Roadshow PT2030 da ANI passou por Évora

“O Alentejo está a criar um posicionamento nas políticas de inovação que é único”, foi com estas palavras que Tiago Teotónio Pereira, Vogal da Comissão Diretiva do Alentejo 2030, abriu o Roadshow PT2030 da ANI, que decorreu no Auditório CCDR Alentejo, em Évora.

Tiago Teotónio Pereira referiu ainda que “as plataformas da Estratégia Regional de Especialização Inteligente são uma mudança de paradigma no ecossistema de inovação do Alentejo, cujo trabalho vai ser visível e notado muito rapidamente” e que “a capacidade de reter e atrair talento depende muito da forma como a região conseguir subir nas políticas de inovação”.

Refira-se que o Roadshow PT2030, organizado pela ANI, em conjunto com o Compete 2030 e com os Programas Regionais, está a realizar várias sessões de esclarecimento sobre “O novo modelo de Custos Simplificados (OCS) nas tipologias de I&D do PT 2030”.

O Alentejo recebeu a segunda sessão do roadshow que vai decorrer em várias cidades do país, cobrindo as regiões NUTII.

Na sessão de Évora, a apresentação do novo modelo de Custos Simplificados foi feita por Alexandra Vilela, Administradora ANI, a que se seguiu uma sessão de esclarecimento, Q&A em que participaram Maria João Serrano, Secretária Técnica do Alentejo 2030, Alexandra Vilela da ANI e Luís Castilho, Vogal da Comissão Diretiva do Compete 2030.

Depois de Évora, o Roadshow PT2030 da ANI vai decorrer em Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Vila Real.

Coruche: Saiba o que pode fazer na aplicação gratuita myAQUA

Se ainda não instalou a aplicação gratuita myAQUA, saiba que a app permite-lhe comunicar leituras, consultar faturas, gerir contratos e fazer muito mais sem sair de casa.

Trata-se de mais uma ferramenta facilitadora para os clientes da Águas do Ribatejo, cuja utilização permite manter uma relação de proximidade com a empresa, poupando-se tempo e deslocações às unidades de atendimento.

A app permite ainda aceder a mais do que um contrato, podendo consultar-se e gerir-se informação relativa a vários locais de consumo de forma simples, cómoda e com um único código de acesso.

Além disso, pode ser instalada com facilidade em smartphones com sistema Android (versão 4.0 ou superior) e iPhone (versão iOS 7.0 ou superior) através do Google Play ou da App Store.

Com esta aaplicação pode comunicar leitura do contador com validação online, consultar a data da última leitura efetuada pela empresa ou pelo cliente, alterar/atualizar os dados do contrato (contactos, NIF, número de habitantes), receber alertas para comunicar a leitura, podendo personalizar a periodicidade (diária, semanal, mensal), comunicar faltas de água e anomalias, gerir contratos, nomeadamente vários contratos com o mesmo código.

Ainda poderá ter acesso a toda a faturação, verificar se existem faturas por regularizar, aceder às referências para pagamento no multibanco, aderir à fatura digital com envio por e-mail, aderir ao Débito Direto – SEPA e comunicar problemas relacionados com qualidade de água, pressão, fugas de água, faltas de água, roturas na via pública, entre outros.

Esta é uma informação da Câmara Municipal de Coruche.

Évora: Primeira feira de emprego do Turismo no Alentejo a 20 de fevereiro

A Bolsa de Empregabilidade há mais de 7 anos que se especializa em recrutamento através da realização de feiras de emprego e outras ações de recrutamento, online e offline, que ajudaram a empregar centenas de profissionais.

A primeira feira de emprego do Turismo no Alentejo, realiza-se na Arena de Évora no próximo dia 20 de fevereiro. O objetivo segundo José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “passa por apoiar as empresas na área do turismo e restauração, na contratação de recursos para a sua atividade. Esta feira é direcionada a jovens que acabaram cursos profissionais ou licenciaturas nestas áreas”.

Vão estar presentes 50 cadeias hoteleiras da região. José Santos referiu à RNA que “espera que ao final do dia já haja contratos de trabalho celebrados, por forma a que as empresas possam estar melhor preparadas para a época turística que se vai intensificar a partir dos meses de março e de abril”.

A primeira feira de emprego do Turismo no Alentejo, realiza-se na Arena de Évora no próximo dia 20 de fevereiro.

Mora: Estão abertas as inscrições para a rota das adegas

Depois do sucesso da edição do ano passado, a Rota das Adegas do Vinho da Talha de Cabeção, no concelho de Mora, regressa nos dias 27 e 28 deste mês. Esta atividade insere-se na iniciativa da prova do Vinho Novo de Cabeção.

Esta iniciativa, explica a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, “destina-se a todos aqueles que queiram participar e está relacionada com a valorização do vinho da talha”. A inscrição tem um custo de 20 euros e dá direito “a visitar quatro adegas e durante a tarde, a visitar o pavilhão de eventos, onde haverá degustação de vinho da talha e produtos regionais do concelho”, acrescenta a autarca.

Paula Chuço para além de convidar todos a inscrever-se nesta iniciativa, considera que esta “é uma excelente oportunidade para provar o o vinho da talha, os petiscos regionais e, ao mesmo tempo ouvir uma explicação sobre o processo de transformação do vinho da talha”.

A visita às adegas será feita em grupos compostos no máximo por 15 pessoas e contam com um guia que irá acompanhar os participantes. As inscrições podem ser feitas online, no site do município de Mora, até dia 20 deste mês.

Montemor: já foram entregues os donativos da Campanha “Cada Criança Um Rei”

Os donativos da Campanha “Cada Criança Um Rei”, que decorreu durante o mês de dezembro foram entregues na passada segunda-feira, dia 8 de janeiro pelo executivo da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Os donativos foram entregues nas instituições Cercimor e Porta Mágica ambas de Montemor-o-Novo e também na instituição no Chão dos Meninos em Évora.

André Banha, vogal da União de Freguesias, refere que “esta campanha foi mais uma vez um sucesso, foram doados essencialmente brinquedos, livros e roupa. E fica a promessa que no próximo Natal esta campanha volta com toda a certeza”.

GNR: Sete acidentes de viação no dia de ontem

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 9 de janeiro, sete acidentes de viação, sendo sete colisões, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Foi ainda registado um acidente de trabalho, na localidade de Arraiolos, do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências, sendo três crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.

Foi ainda efetuada uma detenção fora de flagrante delito, em cumprimento de mandato de detenção para assegurar presença em ato processual.

No âmbito contraordenacional registaram-se 46 infrações relativas à legislação rodoviária.

Coruche: Plataforma gratuita “Lojas com Gente”

Adira online, fácil e rapidamente, à plataforma gratuita “Lojas com Gente”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Coruche que, com origem no programa de apoio com o mesmo nome, visa apoiar, promover e divulgar o comércio e os serviços locais.

Trata-se de um portal independente que está online para adesão dos agentes económicos, bem como acessível aos consumidores, disponibilizando um espaço de anúncio de produtos e serviços com possibilidade de venda online.

Dedicada a todas as atividades económicas do Concelho, a plataforma assenta numa solução tecnológica intuitiva, garantindo diversas formas de entrega e pagamento seguras, com mais-valias para a comodidade de comerciantes e clientes.

Para informação adicional sobre a adesão gratuita, deve contactar-se o Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento Económico e/ou consultar o site da plataforma em https://www.lojascomgente.pt.

Concerto de Ano Novo encheu o Teatro Garcia de Resende em Évora

As orquestras de Cordas e de Sopros do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, sob as direções de Luís Rufo e Artur Barroso, realizaram o tradicional Concerto de Ano Novo no Teatro Garcia de Resende.

O espetáculo, que teve lotação esgotada, contou também com uma participação das bailarinas da Escola de dança Amélia Mendoza.

O vice-presidente da Câmara de Évora, Alexandre Varela, assistiu na plateia a um concerto vibrante que se prolongou por cerca de hora e meia, com interpretação de obras de compositores como Vivaldi, Rachmaninov ou Johann Strauss.

Este evento foi coorganizado pela Associação Eborae Mvsica e pela Câmara Municipal de Évora.

 

Évora: Concurso “Árvores de Natal Recicladas 2023” entregou prémios

O concurso “Árvores de Natal Recicladas 2023”, que a Câmara Municipal de Évora promove anualmente, contou, desta vez, com 34 participantes, tendo a cerimónia de entrega de prémios decorrido no dia 5 de janeiro de 2024, no Palácio de D. Manuel.

Nesta edição, o júri considerou ser, por unanimidade, o trabalho o que melhor preenchia os critérios estabelecidos para a Menção Honrosa, a “Noite de Lembrança, Dias de Esperança”, da autoria do Centro Infantil Obra de São José Operário. O prémio é a cedência de um autocarro da autarquia para uma viagem de estudo, bem como um vale de compras no valor de 40€, oferta da empresa Leroy Merlin.

A atribuição de certificados e o sorteio de outros 3 trabalhos fizeram também parte da cerimónia, sendo os prémios para as entidades sorteadas a cedência de autocarro camarário para viagem e a oferta de vales no valor de 20€ / cada, oferta da Leroy Merlin.

Os trabalhos sorteados foram os seguintes: “Construindo o Futuro com Ética de Cuidado”, da Escola Secundária Gabriel Pereira; “Plástico Encantada”, da Santa Casa Misericórdia de Évora; e “O Natal e os 3 R’s”, da Casa do Sagrado Coração de Jesus – Quinta do Pio.

Participaram neste concurso 15 Creches e Jardins-de-infância, 8 Escolas e Agrupamentos, 5 Entidades de Apoio a Idosos, 5 de Apoio à Deficiência e 1 de Apoio á Juventude. De salientar a participação de instituições e estabelecimentos de ensino das freguesias rurais, nomeadamente de Canaviais, S. Bento do Mato, S. Manços, Nª Sª de Machede, São Sebastião da Giesteira e Boa-Fé.

O júri, composto por Maria José Pastorinho (CME), Gracinda Caeiro (AKI) e Teresa Furtado (Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade de Évora), analisou os 34 trabalhos a concurso, tendo valorizado os seguintes critérios: técnica de construção, originalidade, criatividade, adequação ao tema e utilização dos materiais.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, participou na cerimónia para dar as boas-vindas e entregar os prémios, tendo agradecido a participação de todos neste concurso que sensibiliza e incentiva a comunidade à reciclagem, mas também ao trabalho em equipa e à valorização das festividades natalícias. Os mais novos cantaram ainda diversas canções alusivas à quadra natalícia, sob orientação das respetivas educadoras.

Mora: Pré-escolar canta as janeiras na Câmara Municipal

As três salas do pré escolar de Mora passaram pelo edifício da Câmara Municipal, na manhã de 8 de janeiro, para Cantar as Janeiras e desejar um bom ano novo ao executivo e funcionários municipais.

 

A Presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, agradeceu a iniciativa e retribuiu os votos de bom ano novo.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Mora alerta a população para os próximos dias de frio

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mora, ainda que não tenha recebido avisos de Alertas Especiais até ao momento, tem o cuidado de alertar a população do concelho para se preparar para os próximos dias de tempo frio, com mínimas a chegar perto dos 0ºC e, com previsão de subida ligeira dessas temperaturas mínimas durante o fim-de-semana mas, acompanhada de chuva regular, mais intensa por períodos e rajadas de vento que poderão chegar aos 35km/h.

As atuais condições meteorológicas anunciadas estão sujeitas a alterações por consequência dos fatores meteorológicos e que tais previsões podem alterar favorável ou desfavoravelmente com o decorrer das horas.

O município de Mora aconselha as devidas precauções, principalmente na revisão dos sistemas de aquecimento doméstico, limpeza de chaminés e combustíveis. Aconselha também à revisão e limpeza os seus sistemas de escoamento de águas. Em casos específicos poderá ser necessário a aplicação de barreiras à entrada de água.

A autarquia alerta para as ruas Rua de Cabeção em Mora, Rua de São Pedro em Mora, Largo do Manica em Mora, Vale Flores em Mora, Avenida do Fluviário em Mora, Quinta Seca da Boavista em Mora, Largo do Ribeiro em Cabeção e Rua 5 de outubro em Pavia.

Agora ficam algumas medidas de autoproteção:

  • Abastecimento de combustíveis para os sistemas de aquecimento;
  • Condições de operacionalidade dos sistemas de aquecimento e/ou chaminés;
  • Usar roupas quentes, com proteção de mãos, pés e face, evita comprometimento circulatório nas extremidades;
  • Atenção ao sobreaquecimento de aparelhos elétricos e/ou à proximidade de fogo a material inflamável (carpetes, roupas, madeiras, sofás, etc.);
  • Abastecimento por GÁS, se botijas na rua, preferir PROPANO, que tem maior resistência ao congelamento;
  • Rever a funcionalidade de algeroz, sarjetas e outros sistemas de escoamento de águas pluviais;
  • Pondere a necessidade de utilização de recursos que impeçam a ocorrência de inundação;
  • Estruturas suspensas ou mal fixadas à parede;
  • Objetos e bens que possam voar com a força do vento;
  • Mantenha-se em casa.

Municipio de Montemor-o-Novo promove empresas sediadas na incubadora startUP

A Destilaria Pérola do Alentejo, é uma das empresas incubadas na startUP Montemor-o-Novo®, tendo o seu espaço de produção localizado na Box 6.

Esta empresa dedica-se à produção de bebidas destiladas, como o gin e aguardente, sendo um dos seus produtos icónicos o Bica Gin, que recentemente ganhou uma nova garrafa e imagem.

Como forma de promoção das empresas, a startUP Montemor-o-Novo e o Município de Montemor o Novo desenvolveram um conjunto de vídeos focados no processo produtivo das empresas incubadas nos espaços box, que podem ser visualizados na página de Facebook da autarquia.

Euromilhões com jackpot de 78 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 78 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 9 de janeiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 563 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, de 18 mil euros, num total de sete contemplados.

O quarto prémio, de 2.159 euros, saiu a 19 apostadores, três dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 09 – 12 – 39 – 40 e pelas estrelas 01 e 03.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.