Município de Reguengos de Monsaraz abre Gabinete de Apoio ao Agricultor

Foto: Municipio de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz abriu hoje o Gabinete de Apoio aos Agricultor no edifício dos Paços do Concelho. Este gabinete resulta de uma parceria com a Associação Monte – ACE, que vai prestar o apoio técnico e o atendimento aos agricultores do concelho nas primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês, entre as 10.00 horas e as 12.30 horas.

O Gabinete de Apoio aos Agricultor vai esclarecer e ajudar os profissionais sobre os temas relacionados com o setor, acompanhar a execução dos projetos do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 e realizar sessões de esclarecimento.

Neste espaço municipal de apoio aos agricultores vão ser também divulgados os avisos de candidaturas abertas para execução do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 e do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

A agricultura no concelho de Reguengos de Monsaraz baseia-se no olival e principalmente na vinha, pois tem a mais extensa sub-região vitivinícola do Alentejo, com cerca de quatro mil hectares de vinha e 11 produtores de vinho, que produzem dezenas de milhões de litros de vinho todos os anos.

Esta sub-região é também a que está mais fragmentada, com pequenas áreas de vinha e centenas de pessoas que cultivam a terra e vendem as uvas para os principais produtores de vinho do concelho.

Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “o Gabinete de Apoio aos Agricultor é fundamental para apoiar os agricultores nos seus negócios, para que beneficiem dos apoios nacionais e comunitários e obtenham maiores proveitos da sua atividade”.

A autarca sublinha que “face à conjuntura atual em que se verifica uma grande desorganização no Ministério da Agricultura na programação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, a falta de competitividade dos agricultores portugueses no mercado europeu devido à Política Agrícola Comum e um enorme descontentamento dos profissionais do setor por causa da insuficiência e dos atrasos nos apoios para compensar as quebras de produção e os efeitos negativos da seca prolongada, este gabinete vai certamente prestar um grande apoio aos agricultores do concelho”.