Nova sessão de “Epifania” esta quarta-feira na Biblioteca Almeida Faria

O projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas” continua esta quarta-feira, 30 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, com uma nova sessão de “Epifania”, moderada por Sara Anjo, a partir das 21 horas.

As sessões valorizam a participação ativa da população, que é convidada a participar na programação de iniciativas e atividades culturais.

A próxima sessão está marcada para 14 de junho, às 21 horas.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na Biblioteca Municipal ou através do email biblioteca@cm-montemornovo.pt.

Matilde Jorge entra a ganhar no Montemor Ladies Open

Foto: José Rasquinho (Jomar Fotografia)

A tenista portuguesa Matilde Jorge qualificou-se, esta terça-feira, 30 de maio, para os oitavos de final do Montemor Ladies Open, depois de defrontar e vencer a canadiana Bianca Jolie Fernandez, em três sets, pelos parciais de 6-1, 4-6 e 6-4.

Com uma entrada muito boa no primeiro set, onde dominou os pontos como quis e impediu a sua oponente de contrariar o seu estilo de jogo e plano tático, fechando o parcial por 6-1, o certo é que a vimaranense desceu de nível na segunda partida, falhando mais bolas e deixando que Fernandez ganhasse cada vez mais confiança.  Não foi por isso de estranhar que a irmã da atual n. 36.ª WTA, Leylah Fernandez, igualasse o embate a um set, com um 6-4, o mesmo resultado com que Matilde Jorge fechou o encontro e carimbou o passaporte para os oitavos de final.

Quase a conseguir uma surpresa esteve Maria Garcia. A jovem lisboeta perdeu em três sets com a britânica Emma Wilson, que venceu por 6-4, 4-6 e 6-4, mostrando um bom ténis e muita vontade de evoluir cada vez mais. Já Angelina Voloshchuk que defrontava a mais difícil das tenistas em prova, a holandesa Arianne Hartono, apenas no segundo set reagiu, mas, mesmo assim, perdeu por 6-0 e 6-3. Sana Garakani foi batida por Arina Arifullina, com a tenista de leste a triunfar por 6-3 e 6-1 e Milla Sequeira perdeu com a uzbeque Sevil Yuldasheva, por 6-4 e 6-3.

A australiana Arina Rodionova, segunda favorita, levou a melhor sobre a espanhola Eva Alvarez Sande, vencendo por 7-5 e 6-2. No resultado mais desnivelado do dia. Ana Kubareva perdeu com a amiga Aliona Falei, por um duplo 6-0, e, a fechar as notícias dos singulares,  Eudice Chong (Hong Kong) bateu a norte-americana Amy Zhu, por 3-6, 6-2 e 6-3.

Nos pares, as irmãs Matilde e Francisca Jorge não tiveram problemas na primeira ronda, batendo a portuguesa Milla Sequeira e Miroslava Medvedeva, por um duplo 6-0.

O Montemor Ladies Open está dotado com 40 mil dólares em prémios monetários e decorre até 4 de junho.

Município de Alandroal prepara próxima época balnear com novos investimentos

O município de Alandroal está a preparar o arranque da Época Balnear 2023 na Praia Fluvial das Azenhas D ́El Rei, em Montejuntos, para o próximo dia 1 de junho e até dia 1 de outubro, com a correção de pequenos problemas decorrentes do inverno e a introdução de novas valências.

A praia foi inaugurada a 9 de junho de 2022, depois de uma empreitada de obra pública no valor de 710 mil euros (300 mil euros financiados pelo Turismo de Portugal e o restante de fundos próprios) e de alguns investimentos extra-empreitada realizados pelo município por administração direta, em particular, algumas zonas de relva e ensombramento, parque de merendas ou o sistema de guincho elétrico para a colocação e retirada de barcos da água.

O município lançou também uma empreitada no valor de 283 mil euros para melhoria do acesso à praia a partir da localidade de Montejuntos, também com fundos próprios.

Este ano, além da substituição das árvores que não sobreviveram, substituição e reparação de passadiços e da reposição de areia, está prevista a chegada da fibra ótica à zona da praia e consequente melhoria das comunicações no local, num investimento também suportado por fundos da autarquia.

A Praia Fluvial das Azenhas D ́El Rei recebeu pelo segundo ano consecutivo a Bandeira Azul e prevê repetir a atribuição do galardão de Praia Acessível para todos.

Este ano conta ainda com a certificação como primeiro polo da Estação Náutica do Alandroal.

Ciclo da Primavera em quatro freguesias de Montemor no fim de semana

No próximo fim de semana, o Ciclo da Primavera ’23, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, passa por quatro freguesias do concelho, com muita música e animação.

Ciborro recebe Joana Cota, Mambo Jambo e Pimpinella

A freguesia do Ciborro recebe três espetáculos este fim de semana, no âmbito do Ciclo da Primavera. Logo na sexta-feira, dia 2 de junho, pelas 22 horas, Joana Cota (na imagem) leva ao Largo do Povo “O Fado sai à rua!”. Joana Cota, uma verdadeira “trovadora dos tempos modernos”, não interpreta apenas a canção da saudade mas sim a cultura portuguesa, trazendo no seu canto os clássicos antigos e atuais, bem como os seus originais, o que a faz transbordar emoções na voz.

Já no sábado, 3 de junho, às 16h30, o Largo do Povo, é palco para Pimpinella, um espetáculo de rua, onde uma palhaça a bordo do seu carrinho musical distribui sorrisos entre flores e melodias. Criando jogos e situações cómicas com o público e a rua Pimpinella traz consigo a poesia da Primavera. Este é um espetáculo de clown itinerante, com Eva Ribeiro, que remete para os temas do encontro, do brincar e da magia de uma palhaça ambulante.

Ainda no sábado, mas às 22 horas, atuam no Ciborro, os Mambo Jambo, uma Banda de covers, formada por seis elementos, Ângelo Cunha – Voz, guitarra e piano, Nuno Galego – guitarra, Gonçalo Almodôvar – Guitarra, Pedro Silva – Baixo e António Arimatea – Bateria. Fazendo uma viagem por diferentes gerações e estilos musicais, do Rock, à Pop, passando pelo Reggae, Soul, Blues, dos grandes clássicos que marcaram gerações, aos novos sucessos, das canções em inglês, aos temas em português.

Lavre vai animar com “Perdidos, mas pouco!” e Ciranda

No sábado, 3 de junho, a Praça da República, em Lavre, acolhe duas iniciativas do Ciclo da Primavera. A tarde começa pelas 15h30, com “Perdidos, mas pouco!”, um espetáculo que recorre aos mais diferentes objetos utilizados quando acampamos para criar formas animadas e marionetas, refletindo sobre questões ambientais e passando a mensagem de que está ao alcance de todos nós protegermos a Casa Comum.

Mais tarde, pelas 19 horas, Lavre acolhe o projeto musical Ciranda, grupo de Música tradicional Portuguesa, conta com uma recolha de canções de Norte a Sul de Portugal, passando pelas Ilhas. Aquilo que diferencia este projeto, é o facto de ter trazido de volta à luz do dia as canções dos nossos avós, aliando às mesmas o som de instrumentos diferentes como o Saxofone e a Bateria.

Banda de Cabrela atua no Lg. Dr.º Pascoal Coelho

Ainda no sábado, 3 de junho, às 16 horas, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, protagoniza um concerto interpretando peças ligeiras e populares, num momento de partilha entre cabrelenses e visitantes.

David Mira 4k Band em São Geraldo

Igualmente no sábado, 3 de junho, mas às 21h30, David Mira e a 4K Band (Projecto De Covers) levam muita música até ao Centro Cultural e Recreativo 1.º de Maio, em São Geraldo. Foi através da amizade que surgiu este projeto. 4 amigos a tocarem juntos aquilo que mais gostam. Músicas dos anos 80 e 90 e 2000, que ficaram famosas e ainda hoje se ouvem nas rádios. Temas em inglês e português que todos cantam, nem que seja no duche ou numa festa. Fazem parte deste projeto: David Mira – Voz e Guitarra, João Garrido – Voz e Baixo, Jacinto Pinheiro – Voz e Guitarra, Paulo F. Do Amaral – Bateria.

Leemar animou São Brissos no domingo à tarde

O Ciclo da Primavera ’23 tem levado muita música às diversas freguesias e localidades do Município de Montemor-o-Novo e, a 28 de maio, foi a vez de São Brissos, na freguesia de Santiago do Escoural. E lá o duo Leemar voltou a subir ao palco no Ciclo.

Debaixo de uma oliveira (quem por lá conseguiu sombra), o público deixou que os Leemar os animassem com alguns dos temas mais reconhecidos da música portuguesa.

No âmbito do Ciclo da Primavera ’23, Leemar voltam a atuar a 11 de junho (Largo 25 de Abril, Cortiçadas de Lavre – com banda) e 17 de junho (Largo Dr. Pascoal Coelho, Cabrela).

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Marchas Populares em Montemor-o-Novo este domingo

A Praça da República, em Montemor-o-Novo, vai ser palco, no próximo domingo, dia 4 de junho, de marchas populares.

A folia e a animação caraterísticas desta festividade tão portuguesa vão fazer-se sentir a partir das 17 horas, num momento que contará com a participação de diversas associações locais, entre as quais a ARPI de Montemor-o-Novo, a Cercimor, a Porta Mágica e a Casa João Cidade.

Além das marchas, do convívio e da boa disposição, a tradição cumpre-se também com uma sardinhada e um baile, com Telmo Falcão.

Cabrela: III Trail da Filhós com recorde de participações

A manhã do passado domingo, 28 de maio, em Cabrela, foi dedicada à corrida, à caminhada e, sobretudo, ao convívio, com a realização do III Trail da Filhós, que registou a sua participação recorde.

Foram quase 450 as inscrições confirmadas e os amantes do exercício físico a aceitar o desafio de uma manhã diferente, a correr ou a andar.

A concentração no Largo Dr. Pascoal Coelho deu-se ainda antes das 9 horas, com direito a um aquecimento coletivo, à simpatia das mascotes do Ludopolis e a apadrinhamento do Trail por parte de Filipe Nuno, atleta que recentemente completou a Marathon des Sables (250 quilómetros por areias do deserto, em Marrocos).

Seguiu-se o início das três provas diferentes: 17, dez e sete quilómetros. Se na caminhada se participou por gosto (como o demonstrou a própria vereadora Sílvia Santos), nos Trails de 17 e dez quilómetros, o gosto aliou-se à competição, dado a existência de prémios por escalões.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

1.º Trail de Campo Maior apresentado nesta terça-feira

Vem aí o 1.º Trail da Vila de Campo Maior.

Numa organização do Campo Maior Trail Runners, em parceria com o Município, Juntas de Freguesias, Bombeiros Voluntários de Campo Maior e várias entidades locais, este promete ser um evento “diferenciador na vila”, diz Carlos Pepê, da organização. “Temos depositadas grandes expectativas, uma vez que temos já um conjunto vasto de parceiros”, acrescenta.

O objetivo do 1.º Trail Vila de Campo Maior é o de “promover a prática desportiva, de competição e não competição, mas também transportar os nossos atletas para o conhecimento mais profundo de Campo Maior, uma vez que temos um património muito alargado”, refere Carlos Pepê.

As provas começam no dia 7 de outubro, com uma atividade dedicada aos mais pequenos, a Kids Urban Run. Além da prova, haverá também um programa complementar com tertúlias desportivas e presença de atletas nacionais.

No dia 7, iremos ter a abertura do secretariado para todas as distâncias da prova, na Casa da Flor, iremos ter grandes momentos ligados à cultura, às tertúlias desportivas, iremos convidar vários agentes desportivos e atletas da nossa região, e a nível nacional, para um momento de partilha. Iremos ter também uma feirinha do desporto e um conjunto de sorteios ao longo dos próximos meses, em que os atletas que se inscreverem na nossa prova podem depois ser agraciados com alguns dos prémios”, revela Carlos Pepê, do Campo Maior Trail Runners.

Já dia 8, é a vez dos adultos serem colocados à prova. As opções variam entre um Trail Longo, de 35 km, que partirá da aldeia histórica de Ouguela, um Trail Curto de 20km e um Mini Trail, de 12 km, para quem se quiser iniciar no Trail Running. Todos com percursos distintos mas a terminar no Castelo de Campo Maior.

Além destas opções, haverá ainda uma caminhada, onde há a expectativa de “juntar muitos dos nossos conterrâneos e das pessoas que nos visitem”, assume Carlos Pepê.

A apresentação oficial do 1.º Trail Campo Maior acontece terça-feira, 30 de maio, pelas 21h00, no Centro Comunitário de Campo Maior.

As expectativas são as de atingir os 600 participantes e para isso as inscrições estão já a decorrer para as provas que vão acontecer a 7 e 8 de outubro. Pode inscrever-se através das redes sociais do Campo Maior Trail Runners, dos diversos parceiros espalhados pela região ou na plataforma https://meutempo.pt/.

O papel das Misericórdias em debate no Arquivo Municipal de Montemor

O colóquio “Misericórdias: assistência, sociedade e poder” decorreu no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, no passado dia 26 de maio.

A iniciativa centrou-se no aprofundamento do conhecimento e debate sobre o papel  incontornável que as Misericórdias assumem na sociedade ao longo do tempo. Em perspetiva, estiveram as diversas abordagens das Misericórdias, nos âmbitos assistencial, social e patrimonial.

Da parte do Município de Montemor-o-Novo marcaram presença e intervieram o presidente da Câmara, Olímpio Galvão, bem como o vereador com o pelouro do Património, António Pinto Xavier.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

BBC Trio animou sábado no Centro Cultural do Reguengo

O Ciclo da Primavera ’23, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, chegou ao Reguengo no último fim de semana.

Durante a tarde de sábado, 27 de maio, os BBC Trio atuaram no Centro Cultural da localidade, com as previsões meteorológicas a alterar os planos, já que o concerto estava, originalmente, programado para o exterior.

Unido pela sua amizade, este Trio (desta vez, com um elemento extra) ofereceu ao público presente no Reguengo um espetáculo de muita qualidade, com a sonoridade dos vários instrumentos. Ao som do saxofone, da bateria, da guitarra e do teclado, fez-se a festa.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

GNR: ferido grave em acidente de trabalho em Montemor

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 29 de maio, um acidente de trabalho, em Montemor-o-Novo, do qual resultou um ferido grave.

Na sua área de responsabilidade, a GNR registou, também ontem,  dois acidentes de viação, sendo uma colisão e um despiste, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências: sete crimes contra o património, um contra as pessoas e um contra a vida em sociedade. Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito, pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional, a GNR registou 28 infrações relativas à legislação rodoviária.

A GNR da continuidade às operações “Escola Segura 2022/23”, “Resina 2023”, “Floresta Segura 2023”, “Pica-Pau Exames Nacionais 2023” e “Operação Poço Protegido”.

Montemor Ladies Open: Francisca Jorge defronta Alana Parnaby na primeira ronda

Já é conhecido o quadro principal do Montemor Ladies Open, com a portuguesa Francisca Jorge, quinta cabeça-de-série e atual 280.ª do ranking WTA, a ter como adversária na estreia a australiana Alana Parnaby, 428.ª na hierarquia.

Quanto a Matilde Jorge, vai defrontar a canadiana Bianca Jolie Fernandez, num encontro onde tem hipóteses de seguir em frente, ao mesmo tempo que as “wild cards” Angelina Voloshchuk, Maria Garcia, Sana Garakani e Milla Sequeira a terem adversárias complicadas.

Voloshchuk não podia ter uma oponente mais motivada, a holandesa Arianne Hartono, terceira favorita, Garcia joga a continuidade com a britânica Emma Wilson, Garakani mede forças com Arina Arifullina e Sequeira vai ter do outro lado do court a uzbeque Sevil Yuldasheva, que entrou no quadro principal como lucky loser. A única jogadora lusa a “furar” o qualifying foi Sara Lança, que, na ronda de acesso, se desembaraçou da espanhola Julia Camblor, por 6-4, 3-6 e 6-1.

As australianas Olivia Gadecki e Arina Rodionova, primeira e segundas favoritas do torneio, vão defrontar a mexicana Maria Fernanda Navarro e a espanhola Eva Alvarez Sande, respetivamente.

Do qualifying, para além de Sara Lança,  seguem para o quadro principal a grega Martha Matoula, a mexicana Maria Fernanda Navarro, a dinamarquesa Olivia Gram, a suiça Naima Karamoko, a sueca Tilde Stromquist, a espanhola Eva Alvarez Sande e Arina Arifullina.

Nos pares, as irmãs Jorge surgem como primeiras cabeças-de-série e principais favoritas ao título, medindo forças na primeira ronda com a portuguesa Milla Sequeira e Miroslava Medvedeva.

Eudice Chong (Hong Kong) e Arianne Hartono (Holanda), segundas favoritas desta variante, vão tentar ultrapassar a norte-americana Baylen Brown e a ucraniana Mariia Kostiuk.

O Montemor Ladies Open está dotado com 40 mil dólares em prémios monetários e decorre até domingo, 4 de junho.

Montemor: dois espetáculos esta terça-feira no Encontro de Marionetas

A companhia “Universo Paralelo” apresenta esta terça-feira, 30 de maio, em duas sessões, o espetáculo “Augusto Benjamim à procura da Terra do Nuno”, às crianças do 1º Ciclo e aos lares de idosos, no âmbito do XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo.

As sessões têm início marcado para as 10h30 e 14h30, com o espetáculo a ser apresentado ao público na Sociedade Carlista.

Pelas 21h30, no cineteatro Curvo Semedo, a Alma d’Arame apresenta, ao público em geral, “King Kong”.

Idosos de Montemor são desafiados a manterem-se em movimento

Com o objetivo de manter os idosos em movimento, a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras continua a promover, através de uma parceira com o Hospital de São João de Deus, todas as semanas, várias sessões de movimento ativo, em cinco associações de reformados de Montemor-o-Novo.

De acordo com a fisioterapeuta Edite Menino, uma das responsáveis pelo projeto, iniciado em 2018, pretende-se, acima de tudo, “aumentar a expectativa de uma vida saudável” e promover “a autonomia e independência” de pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.

Passando de sete para cinco locais, onde se realizavam inicialmente estas sessões, explica Edite Menino, o projeto “Idosos em Movimento”, retomado em fevereiro deste ano, esteve parado durante o período de pandemia. “Dois dos locais, por falta de pessoas, foram desativados, também porque as pessoas foram envelhecendo e foram deixando a atividade”, revela.

Nestas sessões, para além de se promover uma troca de saberes, o espírito de entreajuda e a criatividade, procura-se, entre outros, combater o isolamento social e estimular a mobilidade e o movimento. “Trabalhamos desde a coordenação, o equilíbrio, a marcha; fazemos também um trabalho de prevenção de quedas e um melhor desempenho nas atividades da vida diária”, adianta a fisioterapeuta.

Com quase 80 pessoas a frequentar, atualmente, estas sessões desenvolvem-se às segundas, quartas e sextas-feiras: às segundas, nas Silveiras, das 9h30 às 10h30, e no Reguengo, das 10h45 às 11h45; às quartas, no Cortiço, das 9h30 às 10h30, e em São Geraldo, entre as 10h45 e as 11h45; às sextas, em Montemor, das 9h30 às 10h30.

Quem quiser experimentar estas classes de movimento ativo deve aparecer numa das sessões ou informar-se junto de cada associação.