Jovens Embaixadores divulgam Évora em várias partes do mundo

Promover e divulgar o Património de Évora em todos os “cantos do mundo” é a principal finalidade do projeto “Jovens Embaixadores de Évora no Mundo” que mobiliza jovens que, no âmbito do acréscimo da sua formação se deslocam para outros países ou veem estudar para Évora, em programas de mobilidade estudantil, durante um período que pode variar entre 3 a 12 meses.

A mais recente cerimónia de Entrega dos Certificados dos Jovens Embaixadores de Évora teve lugar no dia 19 de janeiro, no Palácio de D. Manuel, tendo estes recebido o referido certificado e material de divulgação, entregue pelo Vereador da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, na presença de Vera Soares, a representante das entidades parceiras no projeto, a Universidade de Évora e a ESN (esta representada por Nair Silva, jovem também incluída nos Embaixadores).

Os jovens, que vão para universidades na Turquia (Istambul); Espanha (Bilbao); Itália (Udime); Polónia (Lublin) e Letónia (Riga), receberam também informações sobre a Capital Europeia da Cultura 27, prestadas por um elemento da Equipa de Missão, Madalena Galamba.

Antes da cerimónia, realizaram uma visita guiada ao Centro Histórico de Évora com o apoio de um técnico da autarquia e especialista em património, Francisco Bilou.

Refira-se que este projeto, promovido pela Câmara Municipal de Évora, surge no âmbito das suas estratégias de divulgação do Património e de apoio à Juventude. Pretende divulgar o Património Histórico, Natural e Humano do concelho, envolvendo os seus jovens munícipes e os jovens estudantes estrangeiros, que no âmbito da sua formação integrem projetos de Mobilidade Estudantil.

Este projeto municipal, que tem o alto patrocínio da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), procura ainda estimular o sentimento de pertença a um local nos jovens eborenses, acolher jovens oriundos de outros países, proporcionando-lhe experiências enriquecedoras, apoiar os jovens eborenses que se desloquem no âmbito da sua formação para outros países e estimular a capacidade de divulgar um produto junto de diferentes públicos.