A oitava edição da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas (PT.23), promovida pel’ “O Espaço do Tempo”, termina este sábado, 10 de junho, com o espetáculo coreográfico “VÄRA”, de Daniel Matos, a ser apresentado ao público, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 18 horas.
De acordo com o diretor artístico d’ “O Espaço do Tempo”, Pedro Barreiro, é a primeira vez que Daniel Matos, “artista português da nova geração da dança contemporânea nacional, do Algarve”, atua em Montemor-o-Novo.
Daniel Matos, adianta Pedro Barreiro, é conhecido por apresentar peças de “grande robustez física, coreografias complexas, de grupo, de grande esforço e potência”.
A programação completa da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas para conhecer aqui.
Saiba mais sobre o espetáculo “VÄRA”:
Vära é um objeto coreográfico que surge na urgência do encontro entre corpos. Em palco, sete corpos habitam um espaço cercado por plásticos, aludindo à exposição da carne num talho. É aqui que procuram e potenciam a tentativa de diálogo através da repetição, acumulando erros e ampliando o confronto com a realidade de cada um.
Ficha Artística / Técnica
60min.
Maiores de 18 anos
Direção Artística, Coreografia e Conceito: Daniel Matos
Performers e Co.criadores: Adriana Xavier, Sofia Kafol, Joana Pinto, Jean-loup Gayrard, Lia Vohlgemuth, Mélanie Ferreira & Marco Olival
Colaboração Artística e Assistência de Ensaio: Beatriz Marques Dias
Desenho de Luz: Manuel Abrantes
Direção Técnica: Raúl Seguro
Banda Sonora Original: João Galante aka Coolgate
Espaço: Daniel Matos & Diogo Silva
Fotografia: Rui Palma
Fotografia de Cena: Bruno Simão
Adereços Têxteis: Marina Tabuado
Comunicação: Maria Tsukamoto
Direção de Produção e Administração: Joana Flor Duarte
Assistência de Produção: Filipa Garcez
Grafismo: Sergiu Toma
Produção: CAMA a.c.
Co.Produção: Câmara Municipal de Lagos, Teatro das Figuras
Residências Artísticas de Co.Produção: O Espaço do Tempo, Verão Azul – Festival Internacional de Artes, CAMADA – Centro Coreográfico
Apoio: Estúdios Victor Córdon / OPART, Musibéria, Companhia Olga Roriz, Teatro Experimental de Lagos, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Pro.Dança, Estúdio CAB, Casa da Dança de Almada, Casa das Laranjeiras, Herdade do Freixo do Meio, Escola de Dança de Lagos
Agradecimentos: Sofia Soromenho, Francisco Pedro, Mariana Malheiro, Hugo Cabral Mendes.
VÄRA é um projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGARTES e Ministério da Cultura Portuguesa e pelo programa Garantir Cultura.
BIOGRAFIA
Coreógrafo, performer e artista visual. Tem desenvolvido o seu trabalho como criador, colaborador artístico e intérprete nacional e internacionalmente, caminhando com Ana Borralho & João Galante, Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, Luís Marrafa, André Uerba, entre outros. Desenvolve o seu trabalho desde 2016, através de práticas multidisciplinares, mas sempre com foco no corpo como campo de pesquisa biográfico , físico e emocional, questionando e redesenhando a ideia de limite. Em 2017, juntamente com Joana Flor Duarte, funda a CAMA associação cultural – uma estrutura para o desenvolvimento das artes performativas sediada em Lagos, onde assume a direção artística e é artista residente.