Dia Mundial da Saúde: médico deve ser visto como um “treinador”, diz Pintão Antunes

O Dia Mundial da Saúde é celebrado todos os anos a 7 de abril, dia da fundação da Organização Mundial da Saúde, desta vez, sob o tema “Saúde para Todos”.

Garantindo que a saúde, para além de ser “o bem melhor que temos”, está “nas mãos de cada um”, o médico Pintão Antunes garante que os profissionais de saúde são apenas “os treinadores”, mas que, para se tratar, o doente tem entrar “no jogo”.

“Por muito que eu esteja a explicar a um doente o que tem de fazer, se o doente não cumprir, não vale a pena”, garante o médico, assegurando que, no que toca às ações dos próprios doentes, há doenças mais fáceis de controlar do que outras.

O fundamental, garante o médico, “é prevenir” as doenças, cabendo aos médicos “ajudar a conquistar a saúde”. “Quando prevenimos as doenças, estamos a lutar contra os fatores de risco, como a diabetes, o colesterol alta, a tensão alta, a obesidade, é a vida parada, sedentária. Se eu conseguir convencer os meus doentes a lutar contra isso, eu estou a proteger muitas doenças”, acrescenta.

Este Dia Mundial da Saúde, diz ainda Pintão Antunes, serve como “um alerta” para que as pessoas se provam prevenir das mais variadas doenças. “Utilizem o vosso médico como treinador e ouçam-no. Interpretem as nossas consultas como treinos”, remata.

Foi em 1948 que países de todo o mundo se uniram e fundaram a Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de defender e promover a saúde, mantendo o mundo mais seguro, para que todos pudessem obter o mais alto nível de saúde e bem-estar.