Ping Pong, Sueca e Malha nos Jogos do Município este fim de semana

A fase de apuramento de freguesia, dos Jogos do Município de Montemor-o-Novo, prosseguem este fim de semana, no concelho, com competições de Sueca, Ténis de Mesa e Malha.

Esta sexta-feira, 26 de maio, a partir das 21h30, na sede do GUSS, em São Cristóvão, joga-se à Sueca.

Já amanhã, sábado, dia 27, disputam-se jogos de Ténis de Mesa, na Casa da Cultura do Ciborro, a partir das 16 horas. No domingo, dia 28, na ARPIC, também no Ciborro, joga-se às cartas (Sueca).

A fase de freguesia da Malha, em São Cristóvão, disputa-se no domingo, a partir das 15 horas, no Complexo Desportivo.

BBC Trio, LEEMAR e Mambo Jambo este fim de semana no Ciclo da Primavera

O Ciclo da Primavera, do Município de Montemor-o-Novo, conta, este fim de semana, com três espetáculos.

Este sábado, 27 de maio, pelas 17 horas, o BBC Trio atua no Centro Cultural do Reguengo. BBC é um projeto que surge com base na amizade entre três velhos conhecidos – André Banha, Laas Bife e André Cabica –  e cujos trajetos são partilhados há muito tempo. É um projeto dinâmico, criativo, baseado nos principais “hits” das nossas rádios, capaz de se adaptar a qualquer contexto musical.

Já no domingo, dia 28, o duo LEEMAR apresenta o seu espetáculo musical nos Lavadouros de São Brissos, na freguesia de Santiago do Escoural, a partir das 16h30. Trata-se de um espetáculo de interpretações de canções intemporais de música portuguesa, com Francisco Martins na voz, acompanhado por José Liaça no teclado.

Meia hora mais tarde, os Mambo Jambo animam o Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela. O grupo de covers, carateriza-se pela união de gerações e pela viagem por diferentes eras e géneros musicais, com interpretações de temas de grandes nomes da música nacional e internacional.

11º Encontro de Volkswagen Carocha de Cabeço de Vide este sábado

O 11º Encontro de Volkswagen Carocha de Cabeço de Vide está marcado para amanhã, sábado, 27 de maio.

João Leal, da comissão organizadora, revela que pela 11ª vez “Cabeço de Vide vai estar em festa, porque vai receber os amantes de carochas que vêm de norte a sul do país onde evidenciamos o valor histórico-cultural desta viatura mítica, que foi criada nos 30, e juntamos esta homenagem à viatura, com uma homenagem ao patrono deste encontro, que foi Joaquim Firmino Costa Pinto, que foi a pessoa que, mais carochas teve, na zona”.

João Leal adianta que este ano o encontro tem início às 11 horas, “na Avenida da Libertação, em frente à casa de Joaquim Firmino Costa Pinto, segue-se o desfile por Cabeço de Vide e depois seguimos para o Crato, onde iremos almoçar, e depois de almoço são entregues os prémios nas categorias de: carro em melhor estado de conservação, melhor restaurado e com a matrícula mais antiga”. Segue-se uma visita ao Museu do Padre Belo e ao Mosteiro de Flor da Rosa.

Este membro da comissão organizadora diz ainda que este encontro se assume como “muito positivo para a região e para Cabeço de Vide”, adiantando que do júri do concurso para entrega de prémios faz parte o elvense Eduardo Cristiano, que é “um expert no que aos carros clássicos diz respeito”.

Apoio ao arrendamento por parte Governo na rubrica da DECO

O Governo aprovou uma das medidas de apoio ao arrendamento anunciadas no pacote Mais Habitação, para ajudar as famílias a fazer face aos elevados custos habitacionais em Portugal.

Na edição desta semana da rubrica da “Deco”, a jurista na Delegação Alentejo, da Associação para a Defesa do Consumidor, a Sofia Batista, revela que este apoio, mensal, tem a duração, no máximo, de cinco anos e destina-se a famílias com uma taxa de esforço superior a 35%. No entanto, este apoio tem o valor máximo de 200 euros, no caso de ser inferior a 20 euros é pago a cada seis meses.

Tudo para saber sobre este apoio, quem tem o pode receber e a forma como é pago, na edição desta semana da rubrica da “Deco”, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Cervejas artesanais e petiscos de regresso ao Castelo de Alandroal

A segunda edição do festival “A Beer In The Sky” arranca esta sexta-feira, 26 de maio, pelas 19 horas, no Castelo de Alandroal, onde decorre até domingo, dia 28.

Com destaque para “as cervejas artesanais da região, do país e algumas estrangeiras, a preços acessíveis, o evento conta também com alguns petiscos regionais, elaborados pelas associações locais”, como revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo.

Para além da cerveja e dos petiscos haverá também “animação musical e animação de rua, no espaço do Castelo, que convida ao convívio, num fim de semana diferente”, garante o autarca.

No total são 20 os stands presentes, onde para além da cerveja haverá também produtores de vinho. João Grilo salienta que este é um festival “acessível a todos, que vale a pena conhecer, onde no Castelo de Alandroal reinará o bom ambiente”.

Aliada a este certame decorre, amanhã, uma color run, com partida do Complexo Desportivo da vila. O presidente da Câmara de Alandroal afirma que esta iniciativa levará “mais cor às ruas”, através das cerca de 200 pessoas que já se inscreveram, e às quais o município irá oferecer uma bebida dentro do festival, sendo esta uma “ponte muito interessante entre o desporto e o próprio festival”.

Helena Caldeira é estrela em nova série da Netflix

A montemorense Helena Caldeira integra o elenco de “Rabo de Peixe”, nova série portuguesa da Netflix, que está disponível, a partir desta sexta-feira, 26 de maio, naquela plataforma de streaming.

Helena Caldeira dá vida a Sílvia, uma das personagens principais da série.

“Rabo de Peixe” é passada na vila com o mesmo nome, na ilha de São Miguel, Açores, e é levemente baseada num acontecimento real: a chegada de aproximadamente meia tonelada de cocaína à costa da vila, no verão de 2001.

‘Rabo de Peixe’ conta com um total de sete episódios. O elenco, para além de Helena Caldeira, conta ainda com outros nomes bem conhecidos do público português: José Condessa, Kelly Bailey, Rodrigo Tomás, André Leitão, Maria João Bastos, Pêpê Rapazote, Albano Jerónimo e Salvador Martinha.

Sessões de “Epifania” levam população de Montemor a repensar a Biblioteca Municipal

Encontra-se em curso o projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas”, que desde abril tem convidado a população de Montemor-o-Novo a envolver-se na reavaliação e modernização da Biblioteca Municipal Almeida Faria como espaço comunitário.

Para isso, têm sido dinamizadas várias sessões, destacando-se o World Café, duas iniciativas “Ideias à Mesa”, mas também as sessões intituladas “Epifania”, moderadas por Sara Anjo e que visam planear atividades culturais e outras iniciativas, juntamente com a população, para constar na futura programação da Biblioteca Municipal.

As primeiras “Epifania” tiveram lugar a 17 e 24 de maio mas, ao longo das próximas semanas, ainda se realizarão mais duas sessões, agendadas para a 31 de maio e a 14 de junho, ambas pelas 21 horas.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

PT.23 traz a Montemor os mais relevantes espetáculos criados em Portugal

© PATRÍCIA FAUSTINO

A Plataforma Portuguesa de Artes Performativas está de volta para a sua 8.ª edição – PT.23 – que acontecerá de 6 a 10 de junho, e na qual serão apresentados 18 dos mais relevantes espectáculos de dança, teatro e performance criados em Portugal nos últimos dois anos.

A PT. 23 é uma iniciativa d’O Espaço do Tempo, estrutura artística com sede em Montemor-o-Novo, que a cada dois anos convida programadores, curadores e diretores de teatros e festivais nacionais e internacionais para conhecerem o que de mais notável se faz em Portugal no campo das artes performativas contemporâneas.

A abertura da PT.23 terá início na terça-feira, dia 6 de junho, com performances de Gaya de Medeiros e Vânia Doutel Vaz, no Teatro do Bairro Alto (TBA), em Lisboa, seguindo depois para Montemor-o-Novo, onde decorrerá a restante programação da Plataforma em vários espaços associados a’O Espaço do Tempo, com apresentações de Gio Lourenço, André e. Teodósio, Diana Niepce, Marco da Silva Ferreira, Rogério Nuno Costa, Piny, Tânia Carvalho, André de Campos, Bernardo Chatillon, Mário Coelho, Carincur, Lígia Soares, Xana Novais, Daniel Matos, Keyla Brasil e Tita Maravilha & Cigarra.

Além dos espectáculos de abertura apresentados no TBA, a PT.23 contará ainda com quatro espectáculos abertos ao público, com acesso gratuito mediante reserva, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. C A R C A Ç A, de Marco da Silva Ferreira, Versa-Vice, de Tânia Carvalho, A minha vitória como ginasta de alta competição, de Lígia Soares, e Vära, de Daniel Matos, são os espectáculos a que o público em geral poderá assistir.

A programação completa para consutar aqui.

Concerto de Beatriz Rosário e Coruche Fashion Cork na FICOR

Beatriz Rosário

Esta sexta-feira, a programação da FICOR, em Coruche, inicia-se, pela manhã, no Observatório com a abertura das sessões pelo presidente da Câmara, Francisco Oliveira, seguida de um painel de debate promovido pela Associação de Produtores Florestais de Coruche.

Quase em simultâneo, no Centro de Exposições, acontece o programa educativo “Educar para a Sustentabilidade”, dirigido à comunidade educativa, em comemoração do foral afonsino de Coruche.

Nessa sequência, os visitantes podem encontrar junto ao Centro de Exposições um pavilhão medieval e uma exposição temporária onde se realizam apresentações pedagógicas e workshops. A exposição, aberta em permanência ao longo dos três dias de certame, apresenta artefactos de escrita no período medieval e uma área dedicada ao foral de Coruche.

A tarde desenrola-se no Observatório com mais dois painéis de discussão vinculados aos temas “Rede de Montado de Sobro e Cortiça: A Implementação de Projeto(s) e Desafios Futuros” e “Política de Financiamento 2030”.

Enquanto isso, no Parque do Sorraia inicia-se o workshop “Coruche Fashion Cork – Desfile de Moda” e, pouco depois, no Espaço Showcooking, Juliana Godinho, do restaurante Mr. Rino, convida à degustação de sabores do montado.

Segue-se animação no Palco FICOR e, às 22 horas, na Praça d’Água, o momento alto do dia com o desfile de moda Coruche Fashion Cork, que conta com as participações especiais da Oficina d’Artes de Coruche (ODAC), da Turma da Cíntia e dos músicos coruchenses Gonçalo Gomes e Beatriz Felizardo. No desfile serão dados a conhecer os projetos vencedores e as propostas da 6ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade, estando confirmada a
participação especial de estilistas convidados – casos de Beatriz Julião, vencedora da anterior edição do concurso, e Rafael Freitas.

Às 23h30, a Praça d’Água recebe o concerto da jovem fadista Beatriz Rosário, que, com vários hits bem conhecidos do público, é já uma grande promessa da música portuguesa.

Cinco acidentes nas estradas de Évora registados pela GNR esta quinta-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 25 de maio, na sua área de responsabilidade, cinco acidentes de viação, sendo três colisões e dois despistes, dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

No âmbito criminal foram registadas 12 ocorrências:  quatro crimes contra o património, três contra as pessoas , três contra a vida em sociedade, um de maus tratos a animais de companhia e um crime previsto em legislação avulsa.

A GNR deteve ainda duas pessoas em flagrante delito, pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 30 infrações à legislação rodoviária.

Anymamundy apresenta “Solstício” no Encontro de Marionetas de Montemor

Esta sexta, dia 26 de maio, no âmbito do 15º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a Trava Línguas apresenta “Sopa da Pedra”, às crianças do ensino pré-escolar, na Sociedade Carlista, pelas 10h30.

Às 21h30, num espetáculo para o público em geral, a Anymamundy, dá a conhecer “Solstício”, na rua, junto ao cineteatro Curvo Semedo.

Segue-se, meia hora mais tarde, já no interior do Curvo Semedo, a apresentação do espetáculo “Jardineiro Imaginário”, pelas Marionetas do Porto.

A programação completa:

RC Montemor: subida à Divisão de Honra ainda não é certa

Imagem: Facebook RCM

A equipa sénior do Rugby Clube (RC) Montemor sagrou-se, recentemente, campeã nacional da 1ª Divisão do Campeonato Nacional da modalidade, mas a subida à Divisão de Honra ainda não é uma certeza.

Considerando que o clube cresceu “bastante”, ao longo desta época desportiva, o presidente da direção do RCM, João Malta Reis, assegura que esta foi uma temporada de “muitas mudanças” a vários níveis: “a direção mudou, o treinador mudou, apareceram muitos jogadores novos e muitas miúdas novas”.

“Fomos capazes de chegar à final e com muita dificuldade ganhámos a final e, portanto, o sucesso foi alcançado. A equipa feminina também teve muito sucesso, porque fomos campeões de Sub-18 e também estão de parabéns”, acrescenta, sem esquecer as “boas participações” em vários torneios, por parte das equipas mais jovens.

Sem saber ainda se o RCM vai assumir a subida à Divisão de Honra do Campeonato Nacional, João Malta Reis garante que essa será uma responsabilidade “enorme”. “Não sabemos bem o que vamos fazer ainda, mas vai-se encontrar a melhor solução para ser o melhor para o clube. Tem de ser decidido por todos nós”, diz ainda o presidente, lembrando as “dificuldades e contrariedades” que enfrentam, sendo necessário “medir as consequências da subida”.

Para o treinador, Ricardo Vieira, depois de já ter alcançado outros títulos, a conquista do Campeonato Nacional, pelo RCM, significou “bastante”. “Tenho este clube no coração, já há muito tempo, porque me ajudou a ser um melhor treinador, quando ainda nem pertencia ao clube”, assegura, lembrando o apoio “fulcral” do apoio da população de Montemor-o-Novo para a conquista do troféu.

Quanto à subida, o técnico, que lembra que a “alta competitividade” da Divisão de Honra, garante que vai para “onde a equipa escolher” e onde os jogadores forem “mais felizes”. Diz ainda prever um futuro “auspicioso” para o clube.

Manuel Marques dos Santos, capitão de equipa pela primeira vez esta época, descreve esta temporada desportiva como “desafiante”. “Foi uma época em que muitos jogadores tiveram que se chegar à frente, porque tivemos algumas baixas importantes, como o António Redondo e o Guga, que tudo fizeram para estar naquele jogo (da final”, diz ainda.

Já o diretor desportivo do clube, António Marques dos Santos, faz um balanço “muito positivo” da temporada que agora chegou ao fim. “As raparigas são um bom exemplo disso: começámos a época praticamente sem equipa e foi crescendo, todas as semanas foram aparecendo miúdas novas, chegaram ao fim e são campeãs nacionais, muito pelo empenho que tiveram durante o ano todo”.

António Marques dos Santos, que destaca também a conquista da “tábua” pela equipa sénior masculina, assegura que a época foi “muito bom” também em termos de academia e formação.

Com esta mais recente conquista, a equipa sénior do RCM conta já com a vitória em quatro Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão.

Estremoz associou-se à iniciativa “Bom Dia Cerâmica”

Estremoz voltou a participar nas Jornadas Europeias das Cidades Cerâmicas “Bom Dia Cerâmica”, que decorreram no passado fim de semana, dias 20 e 21.

Durante estes dois dias, os espaços do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho e do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz tiveram entrada gratuita e os visitantes puderam assistir, ao vivo, ao trabalho desenvolvido por diversos artesãos.

Fotos: Município de Estremoz

Olivia Gadecki lidera lista de inscritas no 20º Montemor Ladies Open

Olivia Gadecki

O Circuito Internacional Feminino regressa ao Alentejo, mais precisamente ao Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, para a 20.ª edição do Montemor Ladies Open, prova dotada este ano com 40 mil dólares e que vai decorrer de 28 de maio a 4 de junho.

Presentes 60 tenistas em representação de 22 nacionalidades, a principal jogadora inscrita é Olivia Gadecki, atual 149.ª do ranking WTA. A australiana, de 21 anos, já atingiu este ano quatro finais, mas ainda não conseguiu conquistar títulos: o último remonta a 2021, quando venceu o Vigo Open (25 mil dólares). Na semana seguinte jogou em Leiria, um torneio da mesma categoria, tendo perdido na segunda ronda com  Francisca Jorge, no terceiro set.

Entretanto, no início deste ano, em casa, no Open da Austrália, Gadecki venceu a primeira ronda do quadro principal tendo sido transformada numa autêntica estrela pelos media australianos. Para além de Gadecki, destaque também para as presenças da norte-americana Sachia Vickery, 172.ª na hierarquia mundial, de outra australiana que, tal como Gadecki e Vickery, também chega a Montemor proveniente de Roland Garros, Arina Rodionova, 219.ª, ou da simpática holandesa, Arianne Hartono, 225.ª do mundo.

A participação lusa vai estar a cargo da melhor tenista portuguesa, Francisca Jorge, que surge esta semana no 282.º posto e que, ao que tudo indica, irá ser a sétima cabeça-de-série da prova. A sua irmã Matilde Jorge, a algarvia Inês Murta, e ainda Sara Lança, Sana Garakani, Milla Sequeira, Elizabet Hamaliy, a promissora jovem Angelina Voloshchuk e Carolina Azadinho, são as restantes tenistas lusas presentes.

Para Gonçalo Simões, o diretor do Montemor Ladies Open, o upgrade de 25 para 40 mil dólares de prize money só foi possível devido “ao apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Federação Portuguesa de Ténis. Um torneio com mais requisitos, com um maior caderno de encargos, que exigiu uma preparação do clube a uma escala superior, mas um torneio ainda com mais nível, que vai ser bom para a cidade, para o comércio local e para todos os que estão habituados a visitar o clube durante a prova”, diz ainda.

Missão Continente doou mais de 387 mil euros a 20 instituições de Évora

A Missão Continente, em 2022, doou mais de 387 mil euros, em excedentes alimentares, a 20 instituições de solidariedade social e de apoio a animais do distrito de Évora. Este apoio equivale a mais de 110 mil refeições salvas no distrito.

A Missão Continente distribuiu 29,3 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1.076 instituições de todo o país. Só em excedentes alimentares, esse apoio totalizou 26,4 milhões de euros, o equivalente a mais de 7,5 milhões de refeições salvas.

Além das doações às instituições que ajuda regularmente, a Missão Continente, que celebra o 20.º aniversário, disponibiliza bens alimentares aos colaboradores, através das áreas sociais das lojas e entrepostos da Missão Continente, o que representou o reaproveitamento de cinco milhões de euros em alimentos durante 2022.

Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.

“O trabalho de reaproveitamento e redistribuição de excedentes alimentares remonta a 1994. Atualmente, todas as lojas Continente têm parceria com várias instituições de solidariedade social e de apoio a animais, e as doações decorrem diariamente, ao longo de todo o ano. Até 2022, as lojas Continente apoiaram mais de sete mil instituições, o que equivale a um valor reaproveitado de mais de 112 milhões de euros. Há 20 anos que a Missão Continente reforça a responsabilidade, enquanto agente ativo, na criação de valor social positivo, junto das comunidades que apoia”, explica Nádia Reis, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

A Missão Continente representa as iniciativas de responsabilidade social do Continente, como o Apoio à Comunidade, o Desenvolvimento Inclusivo e a Cidadania Ambiental, querendo assim contribuir para um futuro mais sustentável.