Terceira sessão de cinema “Film Club” em Coruche a 15 de março

Acontece já a 15 de março, pelas 21.30 horas, a terceira sessão da programação de cinema Film Club no Auditório Municipal de Coruche, promovida pela Câmara Municipal de Coruche e pela associação Waves of Youth.

A sessão deste mês leva-nos a Angola pela narrativa intensa e multifacetada de “Nayola”, realizado por José Miguel Ribeiro (2023). O filme de animação desenha um retrato íntimo de três gerações de mulheres – Lelena (avó), Nayola (filha) e Yara (neta) – durante os turbulentos 25 anos de guerra civil no país.

A busca de Nayola pelo seu marido desaparecido, no auge do conflito, tece uma trama onde o passado e o presente se entrelaçam. Anos após a paz ser finalmente alcançada, Nayola ainda não regressou e Yara, agora uma adolescente rebelde e cantora de rap subversiva, desafia as normas estabelecidas.

O filme atinge um ponto de viragem quando um intruso mascarado, armado com uma catana, irrompe inusitadamente pela casa da família, proporcionando um encontro que transcende as expectativas e redefine os destinos das três mulheres.

O programa, inserido num ciclo de conversas e workshops temáticos, soma 10 sessões de 90 minutos e prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos.

As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21.30 horas e as 23.00 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o Film Club em Coruche durante o ano inteiro.