, dos Emirados Árabes Unidos, de Espanha. Vem gente de muito lado, o que é bom também para os nossos cavaleiros portugueses, que vão adquirindo uma certa experiência. Depois é aguentarem-se, porque o terreno não é fácil”, garante.

A competição é composta por diversas provas: CER20 (Interescolas) e CEIYJ2 (Campeonato Nacional de Juniores e jovens cavaleiros), no sábado; CEP40, CEP80, CEI*, CEI** (70+70) e CEI*** (90+90), no sábado e domingo; e ainda CEI** (120), no domingo. A primeira prova, quer no sábado, quer no domingo, tem saída às 7 horas, com as restantes a terem de começar até às 10 horas. No decorrer das provas, haverá ainda concurso de avaliação de performance e morfologia das Raças Árabes, Anglo Árabe e Luso Árabe.

Assegurando que “toda a gente pode assistir” às provas, João Rodrigues revela que, no local de partida, na Herdade das Carvalhas, na Glória, à saída para Santiago de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, haverá um bar. É também possível visitar os três locais de apoio a cavalos e cavaleiros, sendo que será naquele se vai estar instalado junto à Portucel, no Monte das Casas, que é possível ver todos os participantes.

João Rodrigues lembra ainda que, com esta prova, todo o concelho de Estremoz sai a ganhar, dando o exemplo de uma juíza, oriunda de Inglaterra, e de vários cavaleiros, que terão de pernoitar na região entre esta quinta-feira e domingo ou segunda-feira.

Em jogo, neste Raide Internacional Quinta do Carmo, está um prize money de 1750 euros.