“VÄRA” de Daniel Matos no último dia da PT.23 em Montemor-o-Novo

© BRUNO SIMÃO

A oitava edição da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas (PT.23), promovida pel’ “O Espaço do Tempo”, termina este sábado, 10 de junho, com o espetáculo coreográfico “VÄRA”, de Daniel Matos, a ser apresentado ao público, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 18 horas.

De acordo com o diretor artístico d’ “O Espaço do Tempo”, Pedro Barreiro, é a primeira vez que Daniel Matos, “artista português da nova geração da dança contemporânea nacional, do Algarve”, atua em Montemor-o-Novo.

Daniel Matos, adianta Pedro Barreiro, é conhecido por apresentar peças de “grande robustez física, coreografias complexas, de grupo, de grande esforço e potência”.

A programação completa da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas para conhecer aqui.

Saiba mais sobre o espetáculo “VÄRA”:

Vära é um objeto coreográfico que surge na urgência do encontro entre corpos. Em palco, sete corpos habitam um espaço cercado por plásticos, aludindo à exposição da carne num talho. É aqui que procuram e potenciam a tentativa de diálogo através da repetição, acumulando erros e ampliando o confronto com a realidade de cada um.

Ficha Artística / Técnica

60min.

Maiores de 18 anos

Direção Artística, Coreografia e Conceito: Daniel Matos

Performers e Co.criadores: Adriana Xavier, Sofia Kafol, Joana Pinto, Jean-loup Gayrard, Lia Vohlgemuth, Mélanie Ferreira & Marco Olival

Colaboração Artística e Assistência de Ensaio: Beatriz Marques Dias

Desenho de Luz: Manuel Abrantes

Direção Técnica: Raúl Seguro

Banda Sonora Original: João Galante aka Coolgate

Espaço: Daniel Matos & Diogo Silva

Fotografia: Rui Palma

Fotografia de Cena: Bruno Simão

Adereços Têxteis: Marina Tabuado

Comunicação: Maria Tsukamoto

Direção de Produção e Administração: Joana Flor Duarte

Assistência de Produção: Filipa Garcez

Grafismo: Sergiu Toma

Produção: CAMA a.c.

Co.Produção: Câmara Municipal de Lagos, Teatro das Figuras

Residências Artísticas de Co.Produção: O Espaço do Tempo, Verão Azul – Festival Internacional de Artes, CAMADA – Centro Coreográfico

Apoio: Estúdios Victor Córdon / OPART, Musibéria, Companhia Olga Roriz, Teatro Experimental de Lagos, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Pro.Dança, Estúdio CAB, Casa da Dança de Almada, Casa das Laranjeiras, Herdade do Freixo do Meio, Escola de Dança de Lagos

Agradecimentos: Sofia Soromenho, Francisco Pedro, Mariana Malheiro, Hugo Cabral Mendes.

VÄRA é um projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGARTES e Ministério da Cultura Portuguesa e pelo programa Garantir Cultura.

BIOGRAFIA

Coreógrafo, performer e artista visual. Tem desenvolvido o seu trabalho como criador, colaborador artístico e intérprete nacional e internacionalmente, caminhando com Ana Borralho & João Galante, Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, Luís Marrafa, André Uerba, entre outros. Desenvolve o seu trabalho desde 2016, através de práticas multidisciplinares, mas sempre com foco no corpo como campo de pesquisa biográfico , físico e emocional, questionando e redesenhando a ideia de limite. Em 2017, juntamente com Joana Flor Duarte, funda a CAMA associação cultural – uma estrutura para o desenvolvimento das artes performativas sediada em Lagos, onde assume a direção artística e é artista residente.