Grupo União Sport alcança vitória difícil com Arraiolense na Taça “Dinis Vital” a estrear-se no Parque Desportivo de Montemor

Este domingo, jogou-se a 4.ª jornada da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, marcando o início da 2.ª volta da 1.ª fase desta competição.
No Grupo A no derby do concelho de Montemor, o Valenças alcançou a sua primeira vitória da temporada, em Cortiçadas de Lavre, ganhando por 1-2. No Grupo B, o Grupo União Sport jogou no Parque Desportivo de Montemor, obtendo uma vitória suada por 2-1, com o Arraiolense a vencer ao intervalo. No Grupo C, o Grupo Estrela Escouralense foi a Vendas Novas perder por 3-0 com o Estrela FC. Já no Grupo D, o Foros de Vale de Figueira alcançou um empate 2-2 em Corval, após estar a perder por 2-0, e o Fazendas do Cortiço foi até ao terreno do Redondense perder por 5-1. Finalmente, o Cabrela, no Grupo F, perdeu nos Canaviais por 3-0.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, a receção do Grupo União Sport ao Lusitano Arraiolense, a formação treinada por Fábio Neves apresentou-se com as baixas por lesão de Preciado e Guilherme Francisco, com o regresso à baliza de Willian Paes, e Pedro Reis e Bruno Machado a integrarem o 11 titular. Até aos 15 minutos não houve oportunidades. Aos 19 minutos, André Arraiolos teve oportunidade de inaugurar o marcador, aparecendo isolado e rematando forte, mas Henrique Peixe defendeu bem. Pouco depois, foi o Arraiolense a efetuar jogada com algum perigo. Aos 31 minutos, nova excelente chance para o União marcar, mas Roberto Carlos falhou um golo cantado, rematando por cima, após boa jogada e cruzamento de Bruno Machado. O Arraiolos chegou à vantagem aos 45 minutos, contra a corrente do jogo, no segundo de dois pontapés de canto consecutivos em que, no primeiro, Sacoto deixou o aviso, mas depois, Mateus cabeceou para o fundo das redes alvinegras, com a bola ainda a bater no poste. Ao intervalo o GUS perdia e pagava caro a falha na concretização.
A 2.ª parte iniciou logo com uma oportunidade do Arraiolense, que deixou bem claro que apostava em defender bem e em contra ataques venenosos. Aos 50 minutos, esteve à vista novamente o segundo golo do Arraiolense, mas Odilon fez um grande corte. Fábio Neves não esperou mais e, aos 52 minutos, fez entrar Fábio Capela e Luís Madeira para os lugares de Pedro Reis e André Arraiolos. Aos 56 minutos, Majó, o novo treinador do Arraiolense, efetua a primeira alteração, com Tiago Mendes a render Rodrigo Bugio. Aos 57 minutos, o União restabelece a igualdade, com Luís Madeira a abrir de forma exemplar para Gonçalo Catalão, que cruzou rasteiro para Bruno Machado faturar. Dar nota que as substituições no GUS deram resultado, nomeadamente a entrada de Madeira, permitindo uma substancial melhoria por parte do União. O União iria conseguir a cambalhota no marcador, aos 65 minutos, com o central Ulisses a corresponder bem a um cruzamento de Marco Oliveira, rematando para o 2-1. Pouco depois, o Lusitano Arraiolense fez nova alteração com Igor Barros a entrar para o lugar de Jonatan. O jogo não estava fechado, com o Arraiolos a não baixar os braços, levando inclusivamente uma bola ao poste. Majó iria esgotar as substituições da equipa visitante, com Tira-Picos a ser rendido por Francisco Pinto. No quinto pontapé de canto do Arraiolense, a equipa de Arraiolos só não foi feliz porque Willian Paes fez grande defesa ao remate de Francisco Pinto. Aos 80 minutos, o União mexeu novamente, fazendo entrar Rúben Varela e António Serrano, para as saídas de João Bugio e Bruno Machado. Já nos 5 minutos de descontos, o União facilitava na retaguarda, com o Arraiolense ainda a acreditar no empate, tentando aproveitar erros defensivos da equipa montemorense. A partida iria terminar com o GUS a somar os 3 pontos, efetuando uma exibição quanto baste para segurar o 1.º lugar do grupo, numa vitória que não foi nada fácil, e em que o União parece que se desligou do jogo após alcançar o segundo golo, aliás, em termos de oportunidades o Arraiolos não ficou atrás do GUS e deu boa réplica à formação alvinegra.

RESULTADOS: Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” – 4.ª jornada
GRUPO A
Cortiçadas de Lavre 1-2 Valenças Sport Club
Atlético Sc 4-2 Monte Trigo

GRUPO B
Grupo União Sport 2-1 Lusitano Arraiolense
Vera Cruz 0-2 Aguiar

GRUPO C
Estrela FC 3-0 Estrela Escouralense
S. Pedrense 0-3 Calipolense

GRUPO D
Redondense 5-1 Fazendas do Cortiço
Corval 2-2 Foros de Vale de Figueira

GRUPO E
Arcoense 5-1 Borbense
S. Bartolomeu do Outeiro 3-0 Estremoz

GRUPO G
Lusitano Évora B 7-0 S. Manços
Alcaçovense 2-0 Bencatelense

GRUPO F
Canaviais 3-0 Cabrela
Tourega 1-3 Santana do Campo

GRUPO H
Sp. Viana 1-0 Portel
Descansa Oriolenses