Olivia Gadecki lidera lista de inscritas no 20º Montemor Ladies Open

Olivia Gadecki

O Circuito Internacional Feminino regressa ao Alentejo, mais precisamente ao Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, para a 20.ª edição do Montemor Ladies Open, prova dotada este ano com 40 mil dólares e que vai decorrer de 28 de maio a 4 de junho.

Presentes 60 tenistas em representação de 22 nacionalidades, a principal jogadora inscrita é Olivia Gadecki, atual 149.ª do ranking WTA. A australiana, de 21 anos, já atingiu este ano quatro finais, mas ainda não conseguiu conquistar títulos: o último remonta a 2021, quando venceu o Vigo Open (25 mil dólares). Na semana seguinte jogou em Leiria, um torneio da mesma categoria, tendo perdido na segunda ronda com  Francisca Jorge, no terceiro set.

Entretanto, no início deste ano, em casa, no Open da Austrália, Gadecki venceu a primeira ronda do quadro principal tendo sido transformada numa autêntica estrela pelos media australianos. Para além de Gadecki, destaque também para as presenças da norte-americana Sachia Vickery, 172.ª na hierarquia mundial, de outra australiana que, tal como Gadecki e Vickery, também chega a Montemor proveniente de Roland Garros, Arina Rodionova, 219.ª, ou da simpática holandesa, Arianne Hartono, 225.ª do mundo.

A participação lusa vai estar a cargo da melhor tenista portuguesa, Francisca Jorge, que surge esta semana no 282.º posto e que, ao que tudo indica, irá ser a sétima cabeça-de-série da prova. A sua irmã Matilde Jorge, a algarvia Inês Murta, e ainda Sara Lança, Sana Garakani, Milla Sequeira, Elizabet Hamaliy, a promissora jovem Angelina Voloshchuk e Carolina Azadinho, são as restantes tenistas lusas presentes.

Para Gonçalo Simões, o diretor do Montemor Ladies Open, o upgrade de 25 para 40 mil dólares de prize money só foi possível devido “ao apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da Federação Portuguesa de Ténis. Um torneio com mais requisitos, com um maior caderno de encargos, que exigiu uma preparação do clube a uma escala superior, mas um torneio ainda com mais nível, que vai ser bom para a cidade, para o comércio local e para todos os que estão habituados a visitar o clube durante a prova”, diz ainda.