Reforço de equipamento do parque de máquinas do município de Mora

O Município de Mora adquiriu uma máquina de alta pressão para manutenção e desentupimento da rede pública de saneamento.

Trata-se de uma CLEANFIX HAWK 43/180, com caudal de água: 43 litros/min e pressão de serviço: 180 bar. Este equipamento teve um investimento de 16.495,00€ e irá permitir ao Município dar respostas imediatas nos entupimentos que possam vir a surgir.

Pretende o executivo apetrechar o parque de máquinas de grande parte das ferramentas e equipamentos de trabalho, para que os funcionários possam resolver todas as questões que surjam.

Terceira sessão de cinema “Film Club” em Coruche a 15 de março

Acontece já a 15 de março, pelas 21.30 horas, a terceira sessão da programação de cinema Film Club no Auditório Municipal de Coruche, promovida pela Câmara Municipal de Coruche e pela associação Waves of Youth.

A sessão deste mês leva-nos a Angola pela narrativa intensa e multifacetada de “Nayola”, realizado por José Miguel Ribeiro (2023). O filme de animação desenha um retrato íntimo de três gerações de mulheres – Lelena (avó), Nayola (filha) e Yara (neta) – durante os turbulentos 25 anos de guerra civil no país.

A busca de Nayola pelo seu marido desaparecido, no auge do conflito, tece uma trama onde o passado e o presente se entrelaçam. Anos após a paz ser finalmente alcançada, Nayola ainda não regressou e Yara, agora uma adolescente rebelde e cantora de rap subversiva, desafia as normas estabelecidas.

O filme atinge um ponto de viragem quando um intruso mascarado, armado com uma catana, irrompe inusitadamente pela casa da família, proporcionando um encontro que transcende as expectativas e redefine os destinos das três mulheres.

O programa, inserido num ciclo de conversas e workshops temáticos, soma 10 sessões de 90 minutos e prevê a presença de criadores, realizadores, produtores e atores que promoverão o debate no final de cada sessão, centrado nas temáticas dos filmes exibidos.

As sessões decorrem até dezembro, com interregno nos meses de julho e agosto, e serão previsivelmente agendadas a sextas-feiras, entre as 21.30 horas e as 23.00 horas. Diversificadas, gratuitas e com temáticas mensais, as exibições visam cativar a comunidade a acompanhar o Film Club em Coruche durante o ano inteiro.

Será que Portugal tem capacidade de produzir os seus próprios cereais, é a pergunta que se impões hoje no “Espaço APORMOR”

No “Espaço APORMOR” de hoje, fala-se sobre a questão de Portugal conseguir ou não produzir os seus próprios cereais.

É certo que ultimamente ouve-se falar que os preços dos cereais aumentaram muito derivado à guerra da Ucrânia, então impõe-se a questão, será que Portugal não tem capacidade de produzir os seus próprios cereais?

Joaquim Capoulas, presidente da direção da APORMOR, questionado sobre esta temática referiu que esta “é uma grande preocupação, já tenho uma experiência de vida longa sempre ligada à agricultura. O que é certo que é estão em jogo vários fatores, um deles é a questão do clima. “Como o nosso clima não é um clima regular, é um clima mediterrânico, tropical seco, pode chover pode não chover há anos de seca cíclicos, tivemos dois anos de seca agora temos um período de chuva e os cereais não se dão muito com esta irregularidade de clima”.

“O agricultor deixou de ter rentabilidade com os cereais, ainda por cima com políticas agrícolas que incentivavam a não produzir, a pessoa ia arriscar porquê?”

“Para pôr a semente na terra tinha de pagar gasóleo, tinha que comprar sementes, tinha de comprar adubo e a rentabilidade não era segura”, sublinhou.

Para Joaquim Capoulas os melhores terrenos agrícolas do nosso país é o Vale do Mondego, a Lezíria do Tejo, Vale do Sorraia e os Barros de Beja. “Os Barros de Beja agora estão ocupados na grande maioria com culturas permanentes”, rematou.

Tudo para saber sobre este tema, com Joaquim Capoulas, na rubrica “Espaço Apormor”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

IEFP e DGEstE assinam acordos de colaboração em Évora

A cerimónia de assinatura e homologação de quatro acordos de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE) para o desenvolvimento de formação profissional, em parceria, no âmbito da medida Aprendizagem tem lugar esta terça-feira, 12 de março, pelas 16 horas, no auditório da DGEstE Alentejo, em Évora.

A sessão de abertura está a cargo do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, e da vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Ana Elisa Santos. Cabe aos secretários de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, e da educação, António Leite, encerrarem esta sessão.

Com esta parceria, pretende-se maximizar o potencial formativo na região e colocar à disposição dos jovens uma oferta formativa mais diversificada, com a componente teórica assegurada pela Escola e as componentes de formação científica e tecnológica pelos Serviços de Formação Profissional do IEFP, dotados de modernos equipamentos e tecnologia de ponta.

Esta sinergia entre o IEFP e as escolas permite maximizar o sistema de formação profissional dual em alternância para jovens – Aprendizagem – que podem assim adquirir competências em situação real de trabalho, fundamentais para o crescimento do tecido económico.

Os cursos de Aprendizagem são cursos de formação inicial dirigidos a jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9o ano de escolaridade ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário, e permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos de nível superior.

GNR de Évora registou ontem cinco acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora registou no dia de ontem 11 de março, cinco acidentes de viação, sendo três colisões e dois despistes dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registados oito ocorrencias, seis crimes contra o património, um crime contra as pessoas e um crime de maus tratos a animais de companhia.

No âmbito contraordenacional registaram-se 52 infrações relativas à legislação rodoviária, nove relativas à legislação ambiental  e uma relativas à legislação policial.

Estremoz: 36.ª edição da FIAPE de 1 a 5 de maio

De 1 a 5 de maio, irá decorrer a 36.ª edição da FIAPE – Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, em paralelo com a 40.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, no Parque de Feiras e Exposições desta cidade.

As inscrições para participar como expositor estão abertas até ao dia 8 de março, podendo participar todas as empresas, empresários e instituições, nas diversas áreas e sectores de atividade presentes no certame: atividades comerciais e industriais, artesanato, maquinaria agrícola, automóveis, produtos regionais, restaurantes, bares e similares.

Tratando-se a FIAPE de um dos maiores certames de promoção e valorização económica do Alentejo, pelo que esta é uma excelente oportunidade para as empresas exporem e comercializarem os seus produtos, tendo em conta os milhares de visitantes que anualmente marcam presença no certame.

Para além disso, a FIAPE irá contar com um diversificado programa de animação cultural e espetáculos musicais, os quais serão anunciados muito em breve, através das diversas plataformas online do Município.

Tal como nos anos anteriores, a FIAPE é organizada pelo Município de Estremoz, contando com a parceria da ACORE – Associação de Criadores de Ovinos de Estremoz na organização da exposição pecuária e com o co-financiamento do IEFP na realização da Feira de Artesanato, através do Programa de Promoção de Artes e Ofícios.

Jornadas de Medicina Geral e Familiar de Évora

Foto: Municipio de Évora

As 33ªs Jornadas de Medicina Geral e Familiar de Évora, decorreram no ÉvoraHotel, durante dois dias, contaram com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora Alexandre Varela, na sessão de abertura.

As jornadas com um programa científico composto por temas clínicos e não clínicos, procuraram ir ao encontro das dúvidas dos profissionais e contribuir para atualizar os seus conhecimentos.

Neste encontro regional de profissionais da especialidade de Medicina Geral e Familiar, uma organização da Delegação de Évora da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), estiveram em destaque sessões como «Inteligência Artificial e a Medicina – Estamos preparados?», «Quando a Família vai viajar – Medicina do Viajante e MGF», «Incertezas em Gastroenterologia: HP – bactéria importuna?», «Anticoagulantes, antiagregantes e endoscopia: Como gerir?», «Sexualidade e Menopausa: Desmistificar a realidade», «Mutilação genital feminina: uma realidade nada distante», «Abordar a adolescência e a sexualidade: não é um quebra-cabeças!» ou «Sexualidade: Espiritualidade, Gratidão, Perdão e Reconhecimento».

Câmara Municipal de Évora subscreve apelo conjunto da “Mayors for peace”

Os Presidentes dos Municípios de Hiroshima e de Nagazaki, em conjunto com a “Mayors for Peace”, organização internacional que reúne 8.374 cidades de 166 países ou regiões, de que a Câmara Municipal de Évora faz parte, tornaram público um “apelo à resolução pacífica dos conflitos armados e à eliminação das armas nucleares”.

Por ocasião da passagem de dois anos sobre a data do início da invasão da Ucrânia por parte da Federação Russa, que originou uma guerra sem fim à vista, ao mesmo tempo que se tem assistido a um conflito de consequências dramáticas entre as forças armadas de Israel e a Palestina, ambos a contribuir para a intensificação do estado de forte turbulência que se verifica ao nível global, MATSUI Kazumi, Mayor of Hiroshima, e SUZUKI Shiro, Mayor of Nagazaki, Presidente e Vice-Presidente da organização “Mayors for Peace”, apresentam, em conjunto com esta organização, “as mais sinceras condolências a todas as vítimas e apelam a um cessar-fogo o mais urgente possível.

” De igual modo apelam à “resolução pacífica dos conflitos armados e à eliminação das armas nucleares”.

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, na qualidade de membro da “Mayors for Peace”, apoia e subscreve este apelo nome do Município de Évora.

“Elas queriam outra coisa” e “Dona Liberdade” em Coruche

O programa das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril em Coruche, prossegue já a 16 de março, pelas 16.30 horas, na Galeria do Mercado Municipal, com “Elas Queriam Outra Coisa”.

Trata-se de uma conversa que parte da temática da exposição com os investigadores Vanessa Almeida e Paulo Lima.

Segue-se, às 17.30 horas, o concerto intimista “Dona Liberdade”, por Ana Castelo, Luís Calado e Jorge Alves, que interpretam canções e poemas com o nome de mulheres, originalmente cantados por vultos como Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto.

Viana do Alentejo engalanada para receber Romaria a Cavalo

Até dia 12 de abril estão abertas as inscrições para a décima edição do Concurso “Janelas, Varandas e Montras Engalanadas”, na chegada da XXII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, marcada para dia 27 de abril.

O concurso abrange duas zonas distintas, o percurso da romaria e restantes arruamentos da vila, dividido por duas categorias, melhor janela e/ou varanda e melhor montra, podendo cada participante concorrer apenas a uma delas.

A ficha de inscrição, disponível no Balcão Municipal e no sítio do Município,  pode ser entregue em mão, na Câmara Municipal, via correio (Rua Brito Camacho, 13 – 7090-237 Viana do Alentejo), ou ainda pelo email gadecon@cm-vianadoalentejo.pt

A 10ª edição do concurso é promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia local.

Para mais informações consulte o regulamento em: www.cm-vianadoalentejo.pt (munícipe» câmara municipal» regulamentos e normas» regulamentos atividades culturais).

Escolas de Montemor-o-Novo assistem a “Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto”

Na próxima quinta-feira, dia 14 de março pelas 10.30 horas a Alma d’Arame recebe as escolas de Montemor-o-Novo e apresenta-lhes “Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto”, uma produção do Saaraci Coletivo Teatral.

Sinopse:

A situação dramatizada, foi inspirada num acontecimento inusitado e real: o naufrágio de um enorme de um bando de gafanhotos que pretendiam viajar da Mauritânia para qualquer terra de salvação.

Seguiu-se uma série de aventuras até chegar a São Vicente, a “terra sonhada”. Assim, numa viagem cheia de aventuras, o Gafanhoto Saaraci, o último gafanhoto do deserto, nos leva a grandes descobertas, cruzando-se com outros companheiros da natureza, na sua viagem louca até à ilha do Gigante Adormecido.

Uma jornada que nos fala de fronteiras, diversidade e respeito pelas diferenças entre os povos.

Regresso da Feira Medieval a Montemor-o-Novo será “triunfante”, garante Olímpio Galvão

Depois de 19 anos a Feira Medieval está de regresso ao Castelo de Montemor-o-Novo, entre os dias 14 e 16 de junho.

Este será “um regresso triunfante”, garante Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, adiantando que nesses dias regressa também o burburinho das multidões, a música dos alaúdes e das flautas vão inundar o castelo”.

O autarca adianta que a Feira Medieval “vai transportar os visitantes para uma época em que dentro das muralhas a vila se enchia de vida com os seus habitantes”, garantindo que este evento se diferencia dos demais “pela envolvência das associações do concelho”.

Este evento vai contar com uma vertente pedagógica com conferências e uma exposição, sendo que o primeiro dia será dedicado às escolas. “Iremos ter também uma parte pedagógica de inspiração medieval, esta parte vai ter várias sessões dedicadas, no primeiro dia às escolas, mas também vai ter conferências da época e uma exposição, para além de entradas gratuitas no centro interpretativo do castelo durante todo o evento”, sublinhou o presidente.

A Feira Medieval será uma mais-valia para o concelho “tanto a nível económico como turístico”. Durante o Festival “haverá recriações medievais, no castelo de Montemor-o-Novo, mas também as associações musicais e de teatro do concelho terão o seu espaço”, sublinha o autarca montemorense.

Olímpio Galvão convida todos a viverem a Feira Medieval de Montemor-o-Novo, mas também o local onde esta decorre: o Castelo, que considera ser “um dos ex-líbris da cidade”.

Festa do Teatro a decorrer em Montemor-o-Novo

A Festa do Teatro 2024 continua em curso, por diversas salas de espetáculo e freguesias do município de Montemor-o-Novo. Na passada semana, entre os dias 4 e 10 de março, houve quatro espetáculos em cena.

‘A_Massa’, da A Algures, seguiu o seu percurso pelas freguesias a noroeste, passando por Cortiçadas de Lavre e Lavre na manhã e tarde de segunda-feira, dia 4. Esta semana, a viagem irá terminar, com passagens por Santiago do Escoural e Ciborro (dia 15) e Cabrela e Silveiras (dia 16).

Terça-feira, dia 5, na Alma Box, houve ensaio aberto de ‘Quimera’, um “jogo entre sombras e objetos” que aguça a imaginação numa atmosfera cyberpunk. Maria Seguí Buenaventura apresentou este espetáculo num acolhimento da Alma d’Arame.

‘Amijik’ chegou a Montemor-o-Novo no dia 7 (quinta-feira) e em dose dupla. Também na Alma Box, este espetáculo de teatro físico de Catarina Mota e da companhia Cães do Mar foi assistido primeiro por escolas e instituições do concelho, e depois abriu portas ao público geral.

Por fim e na sexta e sábado, dias 8 e 9, a Theatron presenteou-nos com a sua ‘Arte’. Foi na Blackbox de O Espaço do Tempo que três montemorenses conquistaram o seu público com uma abordagem ao fascínio das relações humanas.

Durante o curso desta semana, a primeira completa da Festa do Teatro 2024, o Município de Montemor-o-Novo foi representado em alguns dos espetáculos pelo Presidente da Câmara, Olímpio Galvão, e pelo Vice-Presidente e Vereador, Henrique Lopes.

A Festa do Teatro é um evento cultural organizado numa parceria entre Associações Culturais do Concelho e o Município de Montemor-o-Novo, com programação apoiada pela República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes.

Controlo de vegetação hoje em Montemor-o-Novo

Estão a decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) na Rua Curvo Semedo, Largo Calouste Gulbenkian, Rua Sophia de Mello Breyner em Montemor-o-Novo, até ás 16.00 horas.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinaladas no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas.

Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos.

“Em Bicos de Pés” domingo no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo

“Em Bicos de Pés”, assim regressará o Projecto Ruinas ao palco do Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo na tarde do próximo domingo dia 17 de março pelas 16.00 horas.

O tema desta peça é o crescimento e tudo o que ele envolve.

Conheça a sinopse:

Crescer demora uma vida inteira. De trambolhão em descoberta, construímos alicerces que nos vão segurando as pontas, que se vão reinventando e desmoronando, sempre na procura. Nunca sabemos bem onde vamos parar.

Helena acredita que crescer provoca vertigens, e provavelmente algum mal-estar. Sebastião devora o mundo com vontade de ser grande, e não desiste de a levar nesta aventura! O tempo urge. Ou será que caminha com eles?

Uma viagem onde vale tudo. Vento nos cabelos. Poesia no sorriso. De mãos dadas e em bicos de pés. Aqui vamos nós!

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município de Montemor-o-Novo.