Grupo União Sport empata com Atlético SC na entrada de 2024

Neste domingo, 7 de janeiro, jogou-se mais uma jornada da Liga Elite e Liga AFE, com as primeiras partidas de 2024.
Na Liga Elite, houve derby em Montemor entre dois históricos do Distrital de Évora, com o Grupo União Sport (GUS) a empatar 1-1 no 1.º de Maio com o Atlético de Reguengos.
Na Liga AFE, na entrada do novo ano, houve 2 derbys do concelho de Montemor. O Foros de Vale de Figueira perdeu a liderança ao sofrer a sua primeira derrota diante do Estrela Escouralense, por 0-1, com a equipa de Santiago do Escoural a recuperar o 1.º lugar do Grupo B. No outro derby, o Cortiçadas de Lavre perdeu em casa com o Cabrela por 1-2. De resto, o Fazendas do Cortiço recebeu e venceu o Santana do Campo, por 3-2, após cambalhota no marcador (Santana esteve a vencer por 0-2) e o Valenças foi à Tourega perder por 3-2.

Sobre o encontro, que a RNA acompanhou com relato, e que opôs GUS ao Atlético, há que dar uma primeira nota às alterações em relação àquele que tem sido o 11 base do União, com a maior surpresa a ser André Arraiolos, júnior de 1.º ano, que entrou nas escolhas iniciais de Fábio Neves, e o regresso do capitão Nuno Brás à baliza alvinegra. A partida iniciou equilibrada, com as primeiras oportunidades a serem criadas pelo União que, aos poucos, instalou-se no meio campo do Atlético. O União estava bem melhor no jogo do que o Atlético, faltando concretizar e rematar. Aos 32 minutos, André Arraiolos, quando se preparava para rematar, parece ter sido carregado em falta na área do Atlético, porém o árbitro assinalou falta ofensiva. O líder mostrava muito pouco e não chegava à baliza de Nuno Brás, apenas lá chegando de bola parada. O União desperdiçou tanto que podia ter tido um dissabor, com o Atlético a dar sinal de vida nos últimos instantes da 1.ª parte, através de duas situações em que poderia ter chegado ao golo. O União teve várias oportunidades, numa 1.ª parte totalmente dominada pela formação montemorense, que esteve muito bem nos primeiros 45 minutos, faltando o golo, destacando-se as chances de Preciado, Serrano e Capela.
A 2.ª parte iniciou frenética com excelentes oportunidades para ambos os conjuntos, com o Atlético a apresentar-se com outra postura. Ao minuto 51, é assinalada grande penalidade favorável ao GUS, após grande jogada do ataque Unionista, com Catalão a rematar e o central Luan a colocar a mão no esférico. Gonçalo Catalão não tremeu e colocou o União na frente do marcador. O treinador do Atlético, João Manuel Pinto, pouco depois faria as suas primeiras alterações, com Norte e Pedrinho a serem rendidos por Lucas e Fernandes. A 2.ª parte estava mais dividida, mas o União mantinha-se com mais posse de bola. Fábio Neves também não tardou em mexer na sua equipa, com Guilherme Francisco a substituir André Arraiolos (que fez boa exibição na sua estreia como titular), aos 65 minutos. À entrada dos últimos 10 minutos da partida, o jogo estava a ficar quentinho, com algumas faltas duras, e algumas decisões polémicas da equipa de arbitragem. Aos 85 minutos, o União sofre um tremendo revés, com o Atlético a alcançar o empate, após cruzamento de Fernandes, com Lucas a cabecear para a igualdade. Pouco depois, o União esteve muito perto de marcar, com Gonçalo Catalão a chutar, e um jogador adversário a tirar a bola sobre a linha de golo. O União faria entrar ainda Bruno Machado e Tomás Silva, para as saídas de Madeira e Preciado. No Atlético, Marvin seria rendido por Tomás. O União ainda acreditou e lutou até aos últimos instantes, contudo, não foi feliz mantendo-se a partilha de pontos.
O União não merecia este resultado, mas o futebol é assim mesmo e a ineficácia permitiu a injustiça no marcador.

RESULTADOS:
Liga ELITE > 10.ª jornada
Canaviais 1-1 Lusitano de Évora B (6 jan 11h00)
Grupo União Sport 1-1 Atlético Reguengos
Lusitano Arraiolense 0-4 Arcoense
Redondense 4-0 Alcaçovense
Portel 2-1 Monte Trigo
Sporting Viana do Alentejo 0-2 Estrela de Vendas Novas

Liga AFE > 9.ª jornada
Grupo A
Corval 0-6 Calipolense
Oriolenses 2-1 Bencatelense
Vera Cruz 1-5 Aguiar
Borbense 2-1 Estremoz
S. Manços 1-1 São Bartolomeu do Outeiro

Grupo B
Tourega 3-2 Valenças
Foros de Vale de Figueira 0-1 Estrela Escouralense
Fazendas do Cortiço 3-2 Santana do Campo
Cortiçadas de Lavre 1-2 Cabrela
Descansa: São Pedrense