Será que Portugal tem capacidade de produzir os seus próprios cereais, é a pergunta que se impões hoje no “Espaço APORMOR”

No “Espaço APORMOR” de hoje, fala-se sobre a questão de Portugal conseguir ou não produzir os seus próprios cereais.

É certo que ultimamente ouve-se falar que os preços dos cereais aumentaram muito derivado à guerra da Ucrânia, então impõe-se a questão, será que Portugal não tem capacidade de produzir os seus próprios cereais?

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, questionado sobre esta temática referiu que esta “é uma grande preocupação, já tenho uma experiência de vida longa sempre ligada à agricultura. O que é certo que é estão em jogo vários fatores, um deles é a questão do clima. “Como o nosso clima não é um clima regular, é um clima mediterrânico, tropical seco, pode chover pode não chover há anos de seca cíclicos, tivemos dois anos de seca agora temos um período de chuva e os cereais não se dão muito com esta irregularidade de clima”.

“O agricultor deixou de ter rentabilidade com os cereais, ainda por cima com políticas agrícolas que incentivavam a não produzir, a pessoa ia arriscar porquê?”

“Para pôr a semente na terra tinha de pagar gasóleo, tinha que comprar sementes, tinha de comprar adubo e a rentabilidade não era segura”, sublinhou.

Para Joaquim Capoulas os melhores terrenos agrícolas do nosso país é o Vale do Mondego, a Lezíria do Tejo, Vale do Sorraia e os Barros de Beja. “Os Barros de Beja agora estão ocupados na grande maioria com culturas permanentes”, rematou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo: