Medidas da UE insuficientes para proteger polinizadores, diz relatório

NunoSequeiraVerao2016.jpgOs polinizadores, como as abelhas, vespas ou borboletas, são seres muito importantes para o ambiente e para a qualidade dos alimentos, mas nas últimas décadas tem se assistido a um declínio da sua população devido à agricultura intensiva e à utilização de pesticidas.

De acordo com Nuno Sequeira (na foto), da Quercus, “o relatório emitido pelo Tribunal de Contas Europeu refere que as medidas implementadas pela União Europeia tiveram pouco sucesso na proteção dos polinizadores”.

O TCE avaliou que as medidas da Estratégia de Biodiversidade para 2020 e as políticas como a Política Agrícola Comum, foram ineficazes. Quando à legislação relativa aos pesticidas, esta foi sem dúvida prejudicial, sendo considerada “uma das principais causas da sua perda”.

“A Quercus desenvolve desde 2015 a campanha de sensibilização nacional SOS Polinizadores e que vai contar este ano com diversas ações de formação familiar”, sublinhou o dirigente da associação ambientalista.

A importância dos polinizadores é o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM, com Nuno Sequeira, da Quercus.