Museu Militar de Elvas candidata metralhadora antiaérea a prémios APOM

O Museu Militar de Elvas, através dos militares e civis afetos à secção de conservação e restauro, procedeu, recentemente, à total recuperação de uma peça de artilharia antiaérea que será, este ano, submetida à votação nos prémios APOM, da Associação Portuguesa de Museologia.

Esta metralhadora destinava-se “a abater aeronaves que voavam a baixa altitude”, começa por explicar o major Carlos Carretas. “Todos os anos, das nossas reservas, selecionamos uma peça que está em muito mau estado, para apresentarmos no dia do Museu Militar de Elvas”, adianta. No ano seguinte, o museu candidata essa mesma peça aos referidos prémios.

Foi com “muita dedicação e empenho”, garante ainda o major, que esta peça foi restaurada, depois de encontrada “completamente degradada”. “Teve um trabalho de manutenção brilhante. Todo o sistema hidráulico, o sistema de motor de combustão interna, foi tudo reparado, foi tudo descascado, com aplicação de primários, de tinta e temos o resultado final como se pode ver”, diz ainda o major, assegura que a metralhadora está “precisamente como se fosse uma peça original”.

“Vamos agora fazer essa candidatura e esperamos que esta peça seja premiada, durante o ano de 2023”, remata Carlos Carretas.