A.XAT – Montemor-o-Novo reconquista título de Campeão Nacional de semi-rápidas

Após um torneio exemplar, onde dominou por completo, a A.XAT Montemor-o-Novo conquistou o título nacional de semi-rápidas, recuperando ontem, 27 de janeiro, na Marinha Grande, um ceptro que havia perdido para o Vitória SC na época passada.

O conjunto alentejano venceu todos os encontros das nove jornadas, somando, por isso, 27 pontos, mais 3 do que o Estrelas de S. João de Brito, segundo classificado, e mais 4 do que o Vitória SC, terceiro. Trata-se do quarto título da especialidade da A.XAT, depois dos conquistados nas épocas de 2017/2018, 2020/2021 e 2021/2022.

Fizeram parte do conjunto campeão o grande mestre cubano YusmelBacallao, o mestre internacional cubano Lennis Martinez e os mestres FIDE portugueses José Guilherme Santos e Bruno Martins. Em termos de resultados por tabuleiros, o registo da A.XAT é impressionante, pois totalizou 32,5 pontos, cedendo apenas 3,5 pontos. Neste particular destacou-se o campeão nacional absoluto José Guilherme Santos, que ganhou todas as nove partidas no terceiro tabuleiro. Bacallao e Martinez sofreram apenas uma derrota cada um, enquanto Bruno Martins empatou por três vezes.

O Nacional de Semi-rápidas por Equipas decorreu, como é tradição, nas instalações do Sport Operário Marinhense e, nesta edição de 2023/2024, bateu todos os recordes de participação. Estiveram em ação 130 equipas, que fizeram sentar cerca de 520 jogadores nos tabuleiros marinhenses, em mais um sinal evidente do crescimento do xadrez no nosso país.

Informação: Federação Portuguesa de Xadrez