A “Dança Participativa” promove a sensibilização, capacitação, qualificação e envolvimento de públicos diversificados

A “Dança Participativa”, descreve um percurso de circulação pela cidade de Évora, durante o mês de janeiro, inscreve-se na comunidade escolar do primeiro ciclo e ensino secundário, leva a dança contemporânea a vários espaços educativos e públicos-alvo.

A “Dança Participativa”, em 2024 é constituída por diferentes tipologias de atividades, são elas as  oficinas de dança contemporânea, assistência a espetáculos, visitas culturais, conversas, artistas na escola – que promovem a sensibilização, a capacitação, a qualificação e o envolvimento de públicos diversificados, através de ações de educação artística não formal.

As atividades procuram despertar e motivar os participantes para a apreciação e experimentação de diferentes linguagens da dança, integrando momentos de formação, partilha de conhecimentos, emoções e valores.

A “Dança Participativa” desempenha um papel crucial na promoção da criatividade, no desenvolvimento da identidade cultural dos participantes, através da criação de espaços e momentos educativos-lúdicos, num contexto amplo de trabalho comunitário.

Durante o mês de janeiro, a “Dança Participativa” apresenta-se num formato de oficina de dança contemporânea, que se articula com o ensino formal, a dança inscreve- se na atividade letiva do primeiro ciclo e do 9º ano de escolaridade, direciona-se a crianças e jovens.

A Escola EB1 do Bairro de Almeirim, situada na zona periférica da cidade de Évora, acolhe, ao longo do mês, em 6 sessões da oficina dirigidas a crianças do primeiro ciclo.

Cada turma experimenta a dança contemporânea no contexto diário da atividade letiva.

A Escola Secundária Gabriel Pereira recebe pela primeira vez a iniciativa, dirigida ao 9º ano de escolaridade. A oficina no contexto da atividade letiva dos jovens, pretende criar e desenvolver ações de mediação que exploram as diferentes linguagens da dança no espaço educativo, proporcionando momentos de aprendizagem e de dinamização cultural.

A “Dança Participativa” está inserida na programação de 2024 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e da Câmara Municipal de Évora.

Tem o apoio local da Escola Eb1 do Bairro de Almeirim e da Escola Secundária Gabriel Pereira.