Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, a Banda Sinfónica do Exército (BSE) apresentou-se num magnífico concerto no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, na passada sexta-feira, 10 de novembro de 2023, numa iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.
Banda Sinfónica do Exército Português passou pelo Curvo Semedo
SMEA dá destaque à batata doce neste mês de novembro
O produto em destaque neste mês de novembro, é a batata doce um marco da gastronomia e base de muitos pratos típicos do Alentejo.
Neste sentido e como forma de relembrar a importância de cuidar da alimentação e do planeta, a SMEA vai estar ao longo do mês de novembro a promover diversas iniciativas, que segundo a responsável da SMEA, Anabela Ferreira, “vão desde a confeção de algumas receitas que levam efetivamente a batata doce, como numa perspetiva mais artística de utilização deste alimento, e sobretudo divulgá-lo, mostrar como se pode utilizar a batata doce, dar a provar algumas receitas e continuar a inspirar as pessoas”.
De acordo com a responsável da SMEA, estas iniciativas têm como objetivo ” valorizar os produtos locais”.
Montemor-o-Novo foi o escolhido para ação de sensibilização para o risco sísmico
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove, numa base anual, a realização do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico “A Terra Treme”, o qual, no presente ano, terá lugar amanhã pelas 11h14. O objetivo é chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?
Anualmente é habitual a realização de uma iniciativa de âmbito distrital, onde são promovidas diversas ações de sensibilização, com especial destaque e incidência junto da comunidade escolar, bem como dirigidas aos trabalhadores do município, sendo em 2023 o município de Montemor-o-Novo foi o escolhido para a realização da iniciativa.
Assim esta inicitiva terá uma programação de dois dias, esta segunda-feira, dia 13 serão promovidas, no período da manhã, ações de formação e sensibilização na escola secundária e na EB N.º 5. No período da tarde realizar-se-á uma ação de formação/sensibilização, que terá lugar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, pelas 15:00h e será dirigida a todos os trabalhadores do município.
O dia 14 de novembro culminará com o exercício que tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, em que convidamos todos a participar.
Teresa Fonseca apresentou novo livro na biblioteca municipal de Montemor
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realizou a 10 de novembro, pelas 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, a apresentação do novo livro de Teresa Fonseca, intitulado “Economia e Sociedade no Alentejo de finais do Antigo Regime – o Fenómeno do Despejo das Herdades (1771-1832)”. Na mesa da iniciativa, para além da autora, estiveram Ana Borges, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, e Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Acarinhada e respeitada por muitos, Teresa Fonseca fez encher o auditório da Biblioteca com amigos e admiradores, onde se incluíram os vereadores Henrique Lopes e António Pinto Xavier.
Carta aberta ao ministro do Ambiente pede ação contra emergência climática
A Quercus, juntamente com outras 19 organizações, escreveu uma carta aberta ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, expressando preocupações sobre a emergência climática e a necessidade de ações mais eficazes para combater as mudanças climáticas em Portugal.
Com o título “Por uma Nova Política para a Natureza”, na carta afirma-se que está na hora de Portugal mudar, de tomar mais e melhores ações adaptativas e de mitigação da emergência climática.
As consequências da emergência climática mencionadas na carta incluem danos à saúde e segurança das populações, ao ambiente e à economia, provocados por fenómenos como secas, incêndios, ondas de calor insuportáveis, subidas do nível do mar, chuvas fortes e inundações violentas.
Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:
Foi inaugurada recentemente a Torre do Relógio e o posto de turismo de Mora
Depois de ter sido feita uma obra de reabilitação, foi inaugurada recentemente a Torre do Relógio e o posto de turismo de Mora.
O objetivo é desenvolver o turismo no concelho. Desta forma o posto de turismo, vai estar sempre aberto exceto à terça-feira,com uma técnica para prestar esclarecimentos aos turistas que precisem de ajuda.
O posto de turismo de Mora vai ser um ponto também dedivulgação dos produtos, das rotas e das freguesias do concelho.
Comando Territorial de Évora da GNR registou dez acidentes de viação durante este fim-de-semana
O Comando Territorial de Évora da GNR, registou este fim de semana, de 11 e 12 de novembro, dez acidentes de viação, cinco colisões e cinco despistes, dos quais resultaram danos materiais.
No âmbito da criminalidade, foram registadas 18 ocorrências, sendo nove crimes contra o património, seis crimes contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade e um crime contra o estado.
Foram ainda efetuadas duas detenções em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez.
Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 133 infrações à legislação rodoviária, uma relativa à legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.
A GNR dá continuidade às operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, Artémis 2023/2024.
“Já comeste fruta hoje?” uma iniciativa do Centro Juvenil
O Centro Juvenil tem vindo a promover ao longo dos anos, várias iniciativas e o “Já comeste fruta hoje?” é mais uma que decorre há cerca de 3/4 anos.
Esta atividade decorre na escola EB 2-3 “três dias por semana uma vez por mês” e segundo a responsável da SMEA, Anabela Ferreira, “consiste na prova de frutas da época variadas” das mais diversas formas.
De acordo com Anabela Ferreira, esta atividade pretende mostrar aos mais novos “a importância do consumo da fruta, contribuir para os hábitos alimentares saudáveis dos jovens e incentivá-los a consumir fruta, sempre sazonal e local”.
A responsável pela SMEA relembra que, “comer fruta está associado sempre ao risco menor de desenvolver certas doenças crónicas, assim como o controlo de peso a digestão saudável a saúde dos nossos órgãos vitais e que contribui para o crescimento e desenvolvimento destes jovens.”
Luís Vitorino: Feira da Castanha em Marvão é evento “de referência”
A Feira da Castanha decorreu durante o passado fim de semana, dias 11 e 12 de novembro, em Marvão, onde foi dado destaque a este produto endógeno do concelho, bem como a outros produtos locais, como licores, mel, vinho, e ao artesanato.
Para o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, este é um evento “de referência, porque distingue Marvão de outros concelhos, com uma paisagem de castanheiros singular, porque estes produtos não se encontram nas grandes superfícies”, considerando que é muito importante para os produtores locais, “escoar as suas produções de Outono”.
Já um dos produtores com quem falámos, afirma que este foi “um ano muito complicado, devido à seca”, adiantando que “a primeira colheita foi escassa e com pouca qualidade, com a última a recuperar um pouco, mas nada do que é normal”.
Castanha que esteve em destaque, este fim de semana, em Marvão.