Montemor-o-Novo foi o escolhido para ação de sensibilização para o risco sísmico

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove, numa base anual, a realização do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico “A Terra Treme”, o qual, no presente ano, terá lugar amanhã pelas 11h14. O objetivo é chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Anualmente é habitual a realização de uma iniciativa de âmbito distrital, onde são promovidas diversas ações de sensibilização, com especial destaque e incidência junto da comunidade escolar, bem como dirigidas aos trabalhadores do município, sendo em 2023  o município de Montemor-o-Novo foi o escolhido para a realização da iniciativa.

Assim esta inicitiva terá uma programação de dois dias, esta segunda-feira, dia 13 serão promovidas, no período da manhã, ações de formação e sensibilização na escola secundária e na EB N.º 5. No período da tarde realizar-se-á uma ação de formação/sensibilização, que terá lugar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, pelas 15:00h e será dirigida a todos os trabalhadores do município.

O dia 14 de novembro culminará com o exercício que tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR, em que convidamos todos a participar.