XVI Duatlo de Arronches junta cerca de 250 atletas este sábado

São esperados, este sábado, 16 de março, em Arronches, para mais uma prova de Duatlo, cerca de 250 atletas, entre os quais os melhores da modalidade em Portugal.

Trata-se do XVI Duatlo de Arronches, uma prova que, de acordo com o presidente da Câmara, João Crespo, sendo de “alto nível”, está já “enraizada no calendário nacional” da modalidade. “Com a proximidade que temos a Espanha, normalmente temos também atletas que vêm aqui do país vizinho”, adianta o autarca.

Estes cerca de 250 atletas, a partir das 15 horas, “irão correr e pedalar pelas ruas e estradas” do concelho de Arronches, numa prova que tem partida e chegada no Estádio Municipal. “As provas de corrida desenvolvem-se dentro das ruas da vila e a de ciclismo vai até à freguesia de Esperança, pelo que temos uma abrangência muito grande do território do concelho”, garante João Crespo.

A esperança do Município de Arronches é que, a par dos atletas presentes, “muitas pessoas” possam assistir à prova. “Temos sempre muitos acompanhantes dos atletas que vêm até Arronches; também muito público que aproveita a tarde de sábado para vir visitar o concelho e assistir à prova”, assegura o autarca, que diz ainda esperar ver o concelho “cheio de gente”, por esta ocasião, e que a meteorologia possa colaborar, para que a prova decorra “sem qualquer problema e incidente”.

Lembrando que a restauração e a hotelaria de Arronches saem sempre a ganhar com a realização desta prova, João Crespo garante que é também com o objetivo de dinamizar a economia local que a Câmara Municipal promove este Duatlo há já 16 anos.

A prova resulta de uma organização da Câmara Municipal, com o apoio de várias associações locais e da Federação de Triatlo de Portugal. A competição inicia-se, no sábado, pelas 15 horas, na Pista de Atletismo do Estádio Municipal de Arronches, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada, no mesmo local, para as 17h10.

O XVI Duatlo de Arronches é constituído por duas provas: Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo (2ª Etapa), no formato de duatlo em estrada, em sprint, destinado apenas a atletas licenciados; e Prova Aberta, destinada a atletas não licenciados e que também pode ser disputada em estafetas.