Entrou ontem, terça-feira, 2 de maio, em funcionamento a segunda equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.
A ocasião foi assinalada com uma formatura com as duas EIP, numa cerimónia que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, da comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, do comandante e 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários, Hugo Ventura e Vítor Falcão, o presidente da direção da associação, António Pinetra, o vogal da direção da associação, José Augusto Lopes, e a coordenadora municipal de Proteção Civil, Sandra Matias.
A entrada em funcionamento da segunda EIP resulta de um protocolo tripartido entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, o Município e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Este protocolo prevê que Município e a ANEPC comparticipem em partes iguais os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, bem como os demais encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.
Estas equipas têm como principal objetivo melhorar a eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro à população, face à ocorrência de acidentes e catástrofes, valorizando e reforçando o socorro prestado pelos nossos bombeiros enquanto pilares fundamentais do sistema de proteção e socorro, garantindo uma maior prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro à população e de defesa dos seus bens.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo