Filme “Alma Viva”, candidato aos Óscares 2023, em exibição no Curvo Semedo esta quinta-feira

O cinema português está de regresso ao Cineteatro Curvo Semedo, numa promoção do Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo.

A obra “Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, é o primeiro filme, deste ano novo de 2023. A exibição acontece esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, às 21.30 horas.

Alma Viva é a primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira e é o candidato português aos Óscares 2023 para Melhor Filme Estrangeiro.

Sinopse: desenrola-se dentro um microcosmo sobre laços familiares, emigração, misticismo e cultura transmontana. Foi integralmente rodado em Junqueira, concelho de Vimioso, berço da mãe da realizadora, e com um elenco maioritariamente composto por atores e atrizes não profissionais da aldeia. É uma obra inspirada por “histórias poderosas e misteriosas” que ouvia na sua infância “ao pé da lareira”. Ficção com alguns elementos autobiográficos, em “Alma Viva” seguimos a pequena Salomé, que regressa à aldeia natal da sua família, nas montanhas de Trás-os-Montes, para passar as férias.