Este domingo realizaram-se os primeiros jogos da época no Distrital de Évora. Na 1.ª jornada da Taça Dinis Vital, no Grupo B, o Grupo União Sport (GUS) foi ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, bater o Lusitano Arraiolense, por 0-1, com o golo alvinegro a ser marcado de grande penalidade, por Gonçalo Catalão. No Grupo A, Valenças e Cortiçadense empataram 1-1. No Grupo C, o Escouralense perdeu em casa por 0-2 com Estrela Fc. No Grupo D, e no primeiro jogo oficial no seu novo sintético, o Fazendas do Cortiço arrancou um empate 1-1 com Redondense; e Foros de Vale de Figueira ganhou por 2-1 ao Corval. No Grupo F, o Cabrela perdeu em casa por 1-3 com Canaviais.
Em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, a deslocação do GUS ao terreno Lusitano Arraiolense, a partida iniciou movimentada e equilibrada, com maior ascendente para a equipa treinada por Fábio Neves. A primeira grande oportunidade do jogo surgiu aos 10 minutos, por Lito, com o esférico a ir ao travessão da formação do Arraiolense. Depois, os minutos foram passando, mas o nulo foi-se mantendo, com o União a ter algumas pedras menos bem na partida. O Arraiolense esteve certinho e mais defensivo, enquanto que o União teve problemas na organização de jogo e em articular no seu futebol ofensivo. Ao intervalo o resultado mantinha-se em branco.
A 2.ª parte iniciou sem substituições e logo com um remate da equipa da casa a testar Willian Paes. O União respondeu efetuando boa jogada, com Roberto Carlos a cruzar para Catalão, mas o remate saiu ao lado. Aos 53 minutos, é assinalada grande penalidade a favor do União, por mão de Anderson. Gonçalo Catalão aproveitou a soberana ocasião para inaugurar o marcador e dar vantagem ao GUS. O Arraiolense sofreu novo revés, com a expulsão de Jonatan, que estava a ser o melhor em campo, ao ver o segundo amarelo, numa decisão, porventura, demasiado rigorosa do árbitro. O desafio iria chegar ao seu término, com o União a vencer de forma justa. A equipa treinada por Fábio Neves não fez uma exibição de encher o olho mas fez o que lhe competia e foi a melhor equipa.
Taça Dinis Vital – 1.ª jornada – 24/09/2023 – 15h00
Grupo A
Valenças 1-1 Cortiçadense
Monte Trigo 2-2 Atlético SC
Grupo B
Aguiar – Vera Cruz (adiado para 2 nov. 20h)
Arraiolense 0-1 Grupo União Sport
Grupo C
Est. Escouralense 0-2 Estrela Fc
Calipolense 0-0 S. Pedrense
Grupo D
Fazendas do Cortiço 1-1 Redondense
Foros de Vale de Figueira 2-1 Corval
Grupo E
Borbense 0-3 Arcoense
Estremoz 5-1 S. Bartolomeu Outeiro (23/09)
Grupo F
Cabrela 1-3 Canaviais
Santana do Campo 2-0 Tourega
Grupo G
Bencatelense 1-1 Alcaçovense
S. Manços 1-5 Lusitano de Évora “B”
Grupo H
Portel 0-0 SC Viana do Alentejo
Descansa Oriolenses


A Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo, vai receber várias iniciativas, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, que decorre de 23 a 30 de setembro.


A Biblioteca Municipal Almeida Faria, de Montemor, volta a ser palco de mais um Ciclo Ler aos Quadrados, na próxima quinta-feira, dia 28 de setembro.

Arranca este domingo, 24 de setembro, a 1ª jornada da Taça Dinis Vital. Nas primeiras entrevistas aos treinadores das equipas do concelho de Montemor-o-Novo, tentamos saber um pouco mais das expetativas e objetivos para esta época, para além das habituais antevisões aos jogos, neste caso o 1.º jogo oficial da temporada.
“O Tapete está na rua”, uma iniciativa que decorre em Arraiolos, com o objetivo de promover este saber ancestral, está nomeada aos prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria “Mais Prazeres e Sensações”.
O Festival do Peixe do Rio, em Alandroal está nomeado aos prémios da Revista Mais Alentejo, na categoria “Mais Prazeres e Sensações”.
Perspetiva-se que no final do mês de setembro, a frota dos bombeiros de Montemor-o-Novo seja reforçada com duas novas ambulâncias de socorro.