A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, tem vindo a desenvolver, desde o início do ano, o programa “Cuidar Mor”
Trata-se de um “projeto-piloto”, que se foca nas questões da saúde mental, sendo dedicado, sobretudo, a trabalhadores de IPSS, e desenvolvido em parceira com a Freitas Clinic, segundo explica André Banha (na foto), vogal da União de Freguesias.
“Este projeto resulta de uma chamada de atenção, de uma reunião que tivemos com uma psicóloga, a Ana Sofia Fernandes, que nos falou sobre a necessidade que há, a nível pós-pandémico, para as questões da saúde mental”, explica o vogal.
Desde logo a União de Freguesias decidiu estabelecer esta parceria com a clínica. “As IPSS sofreram uma grande abalo com a pandemia, que teve grandes efeitos psicológicos nas pessoas e achamos importante combater isto”, acrescenta André Banha.
Com este programa, todas as pessoas abrangidas pelo cartão “Mor Solidário”, ou que sejam funcionários numa IPSS, na área geográfica da freguesia, podem ter acesso a consultas de saúde mental na Freitas Clinic, a preços mais acessíveis.
“Este protocolo é feito com o apoio da Junta de Freguesia com a baixa do preço da consulta. Para quem está em IPSS existe um valor de desconto de 15%. Depois existe outra vertente, para as pessoas que usufruem do cartão ‘Mor Solitário’, em que também o valor da sua consulta é mais baixo, ou seja, na primeira consulta a Junta de Freguesia comparticipa com dez euros, devido a ser a primeira consulta, que é sempre mais cara, e nas restantes consultas apoia com 7,50 euros”, explica ainda André Banha.